Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans ligados ao cabo molex não funcionam


Tharivol

Posts recomendados

Então, no meu pc possuo um watter cooler e 4 fans!
porém a minha placa-mãe possui 3 entradas pra fan ;/

sendo que 2 delas são utilizadas pro water cooler..

2 dos 4 fans que tenho possui somente plug de 3 pinos para energia
os 2 outros fans possuem tanto plug de 3 pinos como uma entrada molex macho/femea


possuo uma fonte modular, que para tentar resolver isso comprei um cabo modular ide molex para a mesma

1 dos fans de plug de 3 pinos pluguei na placa-mãe

1 dos fans coloquei em uma das entradas molex do cabo comprado

em outra entrada do cabo coloquei um adaptador que divide a saida do molex em outra saida molex e 1 saida de 3 pinos

e nessas conectei os 2 fans que sobraram...

ao ligar a maquina... o pc ligou, porém os coolers nem sinal de vida deram... até senti um cheirinho... eh isso de borracha queimada ;/

desliguei e testei todos os coolers ligando 1 a 1 na placa-mãe... todos funcionando 100%

enfim, testei ai 1 a 1 dos coolers ligando eles no cabo, e NADA...

o pc ta 100% tb... não sei o que pode ser...

Pensei em utilizar um hub que se liga a placa-mãe pra distribuir em 4 hubs    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684315180-hub-multi-fan-cooler-5x-4-pinos-controle-pwm-sleeved-cpu-_JM?source=gps

... mas n sei se vai dar certo, ou um cabo sata pra encaixar num hub = a esse   https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931288305-hub-multi-fan-_JM

ou se tem q ter um cabo especifico pra minha fonte pra funcionar...

( pelo que percebi os pinos de energia no plug do cabo que vai na fonte são os de numero
2.3,4,5 com a ausência do 1 e 6...)

*ps-> não possuo o cabo original da fonte...

Configuração da minha máquina:


Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350-PLUS, 4 x DDR4, 1x DVI-D, 1x D-Sub,1x HDMI,1x M2 soquete 3, CrossFireX, 6x SATA 6Gb, Raid de 0,1,10  ( https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350-PLUS/  )
Processador AMD Ryzen 5 1600X, Six Core, Cache 19MB, 3.6GHz (Max Turbo 4.0Ghz) AM4 - YD160XBCAEWOF
Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
Asus GeForce GTX 1060 DUAL OC 6GB, DUAL-GTX1060-O6G
1x WaterCooler PCYES Sangue Frio 120MM PWC120H40PTSL
1x HD WD SATA 3,5´ Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
1x SSD WD Green 2.5´ 120GB SATA III 6Gb/s Leituras: 540MB/s e Gravações: 430MB/s - WDS120G1G0A
1x HD Samsung SATA 3,5 120GB 7200RPM SATA II
1x CD/DVD Samsung (desconectado por falta de  cabo de energia)
Minha fonte:



Adaptador usado no cabo molex




agradeço já a ajuda! 


Fans que tenho em anexo...

2.jpeg

1.jpeg

3.jpeg

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MyNameIsMech disse:

vermelho é 12v e amarelo é 5v e o Preto terra.


hum, só se eu cortar a lateral do molex do fan pra inverter e conectar no de 5volts... porém não sei se eh adequado, pois os fans saõ de 12v...

e mesmo assim testando individualmente os fans no cabo nenhum funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MyNameIsMech disse:

@Tharivol Você ja tem o adaptador? Se sim, veja em qual tensão o fio vermelho do adaptador está

 

@MyNameIsMech  então o ponto eh justamente esse, um dos fans tem saida pra molex/saida de 3 pinos .... pra este tipo de fan eu não precisaria utilizar um adaptador... eu ligo ele direto no cabo molex... mas mesmo ligando ele no molex ele nao da sinal!!!

na minha cabeça se eu utilizar um adaptador pra 3 pinos que vai no cabo molex (aquele q sai 4 saidas de 3 pinos) não via funcionar do mesmo jeito que a conexão direta do molex nao funcionou...

ou você ta querendo dizer outra coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!