Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz a besteira de comprar um gabinete com a fonte na parte de cima por causa do orçamento, só agora que fui ver os malefícios disso, ela chega essa semana.

Vou colocar nela um ryzen 5 1400 e uma 1050TI, mas nem pretendo fazer overclock. A fonte seria uma SHOCKER da pcyes de 500w.

Seria melhor eu deixar a porta do gabinete sempre aberta? O gabinete é um Vinik Gamer Hunter, estou com medo de superaquecer a fonte e ela quebrar em apenas 1 ano. E olha que eu já estou quebrado financeiramente.

Não sei se esse componentes vão fazer do meu gabinete um forno, talvez eu esteja exagerando, moro em SP e nem é tão quente aqui. O que eu faço caso eu não consiga por mais ventoinhas por causa da minha placa-mãe?

Gabinete:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6982/gabinete-vinik-gamer-hunter-window-mid-tower-preto-led-vermelho-sfonte

• Moderador
Postado

@SoulsMan Olá, primeiramente seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

1 hora atrás, SoulsMan disse:

Seria melhor eu deixar a porta do gabinete sempre aberta?

Jamais. Deixando aberto, você quebra o fluxo de ar projetado para o gabinete.

O ideal é você pedir a troca e pagar a diferença. 

Todo consumidor tem direito a arrependimento de compra. Então se eu fosse você, esperaria o gabinete chegar, mas não abrir a caixa. Deixe intacto e entre em contato com a loja explicando seu arrependimento.

Lembre-se, isso é garantido por lei, caso a loja não concorde, seja trocando e pagando a diferença, ou simplesmente devolvendo o seu dinheiro, procure o procom de sua cidade.

• Moderador
Postado

@SoulsMan Ruim não é. Creio que isso talvez possa até ser questão de gosto. Não sei dizer.

Mas, por experiência, a maioria das fontes são projetadas para sugar o ar frio que vem por de baixo do gabinete, fazendo com que ela sempre esteja em uma boa temperatura.

Ao usar em cima, isso não ocorre. Pois ele estaria pegando o ar interno do gabinete inteiro e agindo como um exaustor, o qual não é a função.

Antigamente, os gabinetes eram com a fonte em cima. Estas fontes tinham o fan agindo como exaustor, mas apenas da fonte e não do gabinete inteiro.

Por isso sugeri a troca. 

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@SoulsMan Não. Gabinete torre, foi projetado para ficar em pé.  Se quiser ficar com o gabinete, a fonte vai funcionar normalmente... mas pode ser que ela esquente mais do que o normal. 

Minha recomendação é que, faça a troca do gabinete. Como consumidor você tem esse direito de pedir o dinheiro de volta.

O artigo 49 do Direito do consumidor diz:

Citação

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Em outras palavras, a partir do momento que receber seu gabinete em casa, você tem 7 dias para contatar a loja e exercer o direito de arrependimento. No caso vai receber seu dinheiro de volta. 

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Postado

Vou trocar minha fonte genérica por uma XPG ou Super Flower.

A minha fica na parte superior do gabinete. Mesmo com o computador bem ventilado internamente (4 fans), a fonte pode ter sua vida útil prejudicada?

Meu computador é para uso básico (internet e office).

Postado
Em 14/10/2017 às 02:07, Alexia Alves Buccker disse:

Mas chega a ser tão ruim assim que devo trocar?

Gabinete com fonte na parte de cima não é o fim do mundo. Eles funcionam normal, porém não são projetados para setup exigente, e quando digo exigente, seria algo lá topo de linha ou para quem faz overclock.

A diferença é que a eficiência do fluxo de ar não é tão boa quanto um gabinete com a fonte na parte de baixo.(se bem que existem modelos com fonte na parte de baixo que possuem péssimo fluxo de ar, sem poucos furos na parte frontal do gabinete e outros detalhes que torna o produto um verdadeiro forno)

38 minutos atrás, Rosana_2021 disse:

A minha fica na parte superior do gabinete. Mesmo com o computador bem ventilado internamente (4 fans), a fonte pode ter sua vida útil prejudicada?

Meu computador é para uso básico (internet e office).

Fontes de alimentação são feitas para aguentar este tipo de tranco, então não tem com o que se preocupar. Pode haver algum impacto sim, mas é bem menos prejudicial do que usar um estabilizador.

• Obrigado 1
Postado

@Lost Byte ,

Eu não fazia ideia do quanto os estabilizadores são prejudiciais.

Meu computador estava desligando, às vezes em sequência. Ou então, do nada.

Pensei que fosse a temperatura do processador. Troquei a pasta térmica. Instalei 2 fans adicionais.

A temperatura melhorou muito pouco com as mudanças. E continuava desligando.

Então o deixei sem a tampa, com ventilador em velocidade máxima. Não resolveu.

Postei meu problema aqui e em pouco tempo alguém falou sobre o estabilizador. Tirei no mesmo dia.

Faz uma semana que meu computador não desliga. E a temperatura diminuiu por volta de 5ºC.

Estabilizador nunca mais!

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!