Ir ao conteúdo

Overclock memória RAM para Ryzen

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Sei que devem existir diversos tópicos sobre esse assunto, mas achei melhor criar o meu para ter mais segurança nas respostas.

Tenho a seguinte configuração:

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Memória RAM: HyperX FURY 8GB 2666Mhz DDR4 CL16

Fonte: CX550

Processador: Ryzen 5 1600 3,7Ghz

Vi que os Ryzen tem um ganho grande na performance com clocks mais altos de RAM, então queria colocar as minhas a pelo menos 3000Mhz, porém tenho muitas dúvidas já que nunca fiz OC em RAM.

Na minha placa quando ativo o D.O.C.P existem configurações de clocks pré configurados, porém não sei se mudam os timings (também não entendo muito de timings). Poderia simplesmente colocar em 3000Mhz e ver se funciona com estabilidade?

Tenho medo de acabar danificando a RAM, visto que o pente que comprei esta por quase R$700,00 agora.

Timings padrão (não sei se essa é a informação correta)

16-18-18-39 1,2v

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Pode colocar, se não funcionar com estabilidade a própria placa-mãe vai dar umas 3 reiniciadas e voltar ao default de fábrica.
Mas já aviso que 3GHz é difícil rolar, vai depender dos chips de sua memória. Tente primeiro 2933MHz.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Phoenyx disse:

Pode colocar, se não funcionar com estabilidade a própria placa-mãe vai dar umas 3 reiniciadas e voltar ao default de fábrica.
Mas já aviso que 3GHz é difícil rolar, vai depender dos chips de sua memória. Tente primeiro 2933MHz.

Coloquei na BIOS em 2933 como você indicou e parece que está tudo bem, joguei por algumas horas e não tive problemas (apesar de não ter percebido alguma diferença na realidade).

Uma coisa que achei estranho é que rodei o Benchmark do Aida64 e obtive os resultados abaixo, porém achei a velocidade de leitura bem baixa (em outras imagens no google vi muita gente com DDR3 com mais que o dobro da minha velocidade de leitura). Tem algo errado com minha memória ou é isso mesmo?

312312321.png.55018715bf2474bd339a23d699a57198.png

Postado

Sim é um pente só infelizmente. Existe necessidade de subir as voltagens da RAM caso eu tentasse subir ainda mais o clock? E qual seria a tensão máxima para não danificar a memória?

• Membro VIP
Postado

Em quanto tá agora? Eu não subiria mais que 1.40~1.45v

Não se esqueça que quanto mais subir os clocks mais a controladora de memória do Ryzen vai esquentar, fica de olho na refrigeração.

Dependendo de até onde queira chegar vai ter que mexer as latências na mão, e aumentar tensão na controladora tmb.

• Curtir 2
Postado

Vou confirmar na BIOS, mas as voltagens estão em 1,2v (que é o padrão). 

Existe algum aplicativo que indica para que eu veja a temperatura dos controladores de memória? Eu não sabia que isso também tinha temperatura pra falar a verdade

Postado

Bom, então pra evitar de abusar das coisas vou manter os 2933. Estou procurando de todas as formas soluções pra certas lentidões do Ryzen sem recorrer a formatação, mas pelo jeito não tem a ver com a velocidade das memórias.

Obrigado!

Postado

@Phoenyx Boa tarde, aproveitando o tópico eu adquiri e montei (ontem) um pc com as mesmas configs do amigo (B350-plus + Ryzen 1600 + 8gbx2 RAM trident z rgb) e a memoria só roda a 2133 quando fui setar na bios para 2933 (sou leigo e não conheço de nada sobre , porém só vi na bios que dava pra mudar pra 2933 e o fiz.) o pc reinicia e da 3 beeps, existe alguma maneira que eu possa aumentar o clock da memoria sem danificar algum componente?

Postado

Enviem fotos da parte de overclock de memória da BIOS de vocês, posso criar configurações para testarem a estabilidade.
Preciso do modelo exato dessa memória @Ninho Dias, ou é exatamente a mesma do autor?

Todavia aparentemente a dúvida do autor foi solucionada; a probabilidade de um overclock na memória resolver é baixo; no caso dos Ryzen ocorre sim aumento de FPS se o processador estiver limitado pela memória em determinado jogo, mas não fará diferença em navegação da internet e nem outras coisas do tipo; somente coisas multithreading que fará diferença.

Postado

@Mateus2 Minha Bios eu voltei pro default , não conheço nada de OC por isso estou perguntando aqui antes de fazer alguma besteira haha !

ela tem um profile que faz o pc rodar com 2800/2666/2400 mhz a 2933 o PC não inicia e bipa 3x fica reiniciando até voltar o padrão , outra coisa que eu percebi foi que acima de 2133 o PC as vezes trava e só dando reset consigo por ele ao normal.

Minha Config: Ryzen 5 1600
Asus b350-plus
G.Skill Trident Z RGB (F4-3000C16D-16GTZR) 3000mhz

Postado

Já tem os profiles XMP?? Coloca 2800MHz que não terá dor de cabeça então; acima disso é pouca diferença. Agora se quiser fazer overclocks ou otimizar isso, aí tem q mandar a foto da UEFI pra eu ver como é o menu e o que dá pra mexer.

Postado

@Mateus2 Cara desculpa a pergunta ***** mais como vejo se tem os profiles XMP? eu só queria aumentar pra não deixar a 2133, a diferença é bem grande de 2133 para 2933 em jogos por conta do ryzen, quero algo para não ter dor de cabeça ja que montei o PC ontem hahaha .

A vez que eu deixei a 2800 o PC travo , eu só preciso ir na BIOS e mudar a memoria e nada mais?

Postado

Poste uma foto da parte de overclock de memória da sua placa-mãe.
Gostaria que postasse também um relatório do HWiNFO ou a foto do summary dele com a memória que deseja fazer overclock, instale o HWiNFO e abra (run), clique na janela summary ou abra ela na barra de notificações.

Postado

Antes de tudo, atualizamos a BIOS, todavia a sua BIOS já está atualizada para a última versão 3401.
Essa placa-mãe aparenta ter um histórico de problemas com overclock e velocidades de RAM, de simplesmente não dar boot, mesmo que a memória teoricamente suporte em outra placa-mãe.

A sua memória é na verdade 3000 MHz, ela foi fabricada e classificada para essa velocidade, pelo menos a que me mostrou no summary, e se a outra é idêntica, então você está operando bem abaixo do que a memória suporta. Portanto a placa-mãe está se divertindo contigo, e então teremos de verificar se clocks manuais são aceitos por ela.
Tente:
Memory Frequency: 2800 MHz
Voltage: 1.35v
CAS e RAS-to-CAS(tRCD) e Row-Precharge(tRP): 18
Current-Memory-Active-to-Precharge(tRAS): 40
Bank-Cycle-Time(tRC): 56
Command-Rate(T): 1T

Refresh-Recovery-Delay(tRFC): 490

São valores bem relaxados, para verificar se a placa-mãe suporta.
Restante em auto; veja se consegue dar boot, caso contrário não há nada a se fazer.. só usando o padrão mesmo até a ASUS decidir ser decente.

• Curtir 2
Postado

@Mateus2 Vou testar e ja lhe dou o feedback!

adicionado 13 minutos depois

@Mateus2 Cara só consegui achar esses 2:
Memory Frequency: 2800 MHz
Voltage: 1.35v

O resto não consegui achar na bios , o primeiro boot o PC travo , reiniciei e até agr nada, ta rodando a 1396,7 mhz no CPU-Z que creio eu seja metade de 2800.

• Membro VIP
Postado

@Ninho Dias Estes timings tão muito relaxados pra esta velocidade. Leia o manual da placa-mãe para encontrar aonde alterar as latências.

Outra coisa, você tá fazendo OC neste CPU? Porque o vcore tá em 1.351?

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...