Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! 

Estou com umas dúvidas em relação às funcionalidades do kernel. 

Se, por exemplo, o kernel do linux estiver presente em diferentes sistemas operacionais, o conjunto de serviços desses sistemas serão iguais ou podem ser diferente? Supondo que todos esses sistemas usem a mesma versão, os kernels darão o suporte aos mesmo hardwares? 

Se eu copiar todos os sistemas de arquivos do cartão de memória de um roteador para disco SATA e colocar num computador com um processador compatível com o do roteador, junto com as placas de rede, vídeo, etc, o pc iniciaria normalmente e funcionaria como um roteador?

Tentei pesquisar na internet mas não consegui encontrar nada a respeito. Se alguém tiver algum artigo/livro para recomendar sobre esse assunto também ficarei muito grata!

Postado

Eu não sou a melhor pessoa para responder isso, mas creio que depende de como o Kernel foi compilado. A mesma versão de um kernel pode ter suporte a diferentes tipos de equipamentos dependendo dos módulos que foram compilados. Um kernel das distribuições que conhecemos é compilado para processadores x86 (AMD e Intel) enquando que roteadores usam processadores ARM. Para usar o mesmo kernel de uma distribuição em um roteador seria necessário recompilá-lo com suporte para a família de processadores ARM e, também, com os módulos necessários. Claro que estou sendo bastante superficial, gostaria de ver uma resposta mais técnica.

• Membro VIP
Postado

@Caleg  não. 

Um kernel para AMD por exemplo pode não funcionar em um AMD-k10, ou se funcionar em K10, não o fará em Athlon. Ou, ainda, se o kernel for compilado com o "compile only loaded modules" daí que dificilmente funcionará em outro PC.

Mesmo entre pcs iguais, exatamente iguais, pode haver discrepância. Então, salvo kernel "vanilla" que é um kernel stock, todos os demais tem chances de, mesmo que numa arquitetura semelhante, não funcionarem, ou serem limitados.

Exemplo meu. Eu tinha um FX6300, e migrei a um fx8320e. O sensor de temperatura não funcionava no meu kernel, porque eu mantive o "fintek" na hora de compilar, mas esse fintek do 8320e só existiu a partir de uma versão acima do meu kernel. eu compilei na época o 3.10.2 e o fintek do 8320e era a partir do 3.10.2-5 (patch) ou 3.10.3 nativamente

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!