Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, bom dia a todos, estou com extrema dificuldade na remoção dos resídos de solda que ficam numa placa-mãe no setindo de repor o componente, ocorre que uso ferro Ikari de 30w, adicionei solda de baixa fusão, pasta de solda, malha desoldadora, estação de solda (pistola a 380* ) , já fiz os procedimento pelos dois lados da placam mantenho o ferro por longo tempo no furo com a malha e pasta e estanho, no entanto um dos furos não libera de jeito nenhum, meu relato é no sentido de solicitar aos mais experientes se têm alguma técnica diferente da citadas e como estão acostumados a resolver problemas desse genero. adoro eletrônica mas quando me deparo com uma situação dessas dá vontade de desistir de estudar.

obrigado a quem puder colaborar com alguma sugestão.

Bom caarnaval a todos.

Postado

Obrigado Isadora, mas não entendi quando você diz ¨talvez não tenha furo¨ . esclarecendo consegui tirar o capacitor por inteiro com os terminais intactos, porém a solda fechou os furos e já usei os métodos relatados. Quanto a usar um ferro com potência muito alto receio danificar a placa-mãe. Se você já tiver conhecimento de um método eficás pór favor me retorne. Á proposito pesquisei na Net e achei no mercado livre brocas próprias para placas eletrônicas, estou pensando um comprar uma bem fina que passe o pino do capacitor e usar a furadeira, o que você tem a dizer.

Bom carnaval.

Postado
7 horas atrás, Aladim de A.Pinheiro disse:

brocas próprias para placas eletrônicas, estou pensando um comprar uma bem fina que passe o pino do capacitor e usar a furadeira

Nunca, jamais faça isso.

Normalmente os furos são metalizados com o propósito de conduzir entre as camadas da placa.

Se passar uma broca e tirar a metalização, já era a placa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perdão não havia lido capacitor (muito menos pth) no primeiro post. Como conseguiu tirar? Se com ferro frio (de novo 30w é pouco) pode ter arrancado a metalização. Outra, será que não ficou pedaço do terminal no buraco? ... difícil né...

7 horas atrás, Aladim de A.Pinheiro disse:

usar um ferro com potência muito alto receio danificar a placa-mãe

Geralmente capacitor está entre vcc e gnd os quais têm muitas camadas de cobre. Não danifica se fizeres com 'carinho'. Algo como certifique-se que não tem trilha fina por perto e se tiver não encoste nela.

Não tem muita alternativa. O soldador vai ter que ser mais potente, deixar um certo tempo pra fundir a solda e usar sugador. P.ex. eu uso (usava/usaria) de 100W e claro algumas décadas de experiência as quais também te dizem pra que realmente...

8 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Nunca, jamais faça isso.

... com brocas

abç

Postado
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdão não havia lido capacitor (muito menos pth) no primeiro post. Como conseguiu tirar? Se com ferro frio (de novo 30w é pouco) pode ter arrancado a metalização. Outra, será que não ficou pedaço do terminal no buraco? ... difícil né...

Geralmente capacitor está entre vcc e gnd os quais têm muitas camadas de cobre. Não danifica se fizeres com 'carinho'. Algo como certifique-se que não tem trilha fina por perto e se tiver não encoste nela.

Não tem muita alternativa. O soldador vai ter que ser mais potente, deixar um certo tempo pra fundir a solda e usar sugador. P.ex. eu uso (usava/usaria) de 100W e claro algumas décadas de experiência as quais também te dizem pra que realmente...

... com brocas

abç

Valeu obrigado pelas dicas e orientações, bom carnaval.

adicionado 2 minutos depois
9 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Aladim de A.Pinheiro

ossos do ofício ...

Mete um pouquinho dessa solda de baixa fusão no furo e quando derreter tenta puxar com o sugador que deve sair tudo ou então mete a perninha do capacitor desse jeito mesmo mesmo sem remover a solda derretida.

Amigo ainda não tinha pensado nessa segunda opção afinal de contas porque tem que remover a solda que ficou no furo se o novo componente pode ser soldado a mesma. Valeu a dica me salvou dessa dificuldade. Abraço e bom carnaval.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!