Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero puxar o cabo de rede que sai do roteador para uma tomada RJ45 num quarto e também para outra tomada RJ45 na sala. Como o espaço para passar 2 cabos de rede mais o cabo da net pelo conduite é muito apertado, penso em passar 1 único cabo de rede do roteador até um divisor do sinal de rede que ficaria embutido dentro de uma caixa de passagem no quarto. Desse divisor em Y , uma saída eu puxo cabo pelo conduite até a tomada RJ45 do quarto e da outra saida eu puxo cabo pelo conduite até a tomada RJ45 da sala. O divisor que pensei em usar é esse do link abaixo. Estou ciente que só poderei usar uma tomada de cada vez. Essa estratégia está correta, e da resultado satisfatório? Se eu esquecer e usar as 2 tomadas ao mesmo tempo posso causar algum dano nos aparelhos?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911814412-emenda-dupla-rj45-fmea-cabo-rede-utp-adaptador-_JM

• Membro VIP
Postado

@clapinto1968 não dá pra fazer o que você quer, como o roteador vai saber se a informação veio do computador no quarto ou do que está na sala? (e como ele vai mandar a informação para o computador da sala sem mandar para o do quarto?

Além disso, o cabo de rede junto do cabo de eletricidade eu suspeito que pode dar interferências.

Não tem como usar rede sem fio aí?

Ou você colocar um hub, switch ou outro roteador no meio do caminho?

Postado
8 minutos atrás, Evandro disse:

@clapinto1968 não dá pra fazer o que você quer, como o roteador vai saber se a informação veio do computador no quarto ou do que está na sala? (e como ele vai mandar a informação para o computador da sala sem mandar para o do quarto?

Além disso, o cabo de rede junto do cabo de eletricidade eu suspeito que pode dar interferências.

Não tem como usar rede sem fio aí?

Ou você colocar um hub, switch ou outro roteador no meio do caminho?

Evandro, muito obrigado pelo retorno.

Na verdade, por esse conduite só passa cabo de rede lógica: o cabo de rede e o cabo da Net. A rede elétrica está em outro conduite.

Pelo que li esse divisor em Y liga ao roteador a informação que chega num dos 2 conectores. Por isso não podem ser usados juntos. Pela informação que tive, ele funciona se usar uma conexão de cada vez. Ou seja, se usar a tomada RJ45 da sala, não posso usar a do quarto ao mesmo tempo. Agora, se eu esquecer e usar as 2 tomadas ao mesmo tempo, eu sei que vai dar erro, mas não sei se é apenas erro de uso ou se posso queimar algum aparelho, como o roteador, por exemplo.

• Curtir 1
Postado

Nunca testei, mas deve funcionar, sim. O sinal que chegar na tomada "vazia" não terá nenhum equipamento para responder, e portanto não causará interferência no fluxo de dados que transita de e para a outra tomada.

Quanto à outra pergunta, de possibilidade de dano nos equipamentos, é pouco provável. Em geral o projeto de interfaces deste nível, como a RJ45, prevê na sua especificação que seja resistente a qualquer combinação de ligações que a "imaginação" do usuário venha a conceber. Obviamente não incluir casos como ligar um pino da RJ45 numa tomada de 110volts.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!