Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers AM3 Athlon e Phenom


Posts recomendados

Galera, eu pretendo aposentar o meu athlon ii x2 250 e ir para um phenom ii x4 955, apesar de serem processadores antigos, vou conseguir extrair o máximo da minha placa de vídeo HD6850 (espero).

A dúvida é se o cooler desse meu athlon é igual ao desse phenom, pois eu vi que os phenom x6 vinham com um cooler mais "parrudo" por causa do seu aquecimento. Alguém sabe me responder isso?

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Esse Phenom tem um TDP maior (125W) em relação ao Athlon (95W). Usando o cooler box do Athlon no Phenom, vai fazer ele esquentar mais, mas não é um grande risco. Basta ter um bom fluxo de ar no gabinete.

 

Me equivoquei ao dizer que os coolers box eram os mesmos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode até tentar usar, mas fica de olho na temp. O cooler do Phenom é bem mais forte, além dos heatpipes, tem base de cobre e a ventoinha de maior pressão/fluxo.

 

Pior dos casos pega um desses Gamemaxx de 50 conto que já dá conta.

 

E outra, se está comprando, pega um FX de uma vez. Não recomendo nem um nem outro, mas se a única opção, pega o melhor de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o problema é que a minha placa-mãe não suporta AM3+ dos FX, somente AM3. Na verdade eu só queria um processador pra tocar a minha Radeon HD6850 sem gargalo e sem gastar muito, então vou colocar aqui umas opções e se vocês puderem, me ajudem a escolher a melhor opção para o que eu quero. Lembrando que ainda tem o custo do cooler

 

phenom ii x4 955 R$100,00

Phenom II X4 B97 R$140,00

Phenom II X4 960T R$120,00

Phenom II X4 965 R$130,00

Phenom II x6 1055T R$190,00

 

Preço tirado do Aliexpress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Não dava. Ela sempre ficava em 99%. 


A sua placa-mãe suporta os Phenom X6 (até o 1090T), porém a placa não tem dissipação nas fases, e sem dissipação já esquenta bastante, e os X6 ainda tem 125W de TDP... Embora os X6 rendem algo ainda hoje, não recomendo usar nessa placa.

 

Minha sugestão: 

- Phenom II X4 965 + Cooler Master T4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Pode usar, até porque a placa-mãe suporta. Só que eu não acho seguro, já que as fases já esquentam com dissipação, e colocando um processador que consome o máximo suportado e ainda sem dissipação nas fases... Mas isso é um achismo meu. 

 

Já que os X4 que você citou tem o mesmo consumo dos X6, compre o X6 e o cooler, e seja feliz! 

O X6 é praticamente um FX 6100/6300 de uma arquitetura antiga, mas muito semelhante. 

 

Os Phenom ainda rendem algo. É tipo kit LGA 775 que ainda é vendido por aí.  

 

Isso são as fases, caso não saiba... Está aqui:

Placa-mae-Asus-M4N68T-M-LE-screenshot-baixesoft.jpg.14b3e8516d22764c727d86b45463fad9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Então, eu olhei os preços dos X6 e me parece que eles são meio "valorizados", eu vou comprar o 955 x4 por ser o de custo x benefício melhor e já conseguir tocar a minha placa de vídeo, por incrível que pareça é até mais barato que o seu 945 rsrs.

 

Vou comprar também um cooler melhor, eu olhei o Deepcool Ice Edge Mini FS que se encontra entre 40 e 50 reais e já suporta AM4 e é melhor que o cooler dos Ryzen e o dos Phenom. Então, como pretendo fazer um upgrade completo ano que vem, já vou aproveitar esse cooler pra um Ryzen AM4.

 

Muito obrigado pelas dicas, foi realmente uma aula! E segue abaixo os vídeos do review do cooler para os interessados. Abraço.
 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Mesmo o 955 ser mais barato que o meu, ele ainda é um pouco melhor, já que tem 3.2GHz e 6MB de memória cache. 

 

O Mini FS é um bom cooler de entrada. Em comparação aos antigos cooler box da AMD, "qualquer" cooler é melhor. 

 

Aqui dá pra ter uma ideia do que você consegue jogar com o seu PC nos dias de hoje: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns modelos do Phenom II X4 que são 95W, mas a maioria dos Black Edition de fato é 125W.

Particularmente eu acharia melhor por um Deepcool Gammaxx 400, ele dá um belo custo-beneficio e é um air cooler excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Satoshi G2713 Nossa! Ótimo video que você achou, deu pra ver certinho a performance do conjunto nos jogos atuais. O 945 mostrou trabalhar com folga pra tocar a 6850. Excelente

 

@Amanda Gonçalo Então Amanda, eu procuro gastar o mínimo pra colocar o PC em uso agora, até porque eu pretendo ano que vem fazer um upgrade completo ano que vem.

 

Agora, uma ultima pergunta. A 6850 e a fonte que tenho aqui foram muito pouco usadas, acredito que vão durar por mais muito tempo, e mesmo o 955 conseguir tocar placa mais forte que a 6850, compensa eu fazer um upgrade de placa-mãe + memória + processador pelo fato destas peças aqui terem sido bastante usadas não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@parrud0www Os Phenom ainda conseguem segurar placas como a GTX 1050 Ti, pois já é notável a limitação de processador. E sem contar que com essa limitação, o processador não consegue tirar todo o poder da placa de vídeo.

 

A HD 6850 é uma boa placa, mas hoje ela não consegue dar conta dos jogos de forma satisfatória, além de ter jogos muito mal otimizados que prejudica o desempenho. 

 

De qualquer forma, sugiro o upgrade completo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Satoshi G2713 Entendi. Sabe o que é estranho? As empresas falarem que quanto melhor o cooler, é recomendado pra TDP mais altas, sendo que em reviews mostra que até mesmo esse da DeepCool Mini resfriam mais que os coolers originais da AMD que inclusive tem o heatpipe. Estranho isso... Parece até uma jogada de marketing pras pessoas comprarem coolers mais caros para processadores de TDP mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eai galera, to retornando com os upgrades. Já instalei o phenom ii x4 955 + CoolerMaster Hyper T4. Porém, o computador está fazendo uns barulhos estranhos depois da limpeza (por ar comprimido) e instalação das peças (que faz 4 dias). Me parece ser entre a fonte e o cooler da CPU.

Quando eu liguei ele hoje, o PC ligou, todos os coolers ligaram, não fez o barulho mas não deu video no monitor. Eu esperei um tempo e depois ele ligou, mas só da video depois que esse barulho começa.

 

Coloquei um video e uma foto do meu PC pra ajudar

PC.png.898793e53ab2007e6052ff1f927556d3.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!