Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um notebook aqui com um HD de 465GB e um SSD de 29.8GB

A única tela de configuração do notebook é essa (anexo)

Andei fuçando e consegui criar uma disco RAID-0 de 60GB e instalei um sistema. Mas não consigo criar acima de 60GB. Alguém conhece melhor esses RAID? Originalmente o notebook tinha +400Gb de memória.

O notebook é um ultrabook QBEX ATLAS MOBILE 5000 (eu sei... uma *****)

20171221_152417.jpg

Postado

É eu meio q descobri isso na minhas pesquisas, deve ser por isso q da 60GB 30 do SSD e 30 do HDD certo?
Mas antes este mesmo notebook funcionava com bem mais armazenamento que 60gb e com esses mesmos dispostivos

Postado
agora, miguelogin disse:

É eu meio q descobri isso na minhas pesquisas, deve ser por isso q da 60GB 30 do SSD e 30 do HDD certo?
Mas antes este mesmo notebook funcionava com bem mais armazenamento que 60gb e com esses mesmos dispostivos

Agora você tera que deletar o seu volume de raid e apos isso transformar os discos em discos non-raid (opções 2 e 3)

• Amei 1
Postado

Ai eu não sei @ilkyest. Não consigo acessar nenhum tipo de bios. Quando inicio o note ele só me permite entrar nesse Intel Rapid Storage.

adicionado 3 minutos depois

@felipecardoso9 Só que dessa forma ele não inicia o Windows nen me permite bootar um pendrive.
Ele fica desligando e ligando com essa tela (anexo)

20171221_153530.jpg

• Membro VIP
Postado

Pra explicar melhor

RAID 0 - divide os arquivos pela metade (para fins leigos) e armazena cada metade em um hd.

RAID 1 - espelhamento. Faz uma cópia do arquivo em cada HD

RAID 5 - semelhante ao zero, mas com melhorias na recuperação de arquivo

RAID 10 - raid 1+0

JBOD - Just a bunch of disk. O sistema lê como um HD apenas... e a controladora vai 'jogando' os arquivos, como se fossem gavetas

RAID 0, problema: metade de nada é nada. HD der pau, tu perde tudo

RAID 5, quase o 0, mas com uma chance um pouco maior de recuperar (um pouco maior)

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, miguelogin disse:

Ai eu não sei @ilkyest. Não consigo acessar nenhum tipo de bios. Quando inicio o note ele só me permite entrar nesse Intel Rapid Storage.

@felipecardoso9 Só que dessa forma ele não inicia o Windows nen me permite bootar um pendrive.

Tu tá sem sistema algum instalado... simples assim... Ele tenta a BIOS padrão, tenta a RAID, e não consegue. Desabilite esse intel rapid storage...e "seja" feliz...

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, miguelogin disse:

20171221_153530.jpg

E se apos fazer o passo 2 e 3 você fazer o passo 4 para recuperar as informações do volume dos discos?

adicionado 1 minuto depois

@ilkyest valeu pela informação, só tinha conhecimento ate o RAID1 rs
Tenho RAID 0 no meu pc da assinatura e ate agora nao tive nenhum problema, se eu soubesse na época que montei teria testado o RAID 5.

Tem alguma diferença de desempenho ou é apenas "menos pior" no quesito perca de arquivo?

Postado

@felipecardoso9 Na verdade agora consegui bootar, apos realizar os passos 2 e 3, troquei o pendrive de USB, já estou instalando o sistema e ele parece ter reconhecido os tamanho normal do dispositivos. Assim que terminar de instalar dou meu parecer completo.

Postado
7 minutos atrás, miguelogin disse:

@felipecardoso9 Na verdade agora consegui bootar, apos realizar os passos 2 e 3, troquei o pendrive de USB, já estou instalando o sistema e ele parece ter reconhecido os tamanho normal do dispositivos. Assim que terminar de instalar dou meu parecer completo.

Faz como eu disse, utilize o SSD para o S.O e programas e deixe o HD para demais arquivos.

• Curtir 1
Postado

valeu moçada, deu certo!!!!
:tw_glasses::tw_heart:
Bem simples até. Nunca tinha nen visto RAID na vida, ai estranhei as coisas.
Agora vou tentar arrumar um celular brickado, fim de ano em família da nisso. :(

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!