Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O diodo da  linha de 5v da placa logica do meu HD samsung esta aberto, antes de trocar a placa logica queria tentar achar um diodo e substitui-lo mas não acho o equivalente o diodo e ON Pa 20 6v8a, como porceder , algume sabe me indicar o equivalente. Obrigado

PS ja achei o diodo  e o 

1.5SMC6.8AT3

Descript1500 Watt Peak Power Zener Transient Voltage Suppressors

MakerONSEMI

mas não equivalente apra substitui-lo pois este esta obsoleto

Postado
13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

nem encontra á venda esses componentes ( talvez só na China ou Taiwan ).

Diodo TVS ou diodo supressor é quase tão antigo quanto o transistor, não está fora de moda e não é tão difícil assim de se encontrar. Sua principal característica é oferecer segurança contra surtos de tensão, quase que um snuber. A curva de resposta se assemelha a um zener, mas não é a mesma coisa. Procure pelo diodo TVS de 6,8V ou 6v8 e não faça economia porca.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, RSILVEIRA disse:

O diodo da  linha de 5v da placa logica do meu HD samsung esta aberto, antes de trocar a placa logica queria tentar achar um diodo e substitui-lo mas não acho o equivalente o diodo e ON Pa 20 6v8a, como porceder , algume sabe me indicar o equivalente. Obrigado

PS ja achei o diodo  e o 

1.5SMC6.8AT3

Descript1500 Watt Peak Power Zener Transient Voltage Suppressors

MakerONSEMI

mas não equivalente apra substitui-lo pois este esta obsoleto

Você tem certeza que ele esta aberto? O diodo em questão é um transorb unidirecional de 6V8, é o que já sabemos.

image.png.71ec3ba0f9e46b17afaed46439ff8042.png

O segundo passo depois de conhecer o componente é saber como é internamente, em seguida é necessário ter consciência da ferramenta que esta usando para medir, ou seja, como ela mede o componente. Com isso o resultado será mais preciso.

Veja bem, se o circuito equivalente do diodo transorb é um retificador em série com um zener, temos duas questões importantes para observar:

1) A tensão de teste do multímetro (nas ponteiras) costuma ser inferior a tensão de um zener (tal que medirá um circuito aberto).

2) Temos um diodo que bloqueia a passagem no outro sentido.

Em ambos os lados você nunca terá um resultado, deste modo, sempre verá no visor do multímetro "0L" ou " 1   ". Minha suposição se trada de um medidor digital. Se analógico, existe chances de conseguir medi-lo afinal a tensão de teste nas ponteiras fica em torno de 9-12V, enquanto para o digital entre 2,5-3V.

Palpite: Suponho que o diodo não esteja com defeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...