Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, eu tenho uns componentes em casa e queria projetar uma fonte de bancada simétrica ajustável,  eu tenho um transformador  127/220V para 24V 5A, entre tanto gostaria de saber, se logo após a filtragem pelos capacitores poderia colocar um LM338 para parte ajustável de 0 a 25v, colocar também tres  LM317, um para 3.3V outro para 5V e um para 12V. Ai vem a questão compensa fazer isso ? veja o esquema +-Fonte.thumb.png.0325d60be89892c41e7f79cc9883ea0c.png

Postado

Procura na net modelos http://www.instructables.com/howto/power+suplie/

Mas pela minha experiência de destruição de eletrônicos e desgraça:atirador:, coloque proteções ai de curto o que puder mais ^^ , tanto no transformador como na saída dos teus reguladores. Faltou ai um regulador de corrente também...

• Membro VIP
Postado

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

• Curtir 2
Postado

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Bommu Perneta disse:

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

Isso que eu ia lhe dizer...  Com CI pirata não se brinca.. Dai foge a qq regra. Quando falei que os CI's reguladores tem proteção falei dos CI's quentes, verdadeiros e nunca de seus dublês...

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, faller disse:

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

Eu estava pensando usar um transformador 24V+24V e separar o circuito seria melhor ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!