Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montei um transformador, o que deu errado?


Deive.Lima

Posts recomendados

Beleza pessoal, estou precisando que alguém tire umas duvidas minha.

Eu tenho aqui em casa as peças para montar um transformado, na verdade já fiz ate os cálculos e montei. Mas não sai como eu esperava.

Eu quero montar um transformador com o secundário de 12V por 3A, o trafo que calculei deu os 12,8V, só que quando coloco uma resistência de Chuveiro com a garrinha de jacaré ajustada para 4r3 (Aprendi isso para testar transformador aqui no fórum com o Faller) a tensão cai para 10.5V, ou seja, 21% de queda que é muito.

O núcleo central do transformador mede 22mm x 46,5mm e usei fio 25 AWG no primário e esse mesmo fio 25 AWG só que em quatro no secundário.

Outra duvida.

Por que quando coloco na ponte retificadora(GBU4D), com um capacitor de 3300uf x 45V, a tensão fica em 17V, quando ajusta na resistência de chuveiro para 3A, a tensão cai para 10V, ou seja, 70% de queda. Essa diferença é muito superior os 21% sem a fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

O capacitor vai carregar geralmente a mais do que realmente está saindo do transformador, por isso quando voce liga algo no transformador, ela cai, pois o capacitor não tem como manter a tensão maior.

Ao retificar a saída do transformador, é normal ter uma queda de 10% da tensão.

Quanto a tensão cair 20%, acredito que voce deva ter usado mais potencia do que ele aguenta, e por isso a tensão caiu tanto.

Tenta montar algo que seja da potencia esperada, como por exemplo, algumas lampadas de carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!