Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde à todos,

Em minha residência possuo 60MB de download e 6MB de upload com a operadora NET, assim, utilizo o cable modem Sagemcom F@st 3284u. Como quis melhorar a velocidade e o alcance do Wi-Fi, comprei um rotedor D'Link DIR-809 padrão AC. Como é o recomendado, coloquei o cable modem da NET no modo bridge e configurei o roteador como normalmente. Após isso, tudo perfeito tanto nos notebooks quanto nos celulares. Realizo testes pelo speedtest.net e consigo até 63MB de download e 6.50MB de upload pelo Wi-Fi. A navegação é excelente, carrego vídeos no YouTube instantaneamente, Instagram, torrents, entre outros.

Porém percebo que, em alguns aplicativos, as coisas carregam de forma lenta. Essa lentidão é perceptível em todos os celulares da residência em apps específicos, como no WhatsApp (enviar e receber mídia, carregar o status), na Google Play Store (todos app que eu decido atualizar ou baixar, levam pelo menos uns 40 segundos para aí sim iniciar o download).

Uma tentativa de solucionar o problema e que, de fato, solucionou, é seguir à risca o manual de instalação rápida do equipamento: não colocar o cable modem em bridge e conectar o roteador na porta no cable modem e configurar o DIR-809 normalmente.

Porém, eu gostaria de deixar o modem em bridge e, assim, ter o roteador tomando conta de tudo. O que poderia estar causando essa lentidão em situações tão específicas da navegação (mídias do WhatsApp e arquivos da Google Play Store)?

Agradeço desde já a atenção e a colaboração.

Postado

- Faça um pequeno teste: No CMD do MS-DOS, efetue um teste de Ping para um Site, por ex:

ping -n 20 www.uol.com.br

- Assim é possível verificar se sua Conexão responde em IPv4 ou IPv6

Postado

Pois é... Aliás esse roteador diz em todos os lados da caixa que é preparado para IPV6. Dei uma olhada nos menus do roteador e do cable modem na tentativa de encontrar algo e me deparei com isso:

1.thumb.png.d032b160948d81fe6cddab4eb14f2057.png

2.thumb.png.5da0f58acb1238ae54622260d1f26ca9.png

Agora isso no cable modem:

3.thumb.png.f15a98fcaeaca7b83eb11f1fa992b8db.png

Observei nas configurações do celular que uso e acho que ele também está conectividade IPV6:

Screenshot_20171120-145640.thumb.png.7178556271bb59410a5a2ff87aaa550b.png

Então uma possível solução é desativar o IPV6 pelo roteador, certo? Como faria isso?

Postado

Sim @ciro-mota, sei que não está, afinal, o problema está justamente em deixá-lo em bridge em conjunto com o DIR-809 como mencionei no início do tópico. Como o @Naldo Volpe mencionou, o problema provavelmente é a utilização de IPV4 e IPV6 de forma simultânea, sendo assim, gostaria de saber se há alguma forma de desabilitar o IPV6 no modem e/ou roteador (já tentei localizar por conta própria, sem sucesso).

• Membro VIP
Postado

Você tem necessidade de usar o modem do Virtua como roteador? Se não, tente configurar como bridge conforme o vídeo e faça novos testes. Se o problema persistir, partimos para outra alternativa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!