Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Buscar CEP a partir de Endereço aproximado


Ir à solução Resolvido por Basole,

Posts recomendados

Olá!

Preciso fazer uma importação de uma base de dados que só aceita com o CEP (campo obrigatório).

Tenho uma base de imóveis com colunas de Código do Imóvel, Logradouro, Número e CEP. E em outra base, tenho o endereço e faixas de CEP (mas com formatação ruim).

Gostaria de utilizar uma fórmula para buscar o CEP a partir do endereço aproxima (visto que podem existir números diferentes).

Diferente do que normalmente li na internet, não quero buscar o endereço a partir do CEP, mas o contrário.

Vi que o @DJunqueira postou informações relevantes em outros tópicos. Inclusive comentou sobre um Suplemento do Google Sheets (e webservice viacep), mas não consegui achar nenhum.

 

Envio planilha de exemplo para facilitar o entendimento.

Algumas imagens para facilitar:

image.png.6734ef3244ce3d2b5452b5bac354c8d8.png

image.png.3a4422170383b0eb8de039fecf2e4764.png

 


Grato!

planilha endereço imóveis - ch.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel.dfer , Bom Dia.

 

Tentei fazer como o colega Djunqueira fez, Saudades, usando o conceito de SERVICOWEB , porém notei que sua planilha o endereço não esta de acordo com o banco de dados do CEP exemplo, esta tudo em maiúsculo, nome abreviados, e outros motivos.

 

Então a função SERVICOWEB  não ira funcionar corretamente, precisa ter endereço correto para achar o CEP.

 

Decio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Poderia utilizar as formulas indice+corresp para buscar o cep na sua base de endereços (aba Cep), mas alguns endereços estão com muitos caracteres especiais, e não serão encontrados na busca. 

 

image.png.bef106f7ff2f880702b3113fd40b6c57.png

 

A minha sugestão então é fazer uma pesquisa on-line com api, num site gratuito utilizando o vba:

 

image.png.fa42978905e1e19f5e835191a5893cb7.png 

 

Para testar, insira um "X" (maiusculo e sem as aspas), nas celulas da coluna "E" para trazer o cep de acordo com o endereço da respectiva linha.

Alguns endereços não foram encontrados, talvez por se tratar de bairros novos, ou talvez o site estar desatualizado ou ainda, o endereço consultado utilizar o cep padrão da cidade. Então neste exemplo, 40,84% dos cep(s) retornaram.

 

Segue o exemplo em anexo:

 

planilha endereço imóveis - ch.zip

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @deciog e @Basole! A solução do Webservice me ajudou bastante. A base completa tem muitas entradas, o que dificultaria a organização da base de dados para uma busca mais precisa.

Creio que se eu tivesse maior conhecimento de VBA teria tirado maior proveito do webservice. Mas já resolveu uma grande parte da situação.


Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...