Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CI Controlador de tensão ajustável


Maamaagico

Posts recomendados

Em 28/11/2017 às 14:25, Sérgio Lembo disse:

Pois então pense numa fonte entre 30 e 50W, dá para fazer inúmeras coisas. São poucos os projetos de muita potência, a não ser que pretenda iniciar com amplificadores de áudio com 100W reais de saída, o que é ensurdecedor. Se casado a mulher te expulsa, se solteiro leva uma surra da mãe.

 

Eu fiz uma fonte de bancada de 150W, logo vou fazer um amplificador desses pra testar. E como sempre faço, coloco uma música que a minha mãe gosta, assim ela não arranja confusão! :lol:

 

14 horas atrás, Maamaagico disse:

achei que por a tensão de saída ser maior, consequentemente o fio do secundário seria mais fino

No caso quando se pretende manter a potência tem toda razão, é aquela velha história onde aparelhos mais potentes se usam tensões maiores para economizar na bitola dos fios.

 


Aqui está o esquema correto:

imagem4.png.871ee4ffe845907fdbb0c4e31d11a143.png

O resistor a ser alterado é o R9, claro que na fonte tem outro número e valor. Deve diminuir o valor, na minha fonte eu coloquei um potenciômetro no lugar, aí só foi girar até o multímetro marcar 14V.

De quebra vai uns esquemas de fontes que tenho aqui com esse CI, veja se algum te serve:

Spoiler

atx.gif.9e693ba13fb788496c6e81f628b2be7e.gif

jnc_200-atx.gif.707f76dd025c9bd10a5da26eb7b43531.gif

KME_PM-230W.gif.5096b7ffcd55f33e51418e8b8bd16239.gif

atx_power_supply.jpg.e77efd8e98da2a80c9e917f18a9afb2b.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No resistor que Vai para o terra da fonte, se tiver dois em paralelo como acontece em algumas fontes retire os dois e coloque o potenciômetro no lugar de um deles. 

O potenciômetro deve ter o dobro de resistencia do que a medida do valor total resistor que está lá. 

adicionado 1 minuto depois

Ao ligar a fonte certifique-se de que o potenciômetro esteja na metade, se tiver no final a fonte não vai ligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

fiz o que você falou, substitui o resistor de 21k, por um potenciômetro de 50k, como a fonte não é das melhores, fui aumentando a tensão, e pum o capacitor do 12V estourou, tirei ele, botei outro, liguei aumentei a tensão de novo, pum o capacitor dos 6V estourou, tirei e como só ia usar o 12V, não coloquei capacitor nele, fui ligar a fonte de novo e o 12V estava medindo tensão de -0.06 a 0.02 no multímetro, testei no fio dos 6V , e estava normal, entre 3.3 e 12.2, só que o do 12V que eu queria mesmo, morreu nada de sair tensão da li, o que faço?

 

PS: os capacitores estouraram porque eles eram de tensões bem próximas aos da tensão padrão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maamaagico disse:

botei os capacitores, mas mesmo assim continua o fio do 12V marcando entre -0.06 a 0.02, o que eu faço?

Já deve ter queimado outra coisa. Teste as pontes retificadoras, veja se tem tensão da fonte STB no integrado.

Tem 5V no fio roxo?

 

E torça pra não ter queimado a parte chaveadora na fonte, aquilo é dor de cabeça pura pra arrumar;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, o roxo tem 5V, a ponte retificadora grandona, que acho que vai para o 12V, estava totalmente fechado(dando contato em todas as pontas), já esse STB, não faço ideia do que seja, e mesmo assim não mudou, e os encaixes  da ponte retificadora ficam dando contato entre os as ilhas(sem a ponte lá).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Maamaagico disse:

a ponte retificadora grandona, que acho que vai para o 12V, estava totalmente fechado(dando contato em todas as pontas)

Tirou da placa pra testar? Senão não adianta.

Esta dando contato de todos os lados que se mede?

É com o multímetro na escala do diodo que mede.

35 minutos atrás, Maamaagico disse:

já esse STB não faço ideia do que seja

É Stand By, a fontezinha menor que alimenta o circuito integrado. Mas se tem 5V no roxo, deve ter 15V no integrado, já que vem tudo do mesmo lugar.

37 minutos atrás, Maamaagico disse:

e os encaixes  da ponte retificadora ficam dando contato entre os as ilhas(sem a ponte lá).

Sim, o transformador quando está desligado é praticamente um "curto". Não deve ter mais do que 2 metros de fio enrolado nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Maamaagico disse:

no pino 14, tem 5V, já no pino 12 ele possui 16V quando a fonte esta desligada(fio verde desconectado do pino preto) e quando ligada 22V mais ou menos

Tá certo. 

2 horas atrás, Maamaagico disse:

e medi duas das pontes retificadoras, a grandona e a do meio, na grandona saia 12V, e na do meio 30V, mesmo eu mexendo no potenciômetro, essa tensão permanecia, sem alteração.

Não entendi. 

Como assim 30V, não era pra sair 12 ou 14? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!