Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa MSI X399 SLI Plus + Fonte Corsair RM750X


Cicer8

Posts recomendados

Bom dia Gente!

 

Seguinte... fiz toda a instalação do meu computador, mas quando chegou nos cabos de alimentação, me bateu uma dúvida.

Minha placa-mãe é uma MSI x399 SLI Plus,  ela tem 2 CPU_Power ( a 1 e a 2, todas duas com 8PIN) e tem uma PCIe_Power com 6PIN.

Eu não tinha olhado a caixa da fonte, achei que tivesse com todos os cabos possíveis. Na montagem bateu a dúvida se eu ligava essa PCIe_Power com um cabo e com outro cabo PCIe, eu ligava a GPU. Mas achei estranho, porque no manual da GTX 1070TI ela só mostra pra conectar o cabo de alimentação só nela. Pensei: Se eu ligar essa PCIe_Power junto com a GPU, eu não vou sobrecarregar essa GPU? Ou essa alimentação é para ajudar em uma SLI? ou Placa de vídeo que não tenha alimentação direto nela? no manual não diz nada sobre o assunto especificamente, com detalhes.

Com essa dúvida, parti para conectar os cabos de força da CPU, ae que embolou tudo, só tem 1 cabo, a fonte de fabrica disponibilizou apenas 1 cabo para alimentar a CPU. Eu tinha certeza que comprei a fonte certa, pesquisei milhões de vezes, e voltei para a review onde me confirmou que seria a fonte certa. (https://www.youtube.com/watch?v=5gaf9K5Law0). Mas repare que ela ( a moça da review) instalou todas as entradas de POWER, tanto  as duas da CPU quanto a da GPU. Achei que esses cabos vinham de fabrica. Olhando mais Reviews no youtube, outra coisa me chamou atenção, cada placa x399 tem uma característica, se tratando de alimentação, algumas placas tem 2 CPU_Power, de 8 PIN cada uma, igual a minha MSI, outras tem 8PIN + 4PIN. E a MSI é a única que tem essa PCIe_Power perto da entrada PCIe. Virei a noite tentando achar algo sobre esse assunto, não encontrei nada para me explicar de forma clara.

Alguém pode me da essa "LUZ" em me explicar como solucionar essa situação. tem que comprar outros cabos? onde compro? Pesquisei se poderia usar cabos PCIe no lugar desse CPU, mas vi que muda as conexões ( Fase,Neutro... são invertidas, não sei se isso realmente procede)

 

Uma outra dúvida boba, o que seria a entrada Pump_Fan, ela serve pra ligar o que?
Abraço!

91810_1502811776_gg.jpg

Instalando GPU - Manual.jpg

Manual Pag Conexão Cabos POWER.jpg

Manual pag Informativo de Conexão POWER.jpg

MSI x399 SLI Plus.jpg

Placa-Mãe ASRock p AMD TR4 ATX Fatal1ty X399 Professional Gaming DDR4.jpg

Placa-Mãe ASRock p AMD TR4 ATX X399 Taichi DDR4.jpg

Placa-Mãe GIGABYTE p AMD TR4 ATX X399 AORUS GAMING 7 DDR4.jpg

ROG ZENITH EXTREME.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Cicer8 disse:

Na montagem bateu a dúvida se eu ligava essa PCIe_Power com um cabo e com outro cabo PCIe, eu ligava a GPU. Mas achei estranho, porque no manual da GTX 1070TI ela só mostra pra conectar o cabo de alimentação só nela. Pensei: Se eu ligar essa PCIe_Power junto com a GPU, eu não vou sobrecarregar essa GPU? Ou essa alimentação é para ajudar em uma SLI? ou Placa de vídeo que não tenha alimentação direto nela? no manual não diz nada sobre o assunto especificamente, com detalhes.

Esse conector extra na placa-mãe é só para fornecer alimentação extra na hora de usar muitas placas de vídeo. Se você só tem uma ou duas, não precisa ligar na mobo, conecte só na placa de vídeo mesmo.

 

1 hora atrás, Cicer8 disse:

parti para conectar os cabos de força da CPU, ae que embolou tudo, só tem 1 cabo, a fonte de fabrica disponibilizou apenas 1 cabo para alimentar a CPU. Eu tinha certeza que comprei a fonte certa, pesquisei milhões de vezes, e voltei para a review onde me confirmou que seria a fonte certa. (https://www.youtube.com/watch?v=5gaf9K5Law0). Mas repare que ela ( a moça da review) instalou todas as entradas de POWER, tanto  as duas da CPU quanto a da GPU. Achei que esses cabos vinham de fabrica.

De fato, essa fonte só tem um conector de 8 pinos para a CPU, que é exatamente o que eu esperaria de uma fonte desse nível. Se você tivesse olhado no site do fabricante, teria visto lá que só tem 1 conector EPS.

 

Quanto ao vídeo, fica fácil ver como ela conseguiu: ela não está usando os cabos padrões da fonte, ela comprou cabos personalizados para colocar nessa build. Esse é o segredo, ela mandou fazer cabos extras para deixar a build mais bonita e ter o necessário.

 

1 hora atrás, Cicer8 disse:

Olhando mais Reviews no youtube, outra coisa me chamou atenção, cada placa x399 tem uma característica, se tratando de alimentação, algumas placas tem 2 CPU_Power, de 8 PIN cada uma, igual a minha MSI, outras tem 8PIN + 4PIN.

Questão de design, alguns fabricantes projetam para 8+8 para dar mais margem para overclock / impressionar com marketing para mascarar outros aspectos da placa.

 

1 hora atrás, Cicer8 disse:

E a MSI é a única que tem essa PCIe_Power perto da entrada PCIe.

É frescura da MSI para fazer parecer que a placa é monstro, essa entrada é completamente desnecessária.

 

1 hora atrás, Cicer8 disse:

Alguém pode me da essa "LUZ" em me explicar como solucionar essa situação. tem que comprar outros cabos? onde compro? Pesquisei se poderia usar cabos PCIe no lugar desse CPU, mas vi que muda as conexões ( Fase,Neutro... são invertidas, não sei se isso realmente procede)

Você vai ter que comprar cabos personalizados ou então usar outra fonte. Quanto à usar cabos PCIe como CPU, não dá, a pinagem é diferente, tanto que o conector também tem formato diferente justamente para não dar risco de encaixar no lugar errado e queimar tudo.

 

1 hora atrás, Cicer8 disse:

Uma outra dúvida boba, o que seria a entrada Pump_Fan, ela serve pra ligar o que?

Serve para ligar a bomba de um water cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Primeiramente, muito Obrigado por me explicar.:)
Quando você falou de "Personalizar cabos", isso ao meu ver, perde a garantia do produto, ela fez uma adaptação, não sei se todas as saídas da fonte tem a mesma corrente/volt. Não quero arriscar.
Sobre o Pump_Fan, foi outra coisa que me gerou dúvida, a placa tem essa entrada e tem a CPU_fan. eu liguei o watercooler nessa  seguindo algumas observações em Reviews. Se eu liguei certo, essa Pump pode servir para ligar outras coisas?

Eu entrei em contato com a Loja que me vendeu a placa-mãe. O erro partiu deles, no site as características da placa-mãe estão equivocadas, a fonte que escolhi servia para essa placa-mãe. Tranquilamente. Só não imaginava que essas informações estavam erradas.
Ficar no aguardo para resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Cicer8 disse:

Quando você falou de "Personalizar cabos", isso ao meu ver, perde a garantia do produto, ela fez uma adaptação, não sei se todas as saídas da fonte tem a mesma corrente/volt. Não quero arriscar.

Você não está modificando a fonte ou os cabos dela, vai só comprar cabos extras. Não há perda nenhuma de garantia.

 

20 minutos atrás, Cicer8 disse:

Sobre o Pump_Fan, foi outra coisa que me gerou dúvida, a placa tem essa entrada e tem a CPU_fan. eu liguei o watercooler nessa  seguindo algumas observações em Reviews. Se eu liguei certo, essa Pump pode servir para ligar outras coisas?

Você liga os fans no CPU_Fan e a bomba no Pump_Fan. Mas também, isso não importa tanto, essa entrada é mais para loops customizados que usam bombas potentes e que puxam mais energia.

 

22 minutos atrás, Cicer8 disse:

Eu entrei em contato com a Loja que me vendeu a placa-mãe. O erro partiu deles, no site as características da placa-mãe estão equivocadas, a fonte que escolhi servia para essa placa-mãe. Tranquilamente. Só não imaginava que essas informações estavam erradas.

O problema nem é potência, essa aí tem de sobra. O problema é só a falta de um segundo cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voa tarde, eu também adquiri uma placa dessas, coloquei um processador 1920x, placa de video 1080ti, objetivo da máquina é  renderizar. Entretanto quando coloco para renderizar através do vray minha máquina vai a 5 GHz e 100% cpu, sem overclock, tudo normal... acaba que congela a imagem e tenho que reiniciar forçadamente... Aí vem a relação com o tópico, a minha fonte é uma corsair 750 assim como a citada, e na placa-mãe conectei só um cabo de energia, pelo fato da fonte não possuir os dois, o problema poderia estar relacionado a isso? Desesperado kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!