Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo atualizar BIOS


tiagovince

Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe B85M da Gigabyte, o BIOS é da American Megatrends Inc. Existem alguns arquivos disponíveis no site para baixar (aptio v, aptio 4, amibios 8) e dentro dessas pastas ainda tem outros arquivos diferentes (afuduos, afuwin, etc), e eu não sei qual devo utilizar. Alguém pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-B85M-D3PH-rev-11#support-dl

Nessa página aparecem 3 versões da BIOS, escolha a F5 que é a mais atual.Crie uma pasta na área de trabalho e descompacte, aí aparecem os 3 arquivos.

Pelo que sei basta criar um pendrive bootavel, um dos mais populares é o HP USB Disk Storage Format Tool 

Depois é só copiar os arquivos e dar boot pela USB.

Cuidado porque qualquer variação na energia poderá fazer perder a BIOS e aí precisará de outra ou mandar a um técnico.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Baixei o arquivo F5, da América e extrai. E precisa realmente criar um pendrive bootavel? Se eu executar o arquivo sem o pendrive acontece o que? Desculpa a ignorância :D

adicionado 7 minutos depois

@PedraX Queria perguntar outra coisa. Você sabe dizer se pode ter alguma coisa na placa-mãe que pode estar influenciando no desempenho de periféricos, que não respondem direito, etc? Tipo algum arquivo pra baixar naquele mesmo site na categoria de Drivers e Utilidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte: esse programa de atualização da BIOS foi feito para rodar em DOS(disk operating system-é um sistema em padrão baixo nível de instruções). Então é provavel que dê um erro de sistema operacional ou simplesmente não rode.

Sim, as atualizações de BIOS sevem justamente para colocar os perifericos mais recentes em dia.

Normalmente isso ocorre a nível de driver para o sistema operacional, mas ás vezes ocorrem mudanças tão profundas que tem que atualizar: por exemplo tem algumas MB que são projetadas para rodar uma familia de CPU, aí ocorre uma evolução e eventualmente a pinagem ainda é compatível, mas precisa atualizar para receber a próxima familia.

Isso ocorreu por exemplo com minha MB, ela foi projetada para a segunda geração de processador intel, com a atualização na BIOS passou a poder reconhecer a terceira geração.

OBS: na atualização da BIOS deve dar uma mensagem para gravar uma cópia da BIOS antiga. Faça essa cópia no caso de dar alguma coisa errada poderá voltar.

Atenção: essa é uma operação perigosa, tenha certeza que não vai haver variação da energia eletrica no momento dessa atualização.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Muito obrigado pelas informações, me ajudou muito. Vou tomar cuidado pra fazer tudo direitinho. Quando eu conseguir eu volto aqui pra dizer o que houve. :thumbsup:

adicionado 30 minutos depois

@PedraX Ainda tenho dúvidas. Fiquei um pouco confuso sobre o pendrive bootavel. O que eu vou copiar para o pendrive, o windows 10, o BIOS ou os dois? No caso eu precisaria de um pendrive de quanto de armazenamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Petitito. 4,91 mb nem arranha um pendrive,. acho que nem fazem mais de pouca capacidade.

Um pequeno de 1GB já daria conta. Mas pode ser de 4, 8 ou qualquer um q você tenha na mão.

Não precisa de nada no pendrive, como disse é só criar o pendrive bootavel. Feito isso é só copiar os 3 arquivos que vem na pasta descompactada, na raiz do pendrive.Nada de windows cara, voce vai rodar só o dos que tá já instalado no pendrive.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!