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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gean Antunes

Rede no PC mas não no roteador.

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E aí, gurizada, beleza?

Estou com o seguinte problema: Utilizo a internet vindo de um roteador central(o da VIVO - que é sempre uma porcaria), dele puxamos 3 cabos para cada residência. O terreno é grande e temos 4 casas no mesmo. Estava tudo certo até que deu uma descarga de luz e queimou o meu roteador(TP-link WR840N), o cabo de rede que sai da minha casa até o roteador principal(100m) e a porta do roteador principal que vinha para mim.
A operadora trocou o roteador e nas outras 3 casas está tudo muito bem, mas na minha está acontecendo algo curioso: Troquei o cabo de rede e o roteador aqui(TP-link WR849N), mas só aparece que a porta WAN está desconectada. Tenho testador de cabo de rede, já testei o cabo e funciona as 8 trilhas, já troquei as pontas tmb(2x). Liguei direto no meu PC de casa e tenho rede e acesso a internet, o mesmo com a minha TV, mas no roteador não entra pela WAN. Já testei com outro roteador(um multilaser qualquer) e nesse acende o led da porta WAN, mas ainda não reconhece que está conectado. Se eu conectar esses roteador por um cabo curto perto do roteador principal eles funcionam normal. Também troquei o roteador principal por outros e nada.
Mesmo que o PC e a TV consigam acessar a rede direto pelo cabo, o problema deve ser o cabo, correto? Só queria perguntar para mais alguém antes de trocar todo o cabo de novo. O cabo é Cat5e, já a marca nem imagino. Pedi 100m e nem perguntei a marca(sim, eu sei que fiz burrada nisso).

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@Gean Antunes Boa noite e seja bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Pelo que entendi, seu PC e sua TV estão com o DHCP ativados e com isso estão conseguindo pegar IP automático, já seu roteador não está conseguindo pegar IP. Acredito que o problema esteja no roteador que está em sua casa.

Conecte um cabo entre seu PC e a porta LAN do roteador, acesse seu roteador (provavelmente através do IP 192.168.1.1) e veja se o DHCP está ativado.

Volte ao fórum com a resposta.

adicionado 2 minutos depois

Outra coisa, evite ultrapassar os 90 metros com cabos UTP pois acima disso pode haver perdas de pacotes.

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28 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

@Gean Antunes Boa noite e seja bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Pelo que entendi, seu PC e sua TV estão com o DHCP ativados e com isso estão conseguindo pegar IP automático, já seu roteador não está conseguindo pegar IP. Acredito que o problema esteja no roteador que está em sua casa.

Conecte um cabo entre seu PC e a porta LAN do roteador, acesse seu roteador (provavelmente através do IP 192.168.1.1) e veja se o DHCP está ativado.

Volte ao fórum com a resposta.

Muito obrigado pelas boas vindas.

 

Esqueci de falar que o DHCP está ativado sim.

 

Mandei uma imagem para explicar de forma mais fácil o entendimento(ou assim eu espero).

rede-de-casa.jpg

rede-de-casa-teste.jpg

Editado por Gean Antunes

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@Gean Antunes O cabo que sai do roteador da VIVO está diretamente conectado na Porta WAN dos roteadores que apresentam a mensagem de WAN desconectadas?

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2 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

@Gean Antunes O cabo que sai do roteador da VIVO está diretamente conectado na Porta WAN dos roteadores que apresentam a mensagem de WAN desconectadas?

 

Sim, está ligado direto. Sai do roteador da vivo de uma porta LAN e entra na porta WAN do roteador aqui em casa. Quando o roteador está perto, ele conecta tudo normal e manda rede e internet, quando conecto de longe dá o erro da WAN desconectada.

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Tem um cabo maior que 5 metros pra testar? Se próximo funciona e longe não eu diria ser o cabo, mesmo funcionando todos os 8 fios.

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Infelizmente não. Só tenho cabo pequeno e esse grande. Eu nunca tinha visto funcionar uma coisa e outra não via cabo de rede. No teste via testador todos os 8 fios funcionam. Tentarei comprar outro de uma marca mais conhecida agora. Vou levar os dois roteador também e fazer funcionar lá na loja isso. Só assim para comprar outro agora. O trabalho de trocar todo o cabeamento é um saco.

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Nunca vi nada parecido. Boa sorte e procure em inglês que provavelmente encontrará algo e muito boa sorte!

Outra coisa, você avaliou sobre a negociação (Full e Half Duplex)? O padrão (TIA/EIA 568A ou TIA/EIA 568B) do cabo pequeno é o mesmo do cabo grande?  Não fez cross-over no cabo grande?

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@ThiagoLuiz Então, no começo sim, por isso que mudei as pontas. Antes o cabo grande estava com o 568A. E o pequeno 568B. Achei que poderia ser isso. Ai mudei para o 568B o grande também.

 

É muito entranho porque tudo que poderia ser, não deixaria o roteador funcionar. Seja no grande ou no pequeno. E ainda não entendo porque a placa de rede do PC e na TV conseguem se comunicar e os reteadores, que em teoria deveriam ter uma "placa de rede" melhor não conseguem.

Enfim, quero só ver como vou devolver um cabo "bom" para a loja. Espero que entendam e me ajudem nessa.

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Verifique se tem alguma firmware mais atual para o roteador. Vai que...

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Eu vi também, mas aí não funcionariam de perto. Teve um cara, em outro fórum, que disse ter um problema parecido, mas o roteador dele não pegava nem perto e nem longe, ai mudou o IP, voltou para o original e resolveu.

Eu já tentei tanta coisa que nem sei mais. Espero MUITO que seja o cabo de rede. Se eu trocar ele e não for, ai sento e choro.

 

Mas obrigado pela ajuda. valeu mesmo!!

Editado por Gean Antunes

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Bom dia!!

 

Já tentou retirar um dos roteadores que estão funcionando normalmente e substituir nesse local onde acontece o problema?

Se entendi certo você já testou com dois, mas como precisamos ser mais minuciosos pra identificar o problema, temos que tentar.

 

Dúvida: você já resetou o roteador que apresenta o problema?

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@ThiagoLuiz Sim, já testei. Eu já mudei por dois modelos o roteador emissor e o receptor. E sempre acontece o mesmo. Porta WAN desconectada, mas direto no PC e TV funcionam.

 

Falei com o vendedor, segundo ele, pela distância, o cabo precisa ter uma quantidade boa de cobre. E esse que eu tenho, ele acha não ter cobre o bastante. Por isso deve estar perdendo força/sinal. Agora porque o PC e a TV conseguem puxar mesmo assim eu nem imagino.

Enfim, ele disse que troca o cabo por um com mais cobre. Eu pedi um da Furukawa agora só para garantir. Ele também disse ser esse o melhor que tem.

Amanhã de manhã vou lá e troco tudo. Depois posto o resultado.

Editado por Gean Antunes

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Ótimo, a norma técnica indica o máximo de 90m conforme eu já havia mencionado.

Muito boa sorte e poste sim a resposta para que sirva de aprendizado para nós todos!

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Troquei o cabo por um Furukawa 100% cobre e deu certo!! Agora está tudo funcionando corretamente!

Cabo ruim, nunca mais!!

 

Queria colocar fibra óptica, ela sei que aguenta essa distância perfeitamente, mas não tenho ideia de onde se compra já com as ponteiras e nem qual o tipo seria o correto. Enfim, está tudo certo agora!!!

 

Obrigado pela ajuda @ThiagoLuiz

 

E agora fica de aprendizado para quem tiver alguma problema parecido.

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:thumbsup: Parabéns, que ótimo aprendizado!

 

Quanto à fibra, não sei se valeria o custo. Você precisaria de dois conversores sendo um para cada ponta, e o patch cord de fibra é relativamente caro para os dias atuais.

 

Os tipos de fibra são basicamente monomodo e multimodo:

Monomodo é para largas distâncias, tipo quilômetros, já multimodo é para distâncias menores, tipo, 400 metros.

 

Você precisaria de um switch com portas mini-gbic e também que no router tivesse essa mesma entrada, outra solução seria dois conversores de Cat5 para fibra, mas não compensa. É mais viável comprar um bom cabo + bons conectores (8P8C, popularmente conhecido como RJ45) e tá ótimo!

 

Valeu também por compartilhar sua experiência!!

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