Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 3770 com alta temperatura


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou com um problema de alta temperatura em meu i7 3770, de um tempo para cá ele começou as esquentar demais sem motivos. Sempre usei um cooler normal e nunca tive problemas, jogando jogos bem pesados como GTA 5 ele no máximo atingia 62ºC raramente em um dia bem quente, parado ficava entre 29ºC e 33ºC no máximo  sendo que agora ele da uns pico de até 60 utilizando coisas básicas como Explorer. Enquanto escrevo ele está com com 53 Graus. Foi formatado para win 10, drivers todos atualizados, troquei o cooler pois estava meio frouxo por um novo. Foi feito uma limpeza completa em todos os componentes em que possuía poeira e foi colocado pasta térmica. Quando a temperatura sobe consigo escutar seu barulho aumentar. Sendo que o mais estranho é que as temperaturas eram normais e boas, agora estão altas. Eu sei que está alta pois eu conheço meu computador sempre monitorei, pois tinha medo de estragar. já usei everest, hwmonitor, core temp, BIOS tudo mesmo coisa. Segue minhas configurações:

 

Operating System
            Windows 10 Pro 64-bit
        CPU
            Intel Core i7 3770 @ 3.40GHz    49 °C
            Ivy Bridge 22nm Technology
        RAM
            8,00GB Single-Channel DDR3 @ 665MHz (9-9-9-24)
        Motherboard
            Gigabyte Technology Co. Ltd. H61M-S1 (Intel Core i7-3770 CPU @ 3.40GHz)    36 °C
        Graphics
            2D HD LG TV (1366x768@60Hz)
            1023MB NVIDIA GeForce GTX 750 Ti (ZOTAC International)    32 °C
        Storage
            931GB Western Digital WDC WD10EZEX-00RKKA0 ATA Device (SATA)    36 °C
        Optical Drives
            HL-DT-ST DVDRAM GH24NS95 ATA Device
        Audio
            Dispositivo de High Definition Audio
Operating System
    Windows 10 Pro 64-bit
    Computer type: Desktop
    Installation Date: 30/12/2017 08:59:33

 

Coloquei em anexo os prints das temperatudas e o Tcase e Tjunction do meu processador e a foto do Core Temp.

Pessoal agradeço desde já os que tentarem me ajudar, pois já me enganaram em lojas de computador e perdi dinheiro. Por favor peço respostas sinceras.

Capturar2.PNG

Capturar.PNG

Core TEmp.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Zanoni você trocou por qual cooler e usou qual pasta térmica? Mas até 75ºC você não precisa se preocupar. Esse Tcase não é a temperatura dos núcleos, mas do tampo do processador. Os núcleos podem estar de 6-10ºC mais quentes.

 

Você pode ter comprado um cooler pior do que o cooler box ou estar usando implastec ou pasta genérica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Zanoni bom, tem dois problemas ocorrendo.

 

1 - o cooler que você substituiu o que quebrou é de apenas 65W (pelo que pesquisei na internet), enquanto a sua CPU é de 77W. Em geral, os coolers de i7 têm o dissipador de cobre no meio (o seu é de alumínio, menos condutor de calor). Mas eu vi um anúncio do seu cooler anunciando como de 65W, então deve ser de 65W mesmo.

 

2 - implastec é uma pasta de baixíssima qualidade e pode estar tirando de 4 a 6ºC de desempenho do cooler. No seu caso, é bastante coisa. Ainda que as suas temperaturas não estejam ruins, apesar de o verão estar apenas começando.

 

Soluções:

 

Você poderia comprar uma pasta térmica decente, tipo MasterGel Nano e continuar usando esse cooler de 65W, mas você pode não ganhar muito com a troca de pasta e continuar passando de 70ºC no verão. Quente, mas se não chegar perto de 80ºC, dá para levar.

 

Ou você pode comprar um cooler barato, tipo um Gammaxx 200T, Gammaxx 300 ou Blizzard T2. Não precisa comprar a pasta, pois eles vem com pasta pré-aplicada ou em um sachê, mas se quiser comprar o cooler e a pasta juntos (sai mais barato pelo frete conjugado), melhor ainda. Compare os fretes e o preço total de lojas como Kabum, Terabyte e Pichau. São as mais baratas e são lojas confiáveis. 

 

Se for pesquisar e comprar um cooler / pasta por conta própria, pode pedir conselhos antes de comprar porque tem muita porcaria no mercado que se passa por produtos de qualidade.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Boa noite tudo bem?

 

Contiusa obrigado pela ajuda, mas eu descobri algo que pode ajudar a solucionar o problema e talvez não seja a temperatura que esteja com problema e sim o uso da frequência do processador. Se eu estiver postando em lugar errado por favor me auxilie a trocar de lugar o post.

Eu descobri que meu processador está trabalhando a uma frequência muito alta em tarefas que não precisam disso tudo, excedendo até o limite do processador que é 3,90 Ghz. Estava sendo usado 4,38 Ghz com 23% do uso do CPU, e quando isso acontece a temperatura sobe. Isso aconteceu do nada quando usava win7, formatei para win7 não mudou nada e agora com win10 continua.Frequencia.thumb.png.f52aad9115f9aaae0c11f936802afca5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Zanoni não, isso não tem nada a ver. É o gerenciamento de clock do processador, igual as marchas de um carro automático. Se você abrir o Google, ele vai colar nos 4,2Ghz, que é o turbo. Não veja por esse aplicativo do Windows que não deve estar lendo direito. Veja pelo CPU-Z.

 

O problema foi o que eu citei, cooler de 65W em um processador de 77W e a implastec, que é uma pasta de baixa qualidade. Mas você pode desabilitar o turbo no verão se começar a esquentar demais. 

 

O cooler está encaixado corretamente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim esta bem encaixado, olhei e peguei para ver se esta firme.

Então quer dizer que preciso de um cooler mais potente 77W, pois o que uso é mais fraco um de 65W? Desculpe minha ignorância, por favor. Estou providenciando, já comecei a pesquisar sobre os quais você citou acima. Por curiosidade um amigo possui um processador igual o meu, e pedi para ver as temperaturas e o dele esta igual o meu era antes, vou pedir para ele me mandar uma foto do cooler dele.

 

Att... Renan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Zanoni é o que eu disse, se continuar assim, dá para levar. Se começar a esquentar acima de 75ºC, desabilite o turbo no verão. Se tiver uma graninha sobrando, o Gammaxx 200T vai dar conta do recado e você não vai mais precisar ficar se ligando em temperatura. Ele é bem silencioso também.

 

Você também poderia trocar a pasta térmica, mas como fica muito caro com o frete, acaba saindo mais jogo comprar logo o 200T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Zanoni os dois devem ser semelhantes, mas o Gammaxx 300 tem fan de 4 pinos e dá para controlar pelo PWM do CPU-FAN, então vai ser mais silencioso. O Blizzard tem fan de 3 pinos e vai rodar no máximo o tempo todo. Mas o Blizzard não é barulhento. Dependendo do gabinete e do ambiente, talvez nem dê para ouvir.

 

Compre o que você gostar mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...
Em 01/01/2018 às 21:34, Contiusa disse:

@Renan Zanoni bom, tem dois problemas ocorrendo.

 

1 - o cooler que você substituiu o que quebrou é de apenas 65W (pelo que pesquisei na internet), enquanto a sua CPU é de 77W. Em geral, os coolers de i7 têm o dissipador de cobre no meio (o seu é de alumínio, menos condutor de calor). Mas eu vi um anúncio do seu cooler anunciando como de 65W, então deve ser de 65W mesmo.

 

2 - implastec é uma pasta de baixíssima qualidade e pode estar tirando de 4 a 6ºC de desempenho do cooler. No seu caso, é bastante coisa. Ainda que as suas temperaturas não estejam ruins, apesar de o verão estar apenas começando.

 

Soluções:

 

Você poderia comprar uma pasta térmica decente, tipo MasterGel Nano e continuar usando esse cooler de 65W, mas você pode não ganhar muito com a troca de pasta e continuar passando de 70ºC no verão. Quente, mas se não chegar perto de 80ºC, dá para levar.

 

Ou você pode comprar um cooler barato, tipo um Gammaxx 200T, Gammaxx 300 ou Blizzard T2. Não precisa comprar a pasta, pois eles vem com pasta pré-aplicada ou em um sachê, mas se quiser comprar o cooler e a pasta juntos (sai mais barato pelo frete conjugado), melhor ainda. Compare os fretes e o preço total de lojas como Kabum, Terabyte e Pichau. São as mais baratas e são lojas confiáveis. 

 

Se for pesquisar e comprar um cooler / pasta por conta própria, pode pedir conselhos antes de comprar porque tem muita porcaria no mercado que se passa por produtos de qualidade.

Desculpe falar, mas a Implastec nao é de baixissima qualidade, você apenas esta usando o produto errado..

A Pasta branca nao e a indicada para essa aplicação, para isso temos a Thermal Silver e Ultra Ice... Faça o uso delas e depois me fala como foi, a pasta branca e para usos simples que nao requer tanta performance assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Carlos Implastec disse:

Desculpe falar, mas a Implastec nao é de baixissima qualidade, você apenas esta usando o produto errado..

A Pasta branca nao e a indicada para essa aplicação, para isso temos a Thermal Silver e Ultra Ice... Faça o uso delas e depois me fala como foi, a pasta branca e para usos simples que nao requer tanta performance assim

 

Você está equivocado. Sim, colega, é uma pasta de baixíssima qualidade. Eu fiz testes (

 

Isso com um cooler bem mais ou menos, que regula com um Hyper 212X. A diferença aumenta ainda mais como coolers de qualidade, como o Assassin II ou um water cooler de 240mm.

 

Ou seja, não recomendo implastec para absolutamente nada. É jogar dinheiro fora, a menos que seja em casos emergenciais enquanto a pessoa não compra uma pasta decente. Até porque dá para encontrar pastas baratas e melhores do que a implastec.

 

Obviamente que você é da companhia, então você não pode ser uma pessoa confiável. Pode até fazer propaganda, mas em um mundo capitalista todos sabemos que propaganda é só propaganda. Engodo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 18/08/2018 às 01:19, Contiusa disse:

 

Você está equivocado. Sim, colega, é uma pasta de baixíssima qualidade. Eu fiz testes (

 

Isso com um cooler bem mais ou menos, que regula com um Hyper 212X. A diferença aumenta ainda mais como coolers de qualidade, como o Assassin II ou um water cooler de 240mm.

 

Ou seja, não recomendo implastec para absolutamente nada. É jogar dinheiro fora, a menos que seja em casos emergenciais enquanto a pessoa não compra uma pasta decente. Até porque dá para encontrar pastas baratas e melhores do que a implastec.

 

Obviamente que você é da companhia, então você não pode ser uma pessoa confiável. Pode até fazer propaganda, mas em um mundo capitalista todos sabemos que propaganda é só propaganda. Engodo.

 

Citação

 

 

 

Tambem achava isso, mas tem processadores que não esquentam nada, botei esta pasta branca no Athlon 2 X2 250 de 3ghz e fiz over para 3.5ghz no verão do RJ, e no maximo deu a temperatura de 45 graus sem ar condicionado e com cooler mais ou menos e de uns 13 anos de idade, não continuos, Vcom(pena que não existe mais, fazia coolers baratos e bons) modelo K796 Cooler Vcom Super, de um athlon x2 3600 antigo!

k796-cooler-vcom-super-amd-am3-am3am2940939754-D_NQ_NP_391321-MLB20735871327_052016-F.jpg

k796-cooler-vcom-super-amd-am3-am3am2940939754-D_NQ_NP_523321-MLB20735874258_052016-F.jpg

k796-cooler-vcom-super-amd-am3-am3am2940939754-D_NQ_NP_759221-MLB20735873960_052016-O.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!