Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Estou desenvolvendo a planilha de gratificação, onde o funcionário irá receber o valor da célula C1, por m, para os tipos 1,2 e 3 de serviço. Para os demais itens, será pago, por peça, o valor da D1. 

Os critérios para pagamento de gratificação são: 

• Serviço entregue;
  • Pendência diferente de "falha na instalação";
  • Pago sempre no mês posterior à entrega (por isso a necessidade de somar apenas os valores dos serviços executados dentro do mês de referência).

Estava fazendo com a função SOMASES, mas os critérios aumentaram e me enrolei, porque não consigo usar a função OU dentro da função SOMASES e meus conhecimentos em excel são muito limitados.

Grata

Controle de Produção - Ficticio.xlsx

• Membro VIP
Postado

@Geciara

Fui tentar ajudar, mas ao verificar a tua fórmula, fiquei sem entender , pois em um dos critérios da fórmula você compara os dados da coluna F (tipo de serviço) que teria como critério tipo1, tipo 2 etc.., com "Sacada comum"; "Sacada Mega", etc...

Outro detalhe, na minha opinião você deveria usar a fórmula SOMARPRODUTO, que substitui com vantagens as funções SOMASE, SOMASES, CONT. e CONT.SES.

Descreva os critérios que deverão ser usados na fórmula.

[]s

Postado

Obrigada!

Me perdoe... Na verdade, quando fiz a planilha reduzida pra anexar aqui, eu esqueci de alterar a fórmula... Sacada Comum seria Tipo1, Sacada Mega, Tipo2 e assim por diante. 

Estou aprendendo a usar a fórmula SOMARPRODUTO, mas ainda não sei utilizar de forma a  resolver... São muitos tipos de serviço. 

Consegui fazer aqui com uma coluna auxiliar, onde eu uso a função se para filtrar os tipos e transformar em Tipo1 (pago por m), Tipo2 (pago por peça) e Tipo3 (não gratificado).

• Membro VIP
Postado

@Geciara

Estou esperando a descrição dos critérios, que solicitei na minha resposta, pois estou por fora da tua planilha.

Veja bem, você não pode comparar coisas diferentes, e para o Excel  Func. 1 é diferente de Func 1, pois na planilha Controle de Produção depois do c do func tem ponto e na planilha gratificação não tem.

[]s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!