Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Nery Souza

Placa-mãe e vídeo onboard

Recommended Posts

Olá pessoal! Tenho um dúvida bem iniciante sobre placa-mãe e vídeo onboard.

 

Eu tenho um PC bem básico com uma placa-mãe PCWare IPMH81G1 e um processador Intel Pentium g3250. Tenho tido problemas de vídeo desde quando comprei essa placa, basicamente qualquer aplicação que use um pouco mais o vídeo a tela pisca e volta com aquela clássica mensagem de que "o driver de vídeo parou e se recuperou". Acontece que todos os drivers estão atualizados, já tentei inúmeras versões e soluções disponíveis na internet, mas o problema persiste. Suspeito que o problema seja dessa placa que é bem genérica.

 

Essa placa, segundo minhas pesquisas, é na verdade uma Gigabyte GA-H81M-H (são idênticas de fato). Será que é alguma configuração da BIOS?

 

Uma coisa que eu não entendo, são dois vídeos onboard? Um da placa e outro do processador (Intel HD Graphics)? Ou estou viajando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Nery Souza Você tem uma configuração limitada, por esse motivo quando você tenta executar tarefas mais pesadas como assistir um vídeo em Full Hd, ou utilizar vários programas ao menos tempo, você acaba se deparando com essa mensagem de erro "o driver de vídeo parou e se recuperou". Isso ocorre porque você tem um vídeo onboard, ou seja, parte da memória viva do sistema está sendo compartilhada com o barramento do processador, deixando o sistema mais lento. 

Nota-se que, em placas mãe quando há vídeo onboard ela possui normalmente uma saída VGA/HDMI na parte traseira. 

Quando se trata de vídeo dedicado, falamos de placas de vídeo off board, instaladas com o intuído de trabalhar com seu próprio GPU ou acelerador gráfico, focados na execução de imagens tridimensionais, desafogando assim, o uso da memoria e barramento do processador para a maior fluidez de sistema   :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

 

Realmente a configuração é bem limitada, mas a persistência desse problema parece bastante incomum. O problema ocorre até mesmo vendo vídeos no Youtube em resolução baixa ou mesmo enquanto escrevo um email. Uma rápida análise no gerenciador de tarefas mostra que não está ocorrendo um grande uso da minha configuração, o computador funciona de forma rápida, porém com esse erro no vídeo de forma aleatória.

 

Achei um caso de uma pessoa aqui do clubedohardware que descreve o mesmo probema:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1233081-pcware-ipmh81g1-como-atualizar-a-bios/

 

adicionado 10 minutos depois

@Adriel Sato Sabe o que pode ser? Será que é algum tipo de incompatibilidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Nery Souza Eu vi o tópico, já tentou atualizar a bios conforme disseram, realmente pode ser um erro na comunicação se a bios estiver desatualizada. Caso persista, teste outro monitor, ou desinstale o driver do monitor e tente novamente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Adriel Sato A atualização da BIOS foi a única coisa que não tentei ainda, mas irei tentar fazer com a da Gigabyte mais tarde, pois o suporte da PCWare é inexistente e a BIOS que eles forneciam era para outra revisão da placa. A minha é a PCWare IPMH81G1 rev 2.0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×