Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Estou começando a estudar eletrônica e preciso entender o funcionamento desse circuito. Sei identificar cada componente presente nele, mas não entendo pra que serve o que. Alguém teria como me guiar para começar a aprender e entender o funcionamento desse circuito? Obrigado.

Sem título.png

Postado
3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Pra que o circuito serve?

Cadê o diagrama esquemático do circuito?

Assim só com essa placa fica difícil entender alguma coisa.

pois é... eu pensei a mesma coisa. parece até coisa adquirida sem consentimento do dono... por que não mostra o outro lado da placa?
ao meu ver, você deve começar pela fonte. Se sabe como tudo se conecta e tudo o que tem na placa...
pra mim, pelas entradas, pode ser uma fonte simétrica, uma parte de um osciloscópio... os 3 CIs também podem sugerir uma CNC... Pode ser tanta coisa... Mas como disse antes: se qeur começar a entender isso, começe pela fonte de alimentação.

• Curtir 1
Postado

Desculpa... É que eu não sei nem para onde vai kkkkk... A gente gera uma rampa no osciloscópio com um programa que fiz no Arduíno. Embora eu tenha feito o programa, eu não faço ideia de como funciona a parte eletrônica, e o técnico em eletrônica disse para estudar para entender como funciona essa parte. Ele também me deu isso:5a42db786952c_IMG_20171226_2028261.thumb.jpg.4c531da9b0b7bdf799f28f31c6c27a05.jpg

Eu ia tirar uma foto de como ficou a placa do arduíno, mas parece que deixei no laboratório... Eu sei um pouco dos DACs 8512 que recebem os números de um contador que eu programei e geram cada um uma rampa no osciloscópio, mais ou menos assim:

ramp.png.20db073386b63ae3bf355aeca79e45f6.png

5a42e06db3555_Semttulo.png.b12d7f4205d6c9eaa4eb7be42a7b3e1a.png

Essa parte circulada em branco é conectada ao arduíno e as amarelas são todas potenciômetros. Isso é tudo que tenho aqui disponível...

rampFOR.bmp

• Curtir 1
Postado

Ah sim. O nome desse circuito é Integrador com Amplificador Operacional , já é um começo para entender como criou a onda triangular. Pesquise, é algo muito explorado tem muito material sobre isso. 

Comece a perceber que esse desenho feito no papel é o mais importante para entender a parte eletrônica das coisas. Veja que somente por ele eu disse o nome do seu circuito. 

O desenho da placa é inútil para entender alguma coisa, serve somente para construir o circuito físico. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!