Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Glaucio José Portela Nunes

Jogos travando (congelamento de imagem)

Posts recomendados

Nunca tive problema com travamento de jogos, usava peças de desempenho mediano e uma placa de vídeo de alta qualidade. Então, comprei peças novas (processador, mobo e memória) e comecei a vivenciar cenas de congelamento de imagem em TODOS os jogos (jogos atuais e que exigem bons PCs), o jogo não trava totalmente, apenas a imagem fica estática (congelada) por algo entre 1 e 5 segundos, depois o jogo segue normalmente. O problema acontece com certa frequência, o que acaba por me deixar completamente chateado, principalmente em jogos online, onde o congelamento é garantia de morte certa. Acredito que o problema seja em alguma compatibilidade entre as peças novas, mas não tenho certeza, gostaria da opinião de alguém entendido do assunto para tentar resolver essa dor de cabeça.

 

Configurações do PC:
- 01 HD 1 TB Western Digital 7200 RPM Interface SATA 6 Gb/s
- 1 pente de 8 Gb Memória DDR4 3000 MHz (mas que só roda a 2133 MHz) 
- placa-mãe GIGABYTE AX370 Gaming rev 1.0
- Fonte Corsair TX750 de 750w Real
- Processador Ryzen 5 1600x 3.6 GHz
- Placa de vídeo Radeon RX 580 4 GB
- Windows 10 64 bits

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma baita config, ainda mais com essa X370...

voltando ao tópico

diga a config toda, inclusive o cooler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era bom você dar uma monitorada nas temperaturas de seu computador, normalmente o que causa problemas relacionados a travamentos é a temperatura, o computador chega a dar tela azul ? algo do tipo ?

 

Como usa Ryzen 5 1600x, acredito que use um cooler de boa qualidade, como um hyper evo 212x ou um pouco inferior, mas mesmo assim, não custa nada dar uma olhada nas temperaturas.

 

Outra coisa que pode estar acontecendo, é problemas no sistema operacional, quando instalei o Windows 10 em meu computador, enfrentei muitos problemas parecidos, e resolvi voltar ao Windows 7, há algumas coisas que podem resolver seu problema, caso o problema seja o Windows 10, como desativar Windows Update no services.msc (isso ajuda muito mesmo), recomendo também verificar o uso de disco, já que o Windows 10 tem um grande histórico de problemas com 100% de uso no disco.

 

Peço para que demonstre a nós qual o cooler e verifique essas temperaturas, que será muito importante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problemas com tela azul desde que troquei as peças.

 

O cooler que uso é um Hyper T4 da CoolerMaster, sempre mantém o processador bem resfriado.

 

Tirei alguns prints usando o MSI Afterburner e descobri alguns fatores que não tinha percebido antes (fotos em anexo):

 

1º - A % de uso da CPU cai quando trava

2º - No momento do travamento, a frequência da GPU e da Memória RAM caem, respectivamente, de 1340 MHz e 1750 MHz pra 300 MHz (ambas) 

3º - O uso de disco rígido dispara pra 100% quando trava.

 

Essas 3 coisas SEMPRE acontecem ao mesmo tempo no momento do congelamento, provavelmente só uma delas é a causa enquanto as outras apenas reagem como consequência. Quando às temperaturas, não sofreram alteração significativa. Acredito na possibilidade de ser o Windows 10 também, pois as peças são novíssimas, recém-compradas. 

 

2017.12.30-23.51_LI (3).jpg

2017.12.30-23.51_01 s.jpg

2017.12.30-23.51_02 (2).png

2017.12.31-00.00_LI (2).jpg

2017.12.31-00.03_LI (2).jpg

2017.12.30-23.52 (2).png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É normal a redução dos clocks por conta da economia de energia aplicada, e essa redução é causada porque não há mais instruções a serem processadas, porque seu jogo está ocioso aguardando leitura de texturas e outras coisas do HD; o problema dos travamentos é o HD.

Detalhe que o MSI te mostra o clock da VRAM e não da RAM.

 

Sugiro desfragmentar o disco utilizando o programa da Auslogic.

Nos informe um gráfico do uso da memória ali do gerenciador de tarefas, a probabilidade é que as travadas seriam resolvidas apenas com mais RAM e gostaria de confirmar isso com o uso da memória virtual. A performance da memória virtual também melhora se você fixar tamanhos mínimos e máximos iguais, tal qual recomendo 8192 8192, pra não fragmentar. 

 

 

Não consegue subir essa memória pra 3200MHz? Ou diminua os CLs dela e posso ajudar com isso também se essa UEFI prestar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...