Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC trava e não reinicia, só desligando.


Posts recomendados

Bem, o pc que montei começou a apresentar um problema chato as vezes ele trava (se tiver algum som no momento ele trava e fica um barulho insuportável) mas ele não desliga sozinho tão pouco reinicia, se eu uso o botão de reset não acontece nada, ele só desliga se eu pressionar o botão de power por alguns segundos ou desligando na tomada. A unica coisa que eu não troquei nessa configuração foi o HD que veio junto com o pc antigo, a marca dele eu não reparei quando montei as peças mas ele deve ter uns 7-8 anos de uso. Esse erro pelo que pude perceber, pode acontecer uma vez por dia ou as vezes dia sim dia não. Esse HD poderia ser a fonte do meu problema? Levando em consideração que todas as outras peças são novas (eu não troquei o gabinete mas ele não esquenta, inclusive sempre que vejo ele está frio).

 

 

Mobo: ASRock p/ Intel LGA 1151 mATX H110M-HDS R3.0 DDR4

Processador: Intel Pentium G4560 Kaby Lake

Fonte: Corsair 430W 80 Plus Bronze CX430

Ram: Kingston HyperX FURY 4GB 2133Mhz DDR4

Sistema operacional: Windows 10 (atualizado)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darci Faria Jr Se o PC é novo ou com pouco tempo de uso, acho que dá para confiar mais no seu HD antigo que nas peças que comprou, eu não acho que o problema esteja no HD, pois não está conseguindo nem usar o botão reset do gabinete, e nisso o HD não consegue interagir. As peças novas estão na garantia? Caso sim, leve-as para testes, caso tenha terminado a garantia sugiro testar fonte e placa-mãe, mas se a fonte não resolver teste os pentes de memória antes da placa-mãe. Quanto as teste de memória, faça um pente por vez e em outros slots também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vagner Benincasa disse:

@Darci Faria Jr Se o PC é novo ou com pouco tempo de uso, acho que dá para confiar mais no seu HD antigo que nas peças que comprou, eu não acho que o problema esteja no HD, pois não está conseguindo nem usar o botão reset do gabinete, e nisso o HD não consegue interagir. As peças novas estão na garantia? Caso sim, leve-as para testes

 

@Vagner Benincasa Bem eu comprei peça por peça no mercado livre, de vendedores "confiáveis" mas mesmo assim creio que fique complicado resolver garantia, já que não sei de onde vem o problema.

 

2 horas atrás, Vagner Benincasa disse:

caso tenha terminado a garantia sugiro testar fonte e placa-mãe, mas se a fonte não resolver teste os pentes de memória antes da placa-mãe. Quanto as teste de memória, faça um pente por vez e em outros slots também.

 

Comprei apenas um pente de memoria ddr4, não tenho como testar com outra (a unica que tenho é uma ddr3 do pc antigo).

 

O problema todo com esse erro que está me atormentando, é que mesmo fazendo testes o erro pode não aparecer durante o mesmo, pode acontecer de ficar 1 semana em testes e não ocorrer o erro, assim como posso usar ele por um dia e ele me retornar o erro novamente. Agora pouco mesmo aconteceu de estar usando o Nox e ele travar, eu reiniciar o pc abrir o Nox novamente e mal havia aberto o YuGiOh Duel links e ele travou de novo.

 

Se ajuda vou estar deixando um Data do Hwmonitor e algumas print's logo abaixo. Não sei se vale a pena ressaltar, mas eu estou usando um leitor de dvd que apresenta alguns problemas (mas mesmo assim ainda funciona + ou -), talvez ele possa estar causando algum conflito de energia ou com o SATA, menciono isso pois tinha um usb 2.0 (no pc antigo) que estava com problemas, e quando ligado ele causava alguns problemas, como por exemplo parar o funcionamento do sata para dispositivos usb em outras entradas ou até mesmo os Ps/2.

HWMonitorPRO.txt

2.png

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darci Faria Jr Mencionei sobre a garantia imaginando também a hipótese de que teria comprado todas as peças em um só lugar, mas não tem problema, complica um pouco mais porque tem que identificar a peça que apresenta defeito o quanto antes inclusive para não perder o prazo de garantia.

Mesmo o erro demorando as vezes até 1 semana para se repetir, infelizmente terá que conseguir peças emprestadas com alguém para fazer os testes, não tem outro jeito, afinal você não vai sair comprando peças novas aleatoriamente sem identificar qual está com defeito. Em último caso terá que levar sua máquina em alguma assistência técnica, pois lá eles tem peças usadas para testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Vagner Benincasa Retirei o leitor de dvd que tinha e troquei a memoria de lugar, ficou mais ou menos uma semana sem o error acontecer e hoje ele voltou a aparecer novamente, mas dessa vez o botão reset funcionava e consegui reiniciar por ele.

 

Uma coisa que esqueci de mencionar, é que o outro computador também sofria com problemas de reinicializações e travamentos, fora os vários erros de tela azul e isso era constante. E dele aproveitei apenas o HD e o leitor (que também não estava funcionando corretamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darci Faria Jr Eita rsrs, só agora você informa que a máquina antiga também tinha problemas de travamentos e tela azul, agora não boto tanta fé nesse seu HD, mas pode ser que não seja ele também. 

O leitor de DVD não iria influenciar nos erros, mas se testou seu único pente de memória em outro slot da placa-mãe e após uma semana os travamento se repetiu, então continue testando outras peças conforme sugeri em postagens anteriores, é o único jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Vagner Benincasa É depois de todo esse tempo ele travou novamente, e agora eu tenho 90% de certeza que o erro é no HD, pois ontem eu havia instalado e atualizado no Steam o YUGIOH Duel Links, e hoje apos o erro o jogo estava sem a atualização e tive que baixar ela toda novamente. Creio eu que se fosse fonte, mobo, processador ou qualquer outra coisa, os arquivos do HD não seriam apagados.

 

(A unica coisa diferente que aconteceu nele recentemente foi o windows 10 atualizar sozinho, mesmo depois de ter a atualização automática desativada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 18/11/2017 às 17:21, Vagner Benincasa disse:

@Darci Faria Jr Consiga um HD emprestado para confirmar, pode ser qualquer um.

Bem o hd não consegui emprestado, mas a placa de vídeo que havia comprado chegou poucos dias atrás e desde que instalei ela não tive mais esse problema, ainda é meio cedo para confirmar algo mas será que não poderia ser problema do windows 10? Como usava o chip gráfico integrado acabava consumindo memoria ram para o processamento gráfico em algumas situações, memoria que talvez o windows precisasse para algo com isso gerando o travamento. 

 

(Ou talvez on board tenha vindo com defeito? :confused:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darci Faria Jr Pela origem do problema apresentado ( "não desliga sozinho tão pouco reinicia, se eu uso o botão de reset não acontece nada") é para ser problema de hardware não no Windows.

 

1º. Espero que tenha comprado a placa de vídeo off porque já queria uma mesmo, e não no intuito de resolver o problema, pois eu já havia o orientado para não comprar nada enquanto não soubesse qual a origem do problema rsrs.

 

2º. Desde sua primeira postagem de 14/10/2017, todas as orientações de teste que passei você não postou o resultado, sempre retorna com outro teste que não pedi, aí desse jeito só vamos localizar a peça que possivelmente esteja com defeito só em 2019 rsrs, pois fica confuso abrindo um leque de possibilidades, com os testes na ordem "lógica" é possível eliminar alguns itens e por fim resolver seu problema.

 

3º. Pela lógica adicionando a placa de vídeo off que comprou mesmo ainda não ter ocorrido novamente o erro, não é para solucionar, pois todas as outras peças ainda estão sendo utilizadas na máquina. 

 

4º. Sua pergunta sobre o vídeo on-board da placa-mãe... pode ser que seja nele sim, mas os testes não foram feitos nas demais peças para termos certeza, já que até agora não apresentou o travamento, continue utilizando a placa off para ver.

 

5°. Caso o erro continue testar os itens: Fonte, pente de memória (se tem só um tem que testar com outro) e HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Vagner Benincasa disse:

@Darci Faria Jr Pela origem do problema apresentado ( "não desliga sozinho tão pouco reinicia, se eu uso o botão de reset não acontece nada") é para ser problema de hardware não no Windows.

 

1º. Espero que tenha comprado a placa de vídeo off porque já queria uma mesmo, e não no intuito de resolver o problema, pois eu já havia o orientado para não comprar nada enquanto não soubesse qual a origem do problema rsrs.

 

 Comprei por que já estava querendo a muito tempo mesmo XD

 

Quanto aos outros testes, fica difícil fazer-los pois as peças eu não possuo e o  aqui perto um técnico me pediu uma semana, e esse prazo aperta para mim pois trabalho com o pc e só tenho ele :(.

 

Esqueci de mencionar na ultima mensagem que os erros estavam acontecendo constantemente de uns dias para cá, coisa de dar o erro e ele acontecer novamente ao religar mas depois dava uma pausa bem grande ou nem apareciam de novo no mesmo dia, mas eram quase que diariamente. E só foi por isso que atualizei o tópico, pois achei estranho o erro parar assim justamente quando coloquei a placa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darci Faria Jr

 

Pode ser o HD sim pelo que vejo na imagem do HD Tune

 

Tenta arrumar outro HD para testar por um tempo e transfere por imagem o conteúdo desse.

 

Faça cópia de suas coisas importantes pois esse HD pode deixar de funcionar mas também pode continuar funcionando sempre com esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!