Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock memória RAM para Ryzen


GoldStyle
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Olá,

 

Sei que devem existir diversos tópicos sobre esse assunto, mas achei melhor criar o meu para ter mais segurança nas respostas.

 

Tenho a seguinte configuração:

 

placa-mãe: Asus Prime B350M-A

Memória RAM: HyperX FURY 8GB 2666Mhz DDR4 CL16

Fonte: CX550

Processador: Ryzen 5 1600 3,7Ghz

 

Vi que os Ryzen tem um ganho grande na performance com clocks mais altos de RAM, então queria colocar as minhas a pelo menos 3000Mhz, porém tenho muitas dúvidas já que nunca fiz OC em RAM.

Na minha placa quando ativo o D.O.C.P existem configurações de clocks pré configurados, porém não sei se mudam os timings (também não entendo muito de timings). Poderia simplesmente colocar em 3000Mhz e ver se funciona com estabilidade?

Tenho medo de acabar danificando a RAM, visto que o pente que comprei esta por quase R$700,00 agora.

 

Timings padrão (não sei se essa é a informação correta)

 

16-18-18-39 1,2v

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phoenyx disse:

Pode colocar, se não funcionar com estabilidade a própria placa-mãe vai dar umas 3 reiniciadas e voltar ao default de fábrica.
Mas já aviso que 3GHz é difícil rolar, vai depender dos chips de sua memória. Tente primeiro 2933MHz.

 

Coloquei na BIOS em 2933 como você indicou e parece que está tudo bem, joguei por algumas horas e não tive problemas (apesar de não ter percebido alguma diferença na realidade).

Uma coisa que achei estranho é que rodei o Benchmark do Aida64 e obtive os resultados abaixo, porém achei a velocidade de leitura bem baixa (em outras imagens no google vi muita gente com DDR3 com mais que o dobro da minha velocidade de leitura). Tem algo errado com minha memória ou é isso mesmo?

 

312312321.png.55018715bf2474bd339a23d699a57198.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em quanto tá agora? Eu não subiria mais que 1.40~1.45v

Não se esqueça que quanto mais subir os clocks mais a controladora de memória do Ryzen vai esquentar, fica de olho na refrigeração.

Dependendo de até onde queira chegar vai ter que mexer as latências na mão, e aumentar tensão na controladora tmb.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Boa tarde, aproveitando o tópico eu adquiri e montei (ontem) um pc com as mesmas configs do amigo (B350-plus + Ryzen 1600 + 8gbx2 RAM trident z rgb) e a memoria só roda a 2133 quando fui setar na bios para 2933 (sou leigo e não conheço de nada sobre , porém só vi na bios que dava pra mudar pra 2933 e o fiz.) o pc reinicia e da 3 beeps, existe alguma maneira que eu possa aumentar o clock da memoria sem danificar algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enviem fotos da parte de overclock de memória da BIOS de vocês, posso criar configurações para testarem a estabilidade.
Preciso do modelo exato dessa memória @Ninho Dias, ou é exatamente a mesma do autor?

Todavia aparentemente a dúvida do autor foi solucionada; a probabilidade de um overclock na memória resolver é baixo; no caso dos Ryzen ocorre sim aumento de FPS se o processador estiver limitado pela memória em determinado jogo, mas não fará diferença em navegação da internet e nem outras coisas do tipo; somente coisas multithreading que fará diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Minha Bios eu voltei pro default , não conheço nada de OC por isso estou perguntando aqui antes de fazer alguma besteira haha !

ela tem um profile que faz o pc rodar com 2800/2666/2400 mhz a 2933 o PC não inicia e bipa 3x fica reiniciando até voltar o padrão , outra coisa que eu percebi foi que acima de 2133 o PC as vezes trava e só dando reset consigo por ele ao normal.

 

 

Minha Config: Ryzen 5 1600
Asus b350-plus
G.Skill Trident Z RGB (F4-3000C16D-16GTZR) 3000mhz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Cara desculpa a pergunta ***** mais como vejo se tem os profiles XMP? eu só queria aumentar pra não deixar a 2133, a diferença é bem grande de 2133 para 2933 em jogos por conta do ryzen, quero algo para não ter dor de cabeça ja que montei o PC ontem hahaha .

 

A vez que eu deixei a 2800 o PC travo , eu só preciso ir na BIOS e mudar a memoria e nada mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste uma foto da parte de overclock de memória da sua placa-mãe.
Gostaria que postasse também um relatório do HWiNFO ou a foto do summary dele com a memória que deseja fazer overclock, instale o HWiNFO e abra (run), clique na janela summary ou abra ela na barra de notificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo, atualizamos a BIOS, todavia a sua BIOS já está atualizada para a última versão 3401.
Essa placa-mãe aparenta ter um histórico de problemas com overclock e velocidades de RAM, de simplesmente não dar boot, mesmo que a memória teoricamente suporte em outra placa-mãe.
 

A sua memória é na verdade 3000 MHz, ela foi fabricada e classificada para essa velocidade, pelo menos a que me mostrou no summary, e se a outra é idêntica, então você está operando bem abaixo do que a memória suporta. Portanto a placa-mãe está se divertindo contigo, e então teremos de verificar se clocks manuais são aceitos por ela.
Tente:
Memory Frequency: 2800 MHz
Voltage: 1.35v
CAS e RAS-to-CAS(tRCD) e Row-Precharge(tRP): 18
Current-Memory-Active-to-Precharge(tRAS): 40
Bank-Cycle-Time(tRC): 56
Command-Rate(T): 1T

Refresh-Recovery-Delay(tRFC): 490

São valores bem relaxados, para verificar se a placa-mãe suporta.
Restante em auto; veja se consegue dar boot, caso contrário não há nada a se fazer.. só usando o padrão mesmo até a ASUS decidir ser decente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Vou testar e ja lhe dou o feedback!

adicionado 13 minutos depois

@Mateus2 Cara só consegui achar esses 2:
Memory Frequency: 2800 MHz
Voltage: 1.35v

O resto não consegui achar na bios , o primeiro boot o PC travo , reiniciei e até agr nada, ta rodando a 1396,7 mhz no CPU-Z que creio eu seja metade de 2800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!