Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal gostaria de uma ajuda por favor. Já procurei formas de resolver mas meu conhecimento não é suficiente.

Envio planilha em anexo, com explicações detalhadas. O objetivo é controlar contas de hóspedes de um hotel e apurar devedores.

A coluna "Q" da planilha é e sempre será a coluna mestre de todo o controle, porém os valores retornados nas células desta coluna dependem de informações de outras colunas distintas.

Primeiramente, o status da coluna "Q" já informa (com base em datas específicas) se a conta do hóspede está em "Aberto" ou "Devedor". Isso consegui fazer.

Mas com a rotina de controle, dependendo do tipo de inserção do operador na coluna "N" o status das células da coluna "Q" se altera para "Ok" ou permanece "Devedor"

Temos então as condições "Cortesia", "Cancelada" e "Pago" fazendo em todos esses 3 casos que o valor desejado retorne um "Ok"...

Envio portanto planilha em anexo...Acho que explica melhor...

Agradeço de antemão toda a ajuda...

Gabriel

Condicional_se_pago.xlsx

Postado

Olá Décio obrigado por responder! Eu acho que o caminho é esse porém ainda não está acontecendo as 3 condições que necessito, desculpe não detalhar mais perfeitamente mas segue: A fórmula que você escreveu retorna “Ok” qualquer que seja o valor digitado na coluna "N", mas não pode, pois esta coluna vai ter uma lista suspensa onde serão apenas permitidos os termos abaixo (veja abaixo por favor o termo e a reação que a fórmula que desejo deverá resultar):

Problema 1:

a)      Paga: Coluna “Q” retorna com “Ok”

B) Cancelada: Coluna “Q” retorna com “Ok”

c)      Cortesia: Coluna “Q” retorna com “Ok”

d)      Reservada: Coluna “Q” não se altera, mantém as condições “Aberto” ou “Devedor”;

e)      Confirmada: Coluna “Q” não se altera, mantém as condições “Aberto” ou “Devedor”;

Problema 2:

A fórmula desejada também deverá retornar um “Ok” ou “Quitado” quando o operador da tabela digitar na coluna “P” um valor de pagamento que seja idêntico ao valor da coluna “K” que é o valor previsto do pacote de hospedagem. Se o valor digitado não for idêntico ao valor da coluna “K” a fórmula não se altera e mantém as condições “Aberto” e “Devedor

Espero ter explicado melhor. Segue nova planilha agora com a coluna "K" contando com lista suspensa...

[]'s

Gabriel

Condicional_se_pago_Gabriel_01.10.2017.xlsx

Postado

Ficou ótima a fórmula! 90% pronta!.

Ela responde perfeitamente agora às condições da coluna "N".

Porém ainda não responde com o "Ok" quando faço a inserção de valores pagos na coluna "P"...

Por exemplo: Quando eu inserir R$ 550,00 pagos referente à conta 5363 (linha 6) então a fórmula também irá retornar com "Ok" (Obs.: Talvez inserindo uma fórmula paralela fazendo com que a condição da coluna "N" mude para "Paga" quando os valores das colunas "K" e "P" forem idênticos?..)

Condicional_se_pago_Gabriel_02.10.2017.xlsx

Postado

Voilà !! Agora ficou perfeita...

Agradeço a ajuda e colaboração!

Gabriel

adicionado 17 minutos depois

Décio! desculpe cara mas a fórmula agora não funciona mais. Quando eu completei a planilha (no total sao mais de 700 linhas) ela nao se mantém. Retorna ok quando eu coloco valores pagos mas nao volta a ficar "Devedor" se eu retiro os valores pagos. Eu vou ver o que está ocorrendo e volto a postar com mais calma, desculpe o transtorno...

Postado

@Gabriel Gimenes

Usa desta forma ve se resolve.

=SE(OU(P2>=K2;N2="Paga";N2="Cortesia";N2="Cancelada");"Ok";SE(M2>=HOJE();"Aberto";"Devedor"))

Se foi útil clica no curtir é uma forma de agradecimento pela ajuda

Se você Visitante Também gostou e foi útil pode clicar no Curtir

Decio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!