Ir ao conteúdo

Athlon 64 Com Memória Ddr2

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Estava pensando... O futuro são memórias DDR2 (que, ao contrário do citado em alguns artigos do próprio CDH, não transferem 4 dados por pulso, e sim 2) pois as DDR já alcançaram o seu limite.

Já existem chipsets para pentium4 que trabalham com essas memórias. Mas e o athlon64?

O problema é que nesse caso não basta uma nova placa-mãe (ou basta?). É necessário que novos modelos do processador, feitos para trabalham com DDR2, certo?

E, mesmo que lancem novos modelos que trabalhem com DDR2, esses chips precisarão de novas placas, pois os soquetes são diferentes, certo?

Então, para não confundir com as placas e chips atuais, será lançado um novo modelo de soquete?

Por favor, quem sabe algo sobre esse futuro, favor responder...

Abraços!

Postado

Esse é o problema de aquirir um Athlon 64 agora.

Quando for lançado chipsets compatíveis com DDR2, além de trocar a placa mãe, será necessário trocar também o processador.

Parece que primeiramente a AMD vai utilizar o socket 939 para a memória DDR2, mas com o lançamento dos processadores Dual-Core, ela irá utilizar também o socket 900.

Percebe-se que o futuro é incerto.

• Membro VIP
Postado

Bom, acho que neste caso vocês precisam considerar vantagens e desvantagens da DDR2. Opa, mas a DDR2 transfere 4 bits por clock sim, está correto. Dá uma olhada como funciona o esquema, mas a memória roda a 100MHz, mas efetivamente rende como uma memória SDRAM rodando a 400MHz (lógico que o aproveitamente não é 100%, por isso que estimam que apenas com as DDR2 667MHz é que irá começar a valer a pena)

Vantagem será a largura de banda maior, porém ao custo de latência mais alta. Ainda não vi nenhum teste comparando corretamente o desempenho entre as duas. Em alguns programas a largura de banda é mais importante, porém em outros (diria na maioria), é mais importante a latência.

Outro fator é o preço das DDR2, que ainda é bem alto.

Considere o seguinte. Que adianta você pegar um P4 que usa memória DDR2 533MHz, mas usa FSB 800MHz, ruim de overclock e até aonde sei que não irá suportar os processadores com FSB 1066MHz, estes sim aproveitariam melhor as memórias DDR2 (mas ainda longe de valer a pena, pois teria que rodar com FSB 1333MHz e DDR2 666MHz). Para isso ainda irá sair outro chipset (troca de placa-mãe) e de processador.

Oficialmente a DDR chegou ao fim da linha, mas memória DDR500 já são bem comuns e não vejo porque alguém deva achar que DDR2 já é algo importante. A Intel apostou na DDR2 e PCI-Ex como um diferencial, afinal ela tem que ter algum atrativo sobre a concorrente.

A AMD não apostou ainda na DDR2 por causa do custo desta e que atualmente não existe vantagem em usar ela.

Existe realmente esse problema, afinal a DDR 1 exige 184 pinos e a DDR2 240 pinos, que irão para o soquete.

Existe uma outra possibilidade, que é o chipset ter uma controladora de memória nele, com suporte a DDR2, pois não é porque o Athlon 64 tem controladora de memória que é necessário usar ela. A AMD deixou a possibilidade de se fazer um "by pass" e usar uma outra controladora. Mas as vantagens da controladora on-die são tantas que não vale a pena esse tipo de solução.

Sei lá, mas é a tal história de que se você pensar no futuro você não compra nada. A questão é se você está precisando comprar a máquina agora ou não. Se não está, sossegue. Se está, escolha o melhor hoje e compre.

Antigamente eu considerava muito mais importante essas possibilidades de fácil upgrade futuro, mas hoje em dia será muito difícil você conseguir ficar aproveitando tudo. A tendência é você precisar trocar placa-mãe e processador ao mesmo tempo. Ou por questão de incompatibilidade/inadequação ou então por subabproveitamento do conjunto.

Não serão lançados A64 dual core para soquete 754 (precisa de mais pinos), mas irá funcionar no soquete 939. A questão é se as placas serão capazes de conseguir fornecer tanta energia para os modelos mais poderosos.

A DDR2 irá exigir mais um conjunto de pinos no soquete. Não deve funcionar nem no soquete 939, mesmo porque a controladora de memória do A64 tem apenas suporte preliminar as DDR2, mas até aonde sei não inclui os pinos extras que esta demanda (dois canais DDR2 exigem 480 pinos, por si só)

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@06 set 2004, 23:43

Sei lá, mas é a tal história de que se você pensar no futuro você não compra nada. A questão é se você está precisando comprar a máquina agora ou não. Se não está, sossegue. Se está, escolha o melhor hoje e compre.

ja se foi o tempo de pensar nisso e depois eu duvido muito que um A64 de 754 ou um 939 fique defazado a ponto de ser chamado de obsoleto por não usar ddr2,

o diferencial entre o HT do A64 e os demais chipsets é uma boa vantagem que o A64 possui e olha que a gente não usa toda a largura de banda que os 939 possuem.

hoje em dia é difícil um computador que seja melhor que um newcastle 939 com o multi 10 e otimas memorias para suprir os 240 de "fsb".

• Membro VIP
Postado

É óbvio que não existe "problema de adquirir um a64 agora". Eu sempre defendi que você tem que comprar coisas pensando no agora... Se você pensar "vou esperar mais uns meses para pegar a tecnologia X ou Y", nunca vai comprar nada.

Minha pergunta foi meio teórica mesmo.

Mas pelo que eu entendi, a questão da DDR2 trabalhar com quatro transferências por ciclo e 100MHz não é externa, e sim na estrutura interna do chip. Do chip para fora ela trabalha em 200MHz (ou mais) e 2 transferências por ciclo. Senão ela se chamaria memória QDR e não DDR2...

Mas não era duplicado internamente a largura do bus ao invés do data rate? Tipo, o chip ter n bits, mas sua matriz interna ser de 2n bits? Eu me lembro de ter lido algo assim.

A vantagem é que a matriz da memória trabalha com a metade de frequência de uma DDR, o que faz com que ela consuma menos energia e esquente menos.

O problema das latências altas é que eu não sabia...

A minha dúvida mesmo é se o núcleo do A64 já estaria preparado para essa memória.

• Membro VIP
Postado

Coelho, o esquema de funcionamento da DDR2 é mais ou menos isso que você descreveu. Mas o que vale é o resultado final, entre a velocidade que rodam os chips de memória (100MHz) e o data rate (400MHz). A forma como é feito para se duplicar/quadruplicar/etc não é relevante na conclusão de que DDR2 transfere 4 bits por ciclo de clock.

Lá no fórum de memórias eu postei um artigo bacana sobre o assunto, com um belo esquema de como a coisa funciona.

Se você pegar as memórias QBM (que é quad data rate), tenho quase certeza que o procedimento é diferente. A VIA pensa em usar essas memórias nos seus chipsets.

Olha que já li comentários que um dos problemas das memórias DDR2 é justamente a temperatura de trabalho. O consumo é bem menor, mas acho que o aquecimento é concentrado em uma região pequena, dai os problemas (nas placas de video elas foram rapidamente trocadas pelas GDDR3).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...