Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock memória RAM para Ryzen


GoldStyle
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

A tensão que você mudou foi da CPU; essa tensão é segura mas totalmente desnecessária, aumenta o consumo de energia e prejudicial a longo prazo já que não é o objetivo, volte ao padrão auto.
A frequência está certa, 2800MHz, mas como os timings estão incorretos (mais relaxados que o meu relaxado), a performance é pior que com 2133MHz.

Eu baixei o manual e não tinha nada que prestava lá, para o overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Putz , vou ter que ler bastante então , vou voltar a tensão normal e procurar sobre essa "latencia"

adicionado 25 minutos depois

@Mateus2 @Phoenyx Achei essas paradas na bios ,era algo disso daqui pra modificar? (não modifiquei nada até agora)

adicionado 37 minutos depois

Também tem o caso do DOCP se eu ativar ele muda tudo pra rodar em 2933 mais ainda não tentei porque muda tanta coisa e eu não faço ideia do que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ninho Dias DOCP era a primeira coisa que deveria ter feito. Tente 2933MHz e poste screen de como ficou.

Sempre poste screen de suas mudanças aí.

 

Para tirar screenshot do setup basta colocar um pendrive e clicar em F12 na tela a ser capturada, não precisa bater foto com o celular.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ninho Dias O maninho passou as configurações pra ti lá na outra página.

De qualquer forma recomendo:

 

CAS: 16

RCD: 18

RP: 18

RAS: 36

RC: 54

FAW: 36

RRDS: 6

RRDL: 9

RFC: 350~490

CR: 1T

 

O resto em auto.

tensão 1.35, clock 2933MHz.

 

Se não der certo passa o Thaiphoon Burner, clica em EEPROM > Read SPD bate uma screenshot e manda pra cá.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Fiz o que deu pra mim entender aqui , por algum motivo o PC trava até em default não sei porque , ele inicia até o desktop , quando começo a mexer trava tudo e preciso dar reset.

 

usei o DOCP de novo porém configurei algumas coisa fora , poderia ver se ta certo pra mim e se não vai me prejudicar a longo prazo? eu tenho a foto do summary do hwinfo , precisa de mais algo?

summary.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tá operando em 2800MHz? Tenta 2933MHz direto.

Seus timings estão todos errados, compare com os meus em 3200MHz (canto inferior direito do System Summary).

 

Em 2933MHz você seria capaz de reduzir os timings mais do que os meus.

Isso requer um pouco de pesquisa cara, não dá pra falar "faz assim" porque muda de sistema pra sistema, chip pra chip. Tu viu o vídeo que mandei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx vou ver agora , é que liguei o PC e joguei essa , pra mim é muito complicado ja que não sei nada mesmo, não faço ideia do que estou fazendo na real ! Desculpa mano ! Fora que falar pelo forum é um pouco ruim por conta de esperar as respostas haha!

adicionado 47 minutos depois

Cara fiz de tantas maneiras e não consegui resolver nada , vou parar de mexer antes que eu faça *****, realmente precisa de alguem segurando minha mão pra fazer rodar a um pouco mais alto esse clock de memoria , desculpa por tomar o tempo de vocês e muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ninho Dias Tá melhor, mas cabe ajustes aí. Tá estável?

Lá no setup tem como você salvar as configs atuais em perfis, aí caso você mexa em algum valor e dê erro fica fácil reverter para o último passo estável.

 

Edit: Outro programinha pra você brincar: http://www.overclock.net/t/1640919/ryzen-dram-calculator-overclocking-dram

Necessário tmb o Taiphoon Burner. Meus pentes mesmo cabem ajustes, quero ver se passo dos 50000MB/s de leitura com menos de 70ns de acesso.

Se não entendeu nada do que falei desconsidere.

 

Edit: Mais um vídeo interessante. Perceba que daqui pra frente dificilmente achará algo em português (tutoriais, vídeos ou aplicativos) se tiver problemas com inglês fica complicado... rs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!