Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De algumas semanas para cá, meu drive (leitor/gravador) de Blu-ray no PC desktop (marca e modelo LG WH10LS30) parou de ler discos BD. Um certo BD não rodava nesse PC nem no meu notebook (com leitor de Blu-ray). Minha primeira providência foi tentar atualizar os drivers nos dois dispositivos, mas o Windows notificou que o melhor driver já estava instalado em ambos.

Então instalei o programa DriverMax nos dois computadores. Resultado: no notebook foi atualizado o driver do leitor de BD, que passou a rodar o disco em questão, mas no PC desktop não havia atualização de driver e o problema persiste. Apenas no PC desktop, e é só  dele que vou tratar daqui para a frente.

Fiz testes com vários discos BD, tentando abri-los com os programas DVDFab Media Player 3 Pro e CyberLink PowerDVD 17. Sempre que pedia para abrir ou executar os discos, esses programas apresentaram as mensagens de erro nas imagens.

DVDFab Media Player 3 Pro

fbplyre1.png.cc1c56fddcaba590f58a16d74dc7b6ac.png

CyberLink PowerDVD 17

pwrdvde1.png.568e993227d8e8a839836bcefa3ca8c1.png

Outro detalhe importante é que, ao colocar discos BD no drive, o Windows detecta a sua presença e exibe o caminho do drive no Explorer, mas sem identiificar o conteúdo e, ao clicar nesse caminho, o sistema apresenta a caixa de diálogo na imagem. Parece que o Windows interpreta a mídia como um disco vazio, a ser gravado.

bdexplrs.png.241fd2a3e89a7d8ac9ac44e81cb89faf.png

Fiz testes com discos de áudio e DVD, que rodaram normalmente, no Windows Media Player (áudio) e no PowerDVD (DVD).

Mas no DVDFab Media Player dá aquela mesma mensagem de erro fatal na imagem quando tento abrir o DVD usando a opção Abrir disco, e o programa se fecha.

fbplyre1.png.8a6ec73757862701058071fd93ca8a64.png

Se usar a opção Abrir pasta do disco e selecionar a pasta VIDEO_TS, o DVDFab Media Player roda o disco DVD.

fbplyre2.png.f94edbb6d2d0b261b2332a84df900d38.png

Outro teste foi abrir um DB e um DVD no DVDFab 10, programa que ripa, copia, converte etc. Só funcionou com o DVD, e antes funcionava também com BD.

dvdfbdvd.png.8849776fe38e8eaec0193880f9f2c295.png

Buscando possíveis soluções, baixei e atualizei com sucesso o firmware do leitor/gravador de Blu-ray. Mas isto também não resolveu o problema.

O lado mais chato deste caso é que não sei onde está o disco que veio com o hardware, não consigo encontrar nada de software para baixar no site do fabricante além da atualização do firmware e manual. E as soluções apresentadas lá também não resolveram. E eu penso que, mesmo se achar o disco original que veio com o drive, talvez o driver disponível não seja compatível com o Windows 10, pois o drive de Blu-ray foi instalado ainda com o Windows 7 ou anterior.

Resumo: o drive só abre discos com arquivos diversos, de áudio e DVD, mas não DB, embora o sistema detecte sua presença física, de certo modo estranho.

Alguém pode me dar uma luz sobre este drama? Grato agora.

Postado

Atualização

Tentei abrir um DVD com o Media Player Classic Home Cinema (atualizado) e também deu problema:

mpcbd_01.png.38cb41d45438d36fdb2b368b4aa560f1.png

E fiz um teste com o CyberLink Ultra HD Blu-ray Advisor, apenas para BD normal. Resultado:

uhdbrad1.png.d34511cbb6f43684fdc1fa1baa60205a.png

"Oops! Seu computador não suporta execução de Blu-ray"...

Esse é o resultado na interface do programa, que gerou um outro tipo de relatório, em HTML:

uhdbrad2.png.7b90378d87499192c0e1f0cadef2850e.png

Fiquei pensando... Será que a causa do problema pode ser algo simples em termos de hardware, tipo cabo solto, sujeira, oxidação ou coisa parecida?

• 6 meses depois...
Postado
  Em 09/02/2018 às 21:22, Paultx disse:

Atualização

Tentei abrir um DVD com o Media Player Classic Home Cinema (atualizado) e também deu problema:

mpcbd_01.png.38cb41d45438d36fdb2b368b4aa560f1.png

E fiz um teste com o CyberLink Ultra HD Blu-ray Advisor, apenas para BD normal. Resultado:

uhdbrad1.png.d34511cbb6f43684fdc1fa1baa60205a.png

"Oops! Seu computador não suporta execução de Blu-ray"...

Esse é o resultado na interface do programa, que gerou um outro tipo de relatório, em HTML:

uhdbrad2.png.7b90378d87499192c0e1f0cadef2850e.png

Fiquei pensando... Será que a causa do problema pode ser algo simples em termos de hardware, tipo cabo solto, sujeira, oxidação ou coisa parecida?

Expandir  

Estou com o mesmo problema, encontrou solução?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...