Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou planejando montar um computador e como eu não tenho muitos conhecimentos de hardware, gostaria da opinião/sugestão de vocês.

O PC será montado do início, incluindo gabinete completo e monitor (futuramente irei adicionar um segundo monitor também).

Trabalho com desenvolvimento web, e utilizarei VMWare constantemente criando VMs com programas relativamente pesados como Visual Studio e Eclipse.

Irei utilizá-lo ocasionalmente para jogos, porém nada muito pesado.

 

Meu orçamento gira em torno de 6 mil reais, mas quanto mais barato melhor! rsrsrs

 

Pesquisando e conversando com amigos de trabalho eu pensei em alguns itens mas nenhum deles está definido. Segue detalhes:

 

Processador Intel Core i5-8600k Coffee Lake 8a Geração

WATER COOLER GAMERSTORM DEEPCOOL MAELSTROM 120T, DP-GS-H12RL-MS120T

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX TUF Z370-PLUS GAMING

Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL16 Black

SSD Kingston 2.5´ 480GB A400 SATA III

Gabinete Corsair Carbide Series SPEC-04 Mid Tower CC-9011109-WW Preto e Cinza

FONTE CORSAIR VS500 80PLUS WHITE PFC ATIVO 500W, CP-9020118-LA

Placa de Video VGA NVIDIA ASUS GEFORCE GTX 1050 Ti 4GB Expedition GDDR5

Monitor: não pesquisei ainda, alguma sugestão?

 

Minhas dúvidas:

É uma boa configuração?

Eu não pretendo fazer OC, então utilizando a base do processador, eu teria muitos ganhos ao escolher o 8600K? Não tenho preferência por AMD ou Intel, mas dou preferência a performance, mesmo que custe um pouco a mais.

Tendo em vista que não farei OC, seria uma boa ideia o water cooler? Caso não seja, podem me sugerir um air cooler que aguente?

Li a respeito de incompatibilidades entre mobos e memórias com frequência alta. Esta mobo e memórias funcionarão bem?

Não sei se o SSD de 480 seria uma boa escolha em vista que utilizarei muito a criação de VMs. Quem sabe um SSD menor e 1 HD adicional?

Ainda não comprei nenhum dos itens, então aceito sugestões de troca em qualquer um deles.

 

Desde já, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho ssd de 120 e geralmente só da 1 jogo e meio e tem que ficar instalando/desinstalando o seu jogo mais jogado. Um de 256 acho que seria bacana.

 

Tudo que é pra jogos o centro é sempre a placa de video e com orçamento de 6mil eu não pegaria menos do que uma gtx 1070. Quanto mais você economizar nas outras peças para pegar uma placa de video melhor mais você vai receber em desempenho.

 

 

Se você for jogar só coisas tipo dota,lol , csgo você vai poder baixar bastante o orçamento e montar um por uns 3000,00 usando gtx 1050ti mesmo. Agora se for battlefield 1, witcher 3 dentre outros e se você for usar monitor 144hz ou de resolução acima de 1080p já é melhor partir para uma gtx 1070 ou 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Processador Intel Core i5-8600k Coffee Lake 8a Geração

WATER COOLER GAMERSTORM DEEPCOOL MAELSTROM 120T, DP-GS-H12RL-MS120T

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX TUF Z370-PLUS GAMING

Era bom de ou você trocar isso por um Ryzen 1700, 8 núcleos e 16 threads fica melhor para dividir entre as VMs. Ou, se você precisa porquê precisa que as VMs tenha single core alto, sugiro trocar o 8600k pelo 8700.

 

Fora isso, mude a fonte para a CX550, a série VS não é muito boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor pra máquinas virtuais é CPU e RAM; Ryzen 1700 pra rodar até uns 7 virtual machines e supondo que cada instância de Visual Studio ocupe 20 GB (brinks), 32 GB de RAM em 2800 MHz pra cima (até comprar 2400 MHz e fazer overclock), placa-mãe B350 por exemplo da Gigabyte.

GTX 1060 já irá proporcionar todo o desempenho necessário pra trabalho com VM e jogos. Compilação de código é totalmente CPU bound (só usa CPU).

Não é necessário water cooler com os Ryzen.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dashimir Bacana!! eu já estava mesmo considerando um SSD de 250 em conjunto com um HD de 1TB.

Agora sobre a 1070 eu acredito que vá além da minha necessidade, pois a princípio eu não irei jogar jogos tão pesados. Jogarei mais na base do "quando tiver tempo" rsrsrs

 

@Andros Santos @Imakuni @Mateus2 Será que a capacidade do Ryzen 7 1700 não deixará a desejar durante a execução de VM? Eu não farei nada do tipo edição de vídeos, que possa exigir o máximo do processador, mas mesmo assim... Mesmo sendo a versão de entrada da Ryzen a capacidade é boa?

O Kabum está com promoção para o 1800x, será que seria uma boa opção para mim? Ou estaria pagando caro por uma capacidade que eu nunca irei utilizar?

Caso eu realmente escolha um Ryzen 7, vocês podem me dar exemplos de mobo e cooler para a combinação? Existem diferentes modelos de B350 e eu realmente não sei como avaliar a qualidade de uma mobo. Considerando utilização de memórias 3000mhz e no futuro a adição de um segundo monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Será que a capacidade do Ryzen 7 1700 não deixará a desejar durante a execução de VM?

Se você só precisa de uma ou duas VM, não deve fazer tanta diferença... mas se precisar de mais, os núcleos extras realmente vão ajudar.

 

2 horas atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Mesmo sendo a versão de entrada da Ryzen a capacidade é boa?

O Kabum está com promoção para o 1800x, será que seria uma boa opção para mim? Ou estaria pagando caro por uma capacidade que eu nunca irei utilizar?

Pós overclock (obrigatório nos Ryzen), os dois vão ser iguais. Ou seja, economize uns trocados e invista em outro lugar: por isso que os preços são tão parecidos, as lojas sabem que o 1700 é que vale a compra, não o 1800x.

 

2 horas atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Caso eu realmente escolha um Ryzen 7, vocês podem me dar exemplos de mobo e cooler para a combinação?

Poderia ser essa mobo (tem outras, mas é a que eu pegaria). Para o cooler, sugiro esse. Você vai pagar uma nota pela falta de promo da Pichau e a chatisse de compatibilidade com os Ryzen porquê a AMD é *****, mas fora isso, é um bom cooler.

 

2 horas atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Existem diferentes modelos de B350 e eu realmente não sei como avaliar a qualidade de uma mobo.

Então... no caso dos Ryzen 7, não é muito sensato por com mobo B350, é mais adequado uma X370. São mais caras, verdade, mas não é nada que você já não iria pagar se fosse com um Coffee Lake, que exige mobo Z370.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, essa Asrock realmente está num preço fabuloso.

A maioria dos Ryzen alcança 4 GHz então só importa pegar o tanto de núcleo que quer. A capacidade multithread dos Ryzen é superior ou igual aos de mesmo número de núcleos da Intel, os Ryzen só perdem em single thread e nem é absurdo, o que reflete basicamente apenas em jogos e programas crocodilos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1/6/2018 às 13:42, Imakuni disse:

Se você só precisa de uma ou duas VM, não deve fazer tanta diferença... mas se precisar de mais, os núcleos extras realmente vão ajudar.

Show! eu não devo utilizar mais do que 2 VMs não. Na maior parte do tempo apenas uma ativa mesmo.

 

Em 1/6/2018 às 13:42, Imakuni disse:

Pós overclock (obrigatório nos Ryzen), os dois vão ser iguais. Ou seja, economize uns trocados e invista em outro lugar: por isso que os preços são tão parecidos, as lojas sabem que o 1700 é que vale a compra, não o 1800x.

Como assim "obrigatório"? é comum todos fazerem oc nos Ryzen? Como eu não entendo muito... eu tenho um pouco de receio em OC. Já li sobre riscos de danificar o hardware, mas não sei ao certo. Seria tranquilo eu utilizar o 1700 em OC?

 

Em 1/6/2018 às 13:42, Imakuni disse:

Poderia ser essa mobo (tem outras, mas é a que eu pegaria). Para o cooler, sugiro esse. Você vai pagar uma nota pela falta de promo da Pichau e a chatisse de compatibilidade com os Ryzen porquê a AMD é *****, mas fora isso, é um bom cooler.

Bacana essa mobo. Agora quanto ao cooler, eu estava considerando utilizar de início o Wraith Spire que vem junto com o processador. Será que posso ter problemas com ele?

 

@Imakuni @Mateus2 Muito obrigado pessoal, está sendo de grande ajuda a opinião de vocês.

Segue os itens atuais que estou considerando:

 

Processador AMD Ryzen 7 1700 c/ Wraith Spire

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 ATX X370 Killer SLI DDR4

Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL16 Black

SSD Kingston 2.5´ 240GB A400 SATA III

HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550

Placa de Video VGA NVIDIA ASUS GEFORCE GTX 1050 Ti 4GB Expedition GDDR5

 

Eu não encontrei essa memória específica na lista da placa-mãe. A ASRock x370 funciona bem com a Corsair LPX de 3000mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Como assim "obrigatório"? é comum todos fazerem oc nos Ryzen?

A grande vantagem dos Ryzen é poder pegar um modelo barato e fazer OC nele. É um processo bem fácil de fazer, e sem ele, o desempenho é meio fraco. É nesse sentido que eu digo ser "obrigatório".

 

6 minutos atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Como eu não entendo muito... eu tenho um pouco de receio em OC. Já li sobre riscos de danificar o hardware, mas não sei ao certo. Seria tranquilo eu utilizar o 1700 em OC?

Eu também morria de medo antes de saber o que era. Hoje em dia, é bem seguro fazer OC, você tem que ser realmente bom para conseguir danificar alguma coisa... Passe um sabadão assistindo vídeos e tutoriais de OC de processador Ryzen que você também vai conseguir.

 

7 minutos atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Agora quanto ao cooler, eu estava considerando utilizar de início o Wraith Spire que vem junto com o processador. Será que posso ter problemas com ele?

Não vai ter problema nenhum.

 

8 minutos atrás, Weslley Alves Ferreira disse:

Eu não encontrei essa memória específica na lista da placa-mãe. A ASRock x370 funciona bem com a Corsair LPX de 3000mhz?

Em tese, qualquer kit de RAM funciona. Você talvez não consiga chegar em 3000mhz, os Ryzen são meio chatinhos com frequências mais altas. Mas isso você só vai saber na hora; no máximo, você reduz um pouco na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!