Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Anticurto para fonte de 12V


Posts recomendados

Olá, sei que existem vários lugares deste fórum com esse circuito. Estou realizando a montagem de um regulador de tensão, de 24V para 12V/5A. Comprei uma fonte chaveada de 24V/10A, e quero fazer um circuito para as especificações acima. O problema é que, essa fonte tem sistema anticurto, que desliga ela caso aconteça, porém, 24V/10A não é pouca coisa, estamos falando de 240W. Os componentes dos circuitos poderiam sofrer uma sobrecarga e queimar. Para resolver isso, quero fazer um regulador de tensão com um circuito anticurto que ligue um LED e faça com que o regulador "desative" quando passar mais corrente pelo Transistor.

 

Observações sobre o regulador que estou fazendo.

É um regulador série, utilizando um diodo zener de 12V/1W; TIP41; BC337; (TIP41 e BC337 fazem darlignton); Dois diodos para compensar os 1,4v de queda de tensão sobre Base e emissor dos dois transistors.

Agradeço a quem puder ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ocorrer um curto depois do regulador de tensão Ci s (se for original) poderia ele pode  reduzir a corrente* que passar quase que imediatamente(alguns reguladores oferecem isso segundo datasheet)... já seria uma proteção dele. Se o curto for no regulador (antes do teu circuito- no VCC e GND) o regulador levou o farelo e tua fonte que tem proteção não vai ser danificada. Já o pós regulador não se tem garantia de nada... se o regulador fritou por algum motivo ele vai pode levar junto teu circuito.

 

  • Uma solução mais simples é colocar um fusível desses normais para a corrente máxima que dá para circular.
  • você pode colocar também um relé com um zener+transistor para ativar caso passe de uma tensão (se passou da tensão o regulador não está regulando e provável está em curto - colocado depois na saída do regulador), assim quando passar da tensão o circuito é desarmado.
  • você pode colocar um fusível eletrônico < já tentei fazer um desses é meio complicado T_T. 
  • você pode colocar, como outra solução, um segundo regulador só que em modo de regulador de corrente para você controlar essa saída de correte em caso de curto por exemplo ou uso normal.

 

Para não ter muito trabalho o fusível resolveria...

adicionado 3 minutos depois

Aqui na comunidade também tem alguns exemplos de proteção contra curtos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia perguntar porque não comprou uma fonte de 12V, mas logo imaginei que você oderia precisar das duas tensões, no caso 12V e 24V, então:

 

Este regulador muito simples aí não é muito bom, pois não estabiliza a tensão, apenas limita. No caso eu recorreria aos velhos LM317, 350 ou 338. Ou até mesmo a um regulador chaveado. Pois esses já tem a proteção que procura.

 

Uma outra solução não tão simples, mas muito funcional seria alterar a tensão de referência dessa fonte chaveada para ela mesmo limitar a tensão em 12V, assim poderia usar a proteção que ela oferece.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2017 às 20:33, Mestre88 disse:

Eu ia perguntar porque não comprou uma fonte de 12V, mas logo imaginei que você oderia precisar das duas tensões, no caso 12V e 24V, então:

 

Este regulador muito simples aí não é muito bom, pois não estabiliza a tensão, apenas limita. No caso eu recorreria aos velhos LM317, 350 ou 338. Ou até mesmo a um regulador chaveado. Pois esses já tem a proteção que procura.

 

Uma outra solução não tão simples, mas muito funcional seria alterar a tensão de referência dessa fonte chaveada para ela mesmo limitar a tensão em 12V, assim poderia usar a proteção que ela oferece.

 

Exatamente, preciso usar as duas tensões, na verdade é para uma fonte de bancada, onde quero ter uma saida de 12V 5A, e uma de 1,2V ---- 24V 5A. Estou pensando em Usar 2 LM338, faço um variável e o outro deixo fixo para 12V, Se tiverem mais sugestões, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, João Gabriel Frohlich disse:

Exatamente, preciso usar as duas tensões, na verdade é para uma fonte de bancada, onde quero ter uma saida de 12V 5A, e uma de 1,2V ---- 24V 5A. Estou pensando em Usar 2 LM338, faço um variável e o outro deixo fixo para 12V, Se tiverem mais sugestões, agradeço!

Estou na mesma também, esses dias tô construindo uma fonte dessas. 

Como não encontrei LM338 que preste, e os que encontrei pareciam ser falsos, estou colocando um LM317 e dois transistores 2N3055 Xing ling, já fiz o teste e suportam 5A de boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...