Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação oscilando e estalando!


lithium_ion

Posts recomendados

BOM DIA A TODOS!

Tenho uma relíquia, netbook EEE PC 1008HA, que ficou mais de 5 anos parado por falta de configuração de software. Fui tentar ligar ele essa semana, e ao conectar a fonte dele na tomada, ela começa dar uns estalos e o led na saída começa oscilar no mesmo ritmo dos estalos. Da a impressão da oscilação ter a curva igual a descarga de um capacitor, o LED acende e vai apagando até acontecer um estalo e ele brilhar novamente. Isso acontece com a fonte em aberto e também quando conectada ao notebook.

 

Abri a fonte, nada explodido ou pegado fogo. Testei o capacitor de saída e os diodos de retificação do secundário, normais. Fiz o esquema da parte do secundário. O primário eu estou me enrolando, não consigo entender os 2 enrolamentos do transformador de ferrite. Ainda tentando. Não sei o que testar/medir nessa fonte, gostaria de sugestões. Aparentemente o CI de controle, no primário, está escrito 63909, não achei datasheet dele, somente anúncios no Alibaba vendendo.

 

Usando um circuito boost converter de 150W (aquele clássico com PCI vermelha e dois dissipadores nas laterais, do Aliexpress), consegui ligar normalmente o notebook e configura-lo, usando 19v na saída.

 

Informações da fonte original:

-Bivolt (100-240v 50-60Hz)

-Saída de 19v 2,1A

P_20180131_082948.jpg

P_20180131_084638.jpg

P_20180131_084647.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não é muito cara, principalmente por ser bem antiguinha. Os 19v, pelo menos no tempo de resposta que meu multímetro tem (hm-2090) aparece variação de 13 a 19v, seguindo o ritmo do LED. Testei TODOS os componentes pth dessa placa, capacitores, resistor, diodos, diodos catodo comum, MOSFET, até o fio achando ser curto ou algo do tipo. Tudo perfeito, QUAL O SENTIDO??? kkkkkkk que agonia. Valores perfeitos ao nível de um capacitor de 680uF ter 679,4uF. O único que eu não faço ideia de como testar é o optoacoplador, não achei no datasheet os possíveis valores de polarização do led e do transistor interno desse opto acoplador (EL817C). Questão de honra/toc tentar ajeitar isso.

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

 

Li esse tópico antes de criar esse meu, o som é bem diferente, os estalos lembram aqueles curtos em capacitor carregado que aluno do primeiro ano da pra soltar faísca.

adicionado 13 minutos depois

Atualização:

Gravei um video do LED e dos estalos, sempre instala e o LED aumenta o brilho.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, lithium_ion disse:

Testei TODOS os componentes pth

Testa alguns smd. Pelo menos os resistores. Alguns dá pra medir o valor. Já os capacitores só mesmo tirando da placa. Alguns nem precisa. Valores intuitivos 100nF e 10nF

 

1 hora atrás, lithium_ion disse:

variação de 13 a 19v, seguindo o ritmo do LED

Bem .. este sintoma é de que uma saida auxiliar de V que alimenta o ci regulador não está ok. Algo como.. ele começa alimentar pela rede e espera a alimentação "de verdade" que vem do trafo

Se bem que vejo só 3 fios no primario portanto ele deve ser um autooscilador. Mas dê uma olhadela nos coadjuvantes de U1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Primeiramente peço desculpas pela demora em atualizações. 

 

Como foi recomendado, testei pelo menos os resistores SMD, e FINALMENTE achei algum errado. Um resistor de 5r6 está aberto, totalmente. Por ser SMD não encontro ele fácil, nem em sucata. Consegui encontrar um de 10r e 18r2, que em paralelo chegam em 6r45. Achei que é muito, perto dos 5r6 originais. Vou ver se consigo colocar, meio na gambiarra, um pth soldado direto na placa por baixo, com alguma cola térmica para evitar curtos e choques. 

 

Esse resistor era ligado em um dos terminais do transformador, em série com um diodo, a linha tinha dois capacitores em paralelo até a massa e liga no CI, não sei em qual terminal, já que não encontrei o datasheet. Irei testar no que resulta isso, torcendo para funcionar. MALDITO resistor...

 

Funcionou, liguei dois PTH mesmo de 10r em paralelo, com o multimetro bem calibrado deu cerca de 5r4. Funcionou normalmente, mesmo com a gambiarra feiosa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!