Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor NAS - Low Power


Jair Medeiros

Posts recomendados

Olá a todos,
durante algumas semanas estive fuçando fóruns e páginas, das mais variadas línguas, em procura de uma solução disponível no orçamento de R$600,00 - R$800,00 para construir um servidor NAS, ou seja, com o propósito de compartilhamento de arquivos na rede LAN e até mesmo Online (OwnCloud, SAMPA, etc) entre vários computadores, em grande maioria, com Windows. Prezando os seguintes fatores:

 

  • Velocidade de R/W;
  • Baixo consumo de energia;
  • Funcionamento 24/7/365;
  • Proteção contra quedas de energia;
Dessa forma, atualmente meu plano consiste nos seguintes itens:

 

  1. Banana Pi (PRO ou M1+);
  2. SSD 120GB;
Porém, após chegar nesse artigo (http://linux-sunxi.org/Sunxi_devices_as_NAS), não gostei muitos dos resultados, por que vi que não estaria utilizando todo o poder do SSD utilizando de mini-pcs como a referida no plano.

Bom...
meu "norte" esta se voltando para esse outro artigo (https://sandeen.net/wordpress/computers/how-to-build-a-10w-6-5-terabyte-commodity-x86-linux-server/), mas não encontro MoBos similares a citada no site.

Alguma sugestão?

PS¹.: Tenho comigo 2 HDD (1TB e outro de 1.5TB) externos que usarei como backup rotineiro.
PS².: É possível utilizar de um power bank (~20 000mAh) para segurar dispositivos como este (~15W) por dois dias no máximo? (Esta seria minha alternativa para evitar a compra de um No-Break)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu faria algo similar ao artigo do Eric Sandeen: MD RAID1, XFS, CentOS 7. Acho que boa parte dos ajustes que ele comenta no blog podem ser automatizados através do daemon tuned.

 

Nos serviços, não sei dizer se existe algum software *cloud desses para CentOS 7. Ficaria com o Samba e MiniDLNA; este último teria que ser provavelmente compilado na mão usando a libavcodec/libavformat do repositório RPM Fusion.

 

Placas-mãe de baixo consumo são raras por aqui (dá raiva navegar na Newegg ou Amazon... :mad:). Há modelos "nacionais" com Celeron J3060 por aí na faixa dos 300 contos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 30/01/2018 às 15:01, Jair Medeiros disse:

banana pi r2 com suporte a 2 hds e com usb 3.0 no alliexpress    forum oficial http://www.banana-pi.org/r2.html      

MediaTek MT7623N, Quad-core ARM Cortex-A7

Mali 450 MP4 GPU

2G DDR3 SDRAM

Mini PCIE interface

SATA interface

4x Gigabit LAN 1x Gigabit WAN

 

 

r2-6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!