Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detalhes da HL1202 para referência pessoal


Posts recomendados

  • Membro VIP

Comprei pela internet a Hl-1202 e enquanto ela não chega, reuni informações para meu uso pessoal, como se fosse um arquivo nas nuvens, de modo a acessar de qualquer lugar e também deixar disponível para demais pessoas interessadas, como no post abaixo:

Pesquisa de preços:

 

Preços de suprimentos paralelos (à partir de):

Engrenagem reset do toner R$ 7,00 + frete

Acessoria de instruções com Reset de toner R$ 20,00

Toner TN1060 R$ 22,00 + frete

Cilindro do foto condutor R$ 12,00 + frete

Foto condutor DR1060 R$ R$ 63,00 + frete

Rolo Fusor R$ 45,00 + frete

Rolo Pressor R$ 57,90 + frete

Kit Rolo Fusor e Rolo pressor Não encontrado

Unidade fusora Não encontrada

Impressora usada com defeito para aproveitar peças R$ 200,00

 

Preços de suprimentos originais:

Impressora nova a partir de R$ 400,00.

Toner novo R$ 140,00.

tn1060.jpg.226a527b6226fb8d11df979817cd6e62.jpg

Por enquanto só vi o preço da loja mais perto de casa e não pesquisei os demais itens porque neste momento não tenho interesse em comprar.

Meu plano inicial é comprar apenas um toner original do fabricante, para que ele tenha algum lucro no investimento que fez ao me proporcionar o equipamento, a partir dai, meu plano é a princípio realizar recargas por conta própria assumindo o risco dos danos sem acionar a garantia.

Acho prático ter um toner de reserva, acabou é só trocar. Mais tarde, conforme a necessidade, penso em comprar outras peças para deixar de reserva.

 

Drivers no site do fabricante.

 

Literatura encontrada na internet:

 

manual do usuário de 83 páginas

http://img.submarino.com.br/manuais/124040477.pdf

 

Manual do utilizador 78 páginas

http://download.brother.com/welcome/doc100172/cv_hl1210w_epr_usr.pdf

 

Technical reference guide 517 páginas

https://www.manualslib.com/products/Brother-Hl-1202-3675107.html

Apenas consulta no navegador, se criar usuário pode fazer download

 

Manual de serviço ? páginas

https://forum.eletronicabr.com/files/file/26821-manual-de-serviço-brother-hl-l6202/

Tem que criar um usuário e se logar para ter acesso

 

Parts Reference List 23 páginas

http://www.mk-electronic.at/spareparts/at/ger/PDFDokumente/Brother/Farblaser/HL-1200_01_02_08.pdf

 

No meio destas literaturas podem ser encontradas informações de como resetar tecnicamente, apenas com apertar de botões o cilindro foto condutor e unidade fusora.

Por exemplo (informação não confirmada):

Reset de cilindro, abrir a tampa com ela ligada, aperte X ou cancelar, na mensagem de trocar cilindro escolha sim.

 

Outros tipos de informações não podem ser encontradas nos manuais do fabricante.

Por exemplo (informação também não confirmada):

Reset de toner apenas para impressora sem atualização de firmware, se o firmware estiver atualizado a partir de 2018, não funciona, a impressora dá mensagem de “ocupada” e não conclui o reset.

No menu, procure por informações do aparelho, redefinir cilindro, Ok e segure, aparece seta para cima e seta para baixo, selecione iniciar, a tela deve se apagar, pressiona seta para cima até o número 10, pressione OK.

Este tipo de informação não é fornecida pelo fabricante justamente porque o usuário de posse dela vai recarregar cartuchos e deixar de comprar os suprimentos oficiais da empresa, reduzindo o lucro desta. Uma prova disto é o fato da atualização de firmware fornecida pelo fabricante já vir com a instrução de dar ocupada, impedindo o reset do toner pela impressora, procedimento facilmente contornável com o simples reposicionamento físico da engrenagem reset do toner, não serve o que vem na impressora, o toner inicial, porque este vem sem a engrenagem reset, tem que usar outro toner que não seja o inicial ou então instalar nele uma engrenagem reset.

Outra informação que não vem no manual é a troca dos cilindros da unidade fusora, justamente porque o fabricante só disponibiliza a unidade inteira, e os cilindros são comercializados no mercado paralelo, se bem que por via de regra na prática, nunca tem a unidade fusora nova para venda, ela sempre é encontrada recondicionada ou usada no mercado paralelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Foi entregue agora, lacrado com a nota fiscal, só fiquei preocupado com a data 170919:

bht2.thumb.jpg.7b864687d5da175932f3a9c5950a8446.jpg

Achei que a validade venceria no ano que vem, mas:

bht1.jpg.8b765d729bb52ab5472e0bb3321f2297.jpg

É indeterminada, deixei guardada dentro da caixa da impressora, para fácil acesso quando precisar.

 

Li algo sobre o Torner acabar e ser possível apertar algumas teclas para que ele possa imprimir mais algumas folhas antes de ser definitivamente trocado, estou devendo esta informação.

 

Vídeo sobre o reset da engrenagem no TN-1060:

 

Vídeo aula de recarga:

 

Reset de Toner da impressora, apertando sete vezes o botão:

 

Outro reset de Toner de forma diferente:

 

 

Agora o reset de cilindro:

 

Site descrevendo reset de forma diferente:

https://schematic.eletronicabr.com.br/impressoras-e-copiadoras/8/reset-impressora-brother-hl-1202/88503/

1- desligue a impressora
2 - aperte o botão de ligar e mantenha apertado
3 - uma vez que as duas luzes estiver acesa  abra a tampa 
4 - tirar o cartucho e cilindro e soltar o botão
5 - recolocar o cilindro   
6 - fechar a tampa 
7 - acionar duas vezes o botão   esperar um momento
8 - apertar seis vezes o botão de ligar   
10 - desligar e religar  
11 - pronto mandar imprimir

 

Outro site:

http://www.forumdoreciclador.com.br/index.php?topic=3972.0

1 desligue a impressora
2 aperte o botão de ligar e mantenha apertado
3 uma vez que as duas luzes estiver acesa  abra a tampa
4 tirar o cartucho e cilindro e soltar o botão
5 recolocar o cilindro   
6 fechar a tampa
7 acionar duas vezes o botão   esperar um momento
8 apertar seis vezes o botão de ligar   desligar e religar pronto mandar imprimir

 

User Guide em inglês 79 páginas:

https://cdn.cnetcontent.com/f4/fe/f4fe29f7-34e7-450b-bfce-b762ed1595de.pdf

 

Parece que o TN-1060 é a mesma coisa que o TN-1000:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso precise realizar a recuperação do rolo Fusor com teflon:

Centerflon 11 38565088 Não trabalha com isso.

Megaflon 11 32289990 Orçamento mínimo de R$ 800,00 de acordo com o diâmetro e o comprimento, tem que enviar com nota e depois enviam de volta de 8 a 10 dias.

Central Flon 11 41848338 R$ 35,00 a unidade mais o valor do frete de ida e de volta.

Trio System 11 42374177 R$ 40,00 + R$20,00 motoboy ida e volta (Osasco/CentroSampa) em 48 horas paga na retirada. (parei a pesquisa aqui, achei minha melhor opção.

Faltou pesquisar:

Fluortech

Tecnoflon

CDN Revestimentos

Aplivac

Tecflon

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Apareceu o primeiro aviso de Toner baixo:

Aviso2.jpg.0225382c17b33d5f9ccb9894606e47c4.jpg

Fui no contador de páginas, para isso, com a impressora ligada e pronta, aperte e solte rápido três vezes o botão de ligar, se não acontecer nada tente de novo até conseguir, uma folha será impressa:

digitalizar0010.pdf

Acima eu digitalizei o resultado da primeira folha impressa nela, onde o contador está em zero:

0.jpg.914c9b11567b88c34e3756713ac96c09.jpg

Junto com a folha que imprimi no primeiro aviso de Toner baixo:

450.jpg.837e83849a9c5bed6c7208f84c619e57.jpg

Onde aparece 450 folhas impressas, deu para notar que a qualidade da impressão caiu drasticamente, ficou bem mais clara. Espero que isto só aconteça com o Toner inicial e que o Toner novo (original) não tenha queda de qualidade, meu plano é comparar depois com o Toner recarregado, se nele também acontecer das folhas ficarem mais claras no fim do Toner, eu condeno esta impressora.

Retirei o Toner e dei umas sacudidas nele, para espalhar melhor o pó dentro dele e imprimi uma nova folha apertando rapidamente três vezes o botão de ligar, a impressão saiu fraca igual à anterior. Aproveitei para inspecionar o interior da impressora, está tudo limpo e perfeito, não tem nenhum sinal de vazamento de pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Eu tinha mais informações para compartilhar mas, de vez em quando perco todo meu material de pesquisa antes de salvar na internet, então, lá vai o que consegui recuperar depois a última catástrofe:

Para forçar a continuar imprimindo quando a impressora travar pedindo a troca do toner. (é o que pretendo fazer quando a impressora travar indicando o fim do toner inicial).

configToner.jpg.de62c85c4842367fdbc391ddb37fcd5c.jpg

Duração dos consumíveis.

Consumiveis.thumb.jpg.df714f25fe51100b304512959802c9b5.jpg

Cartucho inicial 700 páginas.

Cartucho comprado 1.000 páginas

Unidade de cilindro 10.000 páginas

 

Reset de configurações de fábrica.

5b7c59758a6e3_resetconfiguraes.thumb.jpg.35c54ebba3c4d8a9ad7dc2a5be0594fa.jpg

Reset de configurações padrão.

5b7c59ac4794c_resetdefabrica.thumb.jpg.00dc591b17d81cf847c92211f1d3917f.jpg

Troca de cilindro.

5b7c59f1c6723_trocarcilindro.thumb.jpg.058f32899ba07c7335a6a7a0aa047069.jpg

Consultar um dos vídeos acima que mostra o reset de cilindro (custava colocar a informação no manual, tinha que deixar "escondido" na nova unidade de cilindro, justamente para ser informação "secreta" pois só vai saber comprando o original, se comprar o paralelo não vem a instrução)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ontem à noite, depois de imprimir duas páginas, apareceu a mensagem na tela de substituir o toner e mostrando como fazer isto, eu já tenho toner novo original pronto para realizar a troca, porém, a minha curiosidade é saber como é o procedimento descrito no manual para forçar a máquina a continuar imprimindo (Foto e vídeo mais acima).

Surgiram duas possibilidades de situações distintas para esta ocorrência:

1- A impressora terminou a impressão enviada e depois deu a mensagem de troca do toner;

2- A impressora não terminou a impressão enviada, parou de imprimir e deu a mensagem de troca do toner.

Aconteceu comigo o caso 1, isso foi ontem e depois de usar eu desligo a impressora pelo botão, deixando na tomada, é o que sempre faço, quando vou usar eu ligo no botão.

Hoje eu liguei de novo com o objetivo de imprimir 11 páginas, o led de cima ficou piscando e apareceu a mensagem de substituir toner, mandei imprimir e apareceu mais uma mensagem de trocar toner, numa janela menor, três minutos depois uma terceira mensagem do Windows mostrou erro ao imprimir a impressora não pode imprimir e o documento ficou na fila de impressão.

 

Situação desesperadora para alguém que precise imprimir com urgência e não tem tempo ou dinheiro para trocar o toner.

 

Agora sim eu apertei e soltei brevemente o botão de ligar sete vezes (mais rápido que no vídeo acima), fez barulho de ligar e os dois leds ficaram apagados, depois apareceu a mensagem de impressora em estado de erro.

Diante da situação, de acordo com o manual, o esperado é que a impressora voltasse a imprimir porém, nada ocorreu por minutos.

Voltei a ler as instruções e apertei e soltei sete vezes de novo na esperança dela retornar ao estado anterior, nada aconteceu de novo e tentei mais uma vez sem êxito.

Tentei desligar no botão e não consegui, os leds ficaram piscando alternadamente, surge neste momento aquela sensação de que deu tudo errado e que a impressora já era. (Quem mandou se meter nisso! Eu bem que avisei!)

Não achei que deveria tentar tirar e colocar o toner ou fazer qualquer outra manobra a não ser tirar da tomada esperar um pouco e ligar de novo, repetindo todo o processo para ver se desta vez dá certo, assim que ligou já começou a imprimir as 11 folhas perfeitas com a mesma qualidade da última impressão, passados dois minutos o led vermelho parou de piscar e o led verde ficou acesso.

Por conclusão lógica, a impressora está no modo de continuação (impressão forçada) e para voltar ao normal ou configuração padrão (modo de parada), tenho que clicar mais sete vezes.

Tive que sair e voltei depois de uma hora, deixei ela ligada e estava no modo sleep, apertei o botão de ligar três vezes e imprimiu a página com o contador, mostrou 538 páginas impressas (contra as 700 páginas previstas no manual), depois de imprimir, o led vermelho piscou por algum tempo e apagou.

Tenho quatro opções agora:

1- Deixar como está e imprimir até aonde vai;

2- Clicar sete vezes para ver se volta a bloquear;

3- Tentar o reset do toner conforme o vídeo mais acima;

4- Desligar da tomada e ver se muda alguma coisa quando religar.

Faltou um detalhe importante, pesar o toner, antes, durante e depois, para ter uma ideia do real consumo do pó.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentei a opção 4, desliguei da tomada na sexta e no domingo liguei de novo, a impressora saiu do modo de continuação (impressão forçada) e voltou ao modo de substituir toner, após imprimir uma folha, entrou no modo de trocar toner (configuração normal, modo de parada).

Tentei o lance de apertar e soltar e soltar sete vezes de novo e deu certo na terceira tentativa, entrou no modo de continuação (impressão forçada), continua imprimindo perfeitamente na mesma qualidade da última impressão.

Próximo teste previsto, manter ligada na tomada e desligar apenas no botão para ver o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mantendo na tomada e desligando apenas no botão, mesmo indicando trocar toner a impressora continua a imprimir e não trava no modo de parada, curioso.

Então quer dizer que a opção 1 funciona desde que não tire da tomada. 

Testando a opção 2.

Apertar e soltar sete vezes faz a impressora alternar em trocar toner e substituir toner, muito interessante.

Observei que agora ela entra no modo sleep em cerca de um minuto, antes ela demorava mais.

Próximo teste opção 3.

adicionado 28 minutos depois

Do jeito que está, toda vez que liga, tem que ficar apertando botões para poder usar, justamente porque ela ou começa no aviso de trocar toner, travando no substituir logo depois da primeira impressão ou já começa no substituir toner, impedindo a impressão.

Fazendo a opção 3, reset do toner.

Primeira tentativa com base no vídeo mais acima de reset do toner, descrito abaixo de uma forma que eu possa entender:

1- Desligue a impressora, o led verde ou os leds vão se apagar;

2- Abra a tampa até ouvir o clique, de modo a ela ficar aberta, sem se fechar sózinha;

3- Mantenha pressionado ligar com a tampa aberta até acender os leds e solte. O led vermelho fica piscando;

4- Mantenha pressione ligar para apagar os leds;

5- Pressione e solte 2X rapidamente ligar para os leds acenderem;

6- Pressione e solte 6X rapidamente ligar para o led verde piscar;

7- Feche a tampa;

8- Espere aquecer e estará pronta com o toner resetado.

 

Não está dando certo, consigo ir até a parte 5, quando tento a parte 6 não muda nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois de umas vinte tentativas sem êxito, resolvi deixar de lado, levando em conta que no vídeo está escrito HL1202 (E) e a minha é só HL 1202.

Tentando agora uma outra alternativa diferente:

Em 09/03/2018 às 16:22, Pincipi disse:

Site descrevendo reset de forma diferente:

https://schematic.eletronicabr.com.br/impressoras-e-copiadoras/8/reset-impressora-brother-hl-1202/88503/

1- desligue a impressora
2 - aperte o botão de ligar e mantenha apertado
3 - uma vez que as duas luzes estiver acesa  abra a tampa 
4 - tirar o cartucho e cilindro e soltar o botão
5 - recolocar o cilindro   
6 - fechar a tampa 
7 - acionar duas vezes o botão   esperar um momento
8 - apertar seis vezes o botão de ligar   
10 - desligar e religar  
11 - pronto mandar imprimir

Na parte 7 ou 8 apareceu uma mensagem de dispositivo pronto para configurar no Windows, ignorei, desliguei e religuei, pronto o indicador mostra toner cheio.

A situação atual ficou assim:

Está com o toner inicial com previsão de 700 páginas.

O contador deve ter cerca de 550 impressões.

A diferença para acabar ( conforme a previsão de fábrica) deve estar em 150 impressões.

O contador deve indicar vazio de novo quando atingir cerca de 1.550 impressões.

Minha estimativa é que o pó acabe antes disso e terei que instalar o novo toner.

Viva a Brother!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membro VIP

No dia 09Jan19 o torner original ficou fraco com 843 páginas impressas e fiz a substituição pelo torner novo.

 

No dia 13Mar19 fiz a recarga do torner original, estava pesando 280 gramas, depois de passar o aspirador pesou 272 gramas, ou seja, com oito gramas de pó a impressão fica falhado ou fraca. Depois de recarregar com 70 gramas ou mais ou menos 150 Ml o cartucho pesou 342 gramas, faltando cerca de um centímetro para o pó chegar na boca de entrada. Coloquei o recarregado na impressora e fiz apenas uma página de teste que saiu perfeita, o pó havia sido comprado em 2016 no mercadolivre como amostra de 1 Kg pó Brother para recicladores por R4 40,00 e frete grátis ( o pedido mínimo era de 50 quilos).

 

Hoje dia 16Mar19, tirei o cartucho comprado para deixar de reserva e passei a utilizar o cartucho recarregado já que pode acontecer de acabar o original e ao usar o recarregado dar algum problema. Impressora com 1.074 impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Eu acabei por ficar alternando o uso dos torners original para melhor qualidade e recarregado para rascunho conforme a necessidade do momento, pois, o recarregado apresenta algumas falhas.

afalha.thumb.jpg.a01db5b03a5b46c2e0cf3d41230120e1.jpg

Acredito que seja algo no rolo interno, tipo uma contaminação com o pó anterior e o novo pó, impedindo que o pó novo passe para o rolo externo. Vou esperar chegar no fim para analisar melhor.

No dia 30Mai19 deu aviso de toner baixo e imprimi a folha:

aviso.jpg.52ec76d8ba5b864ce472b3ddff26e366.jpg

Contagem em 1340 impressões, com o detalhe que não havia observado antes do replace count contando agora 2 toner.

Meu plano agora é, quando der fim de toner, posicionar a engrenagem reset na posição original para ver se zera o contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom Dia,

Estas falhas me parece resíduo de toner acumulado na lamina dosadora, é aquela atrás do rolo de borracha. Retire o rolo e raspe de um lado ao outro com um plástico para não danificar que sai.

Lembrando de outro detalhe na recarga que é aspirar o rolo de espuma interno, ele deve ficar macio pois costuma acumular resíduo de toner também.

 

Boa Sorte

Helder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Mensagem de troca de toner, hoje 08 de agosto de 2019,  reposicionei a engrenagem reset conforme o vídeo acima, bastou soltar dois parafusos e duas travas plásticas, ai voou tudo porque não estava segurando direito, sorte que tinha o vídeo e ficou fácil achar a posição das peças, sendo que a tampa tem também uma pecinha preta que se encaixa exatamente onde vão os parafusos, assim que fiz a substituição deu para ouvir um pequeno estalo e a impressora ficou pronta com 100% de toner, imprimi uma folha mostrando page count 1471 e toner 3. No error history (last 10 erros) aparece replace toner em 540, 541 e em 1471.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Ontem achei um tempo, o dia todo na verdade, desmontei o toner inicial e recolhi o pó:

1.jpg.0028ffebb0538cd7c7ae173346d0d4e3.jpg

Depois aspirei, desmontei e lavei tudo na água e sabão, com uma escova de dentes e um pincel macio, abaixo o detalhe da lâmina, antes da lavagem, a qual era um dos suspeitos, como mencionado pelo Helder:

924763694_2lamina.jpg.1ab8f857e7b45f63a3b65d3ddb1ed702.jpg

Tinha apenas um pouco de pó mas, nada que coincidisse com as marcas no papel, tanto do lado de dentro como do lado de fora, inclusive a espuma também citada estava com pó apenas até a metade:

lamina4.jpg.322b741d8564a25528c82ce9a1eaf9a3.jpg

idem para o rolo interno, de espuma.

A mesma parte depois:espima3.jpg.c336d5919aebec14d6cab73fb8404c5b.jpg

 

Na realidade as marcas que passavam para o papel estavam no rolo externo, mesmo limpando com um pano, as marcas continuavam:

No detalhe em vermelho o inicio da limpeza:

1468742371_antes1.jpg.e047a113f04a30d2e15f803dcf4e609c.jpg

Na foto não apareceu bem, estes riscos que aparecem antes de limpar, continuaram depois da limpeza com um pano seco, parece que estavam grudados na borracha.

Ocorre que na limpeza pesada, usando uma bucha de lavar louça na parte verde, molhada com sabão de coco porque não tinha do comum e foi usado o que tinha:

3limpeza.jpg.059e1c3e38ce783be98feac9e21fed8a.jpg

As marcas desapareceram, os detalhes da desmontagem vou deixar para depois, pretendo montar uma espécie de tutorial, peça por peça como referência para uma futura desmontagem.

Pretendo destacar agora o seguinte teste, remontei tudo limpinho sem colocar o pó de toner, deixei seco:

antes45.jpg.b7bac920c1c2626f79b36bb25165a12f.jpg

Ai coloquei na impressora e mandei imprimir dez páginas de teste, que é claro, saíram todas em branco, ai o toner ficou assim:

depopis45.jpg.a56954feedbb16db9f339353c0c16d6d.jpg

Só apareceram marcas, nas extremidades da borracha, justamente onde ficam os feltros, enquanto que no meião, onde antes tinham as marcas de faixas de listras ou falhas, ficou perfeito, desta forma, acredito eu que eliminei a possibilidade delas terem sido causadas pela lâmina, ou pelo plástico do lado oposto. Tudo leva a crer que a causa era exatamente o rolo de borracha que estava sujo ou contaminado.

Está tudo pronto para a recarga mas, antes, em breve, vou definir o passo a passo da desmontagem.

adicionado 19 minutos depois

Já estava me esquecendo, também quero destacar os pontos de vazamento de pó que estavam visíveis:

1476028464_pontosvazamento.jpg.c3385688366e4322e1cb863538ea566c.jpg

Não atingiram a impressora ficaram apenas no cilindro ou DR-1060 ou DRUM, não lembro bem o nome certo, eu estava limpando de vez em quando para não acumular, durante a desmontagem pude observar:

pontosvazamento2.jpg.0807933494b0aa9c59cc87a8f64a307b.jpg

Do lado das engrenagens, parece vir do eixo interno:

pontosvazamento3.jpg.5d173c7db0e7489cb507c900ae9aed14.jpg

E do outro lado, de alguma parte da área destacada, aqui vazou bem menos pó:

pontosvazamento4.jpg.0f69f75641efbda428cd93e01d4b088e.jpg

O outro toner comprado não apresenta vazamento algum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando com a diversão, agora a sequência de desmontagem que eu escolhi pois, o interessado pode começar por onde quiser.

Primeiro do lado das engrenagens, ou para quem olha de frente, do lado direito. Estas são as peças que serão removidas, por fases:

9.jpg.d72f73dc2e4725ba68e36c3039dd4754.jpg

Fase 1, Solte os dois parafusos para poder estacar a peça LY8291 (destaque em verde) na Fase 2:

1.jpg.f8bb8b4a0cfb8f9651674c472945bef9.jpg

Ela tem duas travas:

2.jpg.ab797d3b590ef1ecefc568db298ce694.jpg

E

3.jpg.83e9838690a44a6d2576795a861db9c4.jpg

Fase 3, solte a LY8279 (destaque em verde) e as engrenagens brancas LY8272 e a sem nome, parecida com o smile de sorriso:

4.jpg.9b2c81c1adc3dcaecbc3bfd43c320a99.jpg

Fase 4, solte as engrenagens D e a sem nome:

5.jpg.fa37c26e05e4178e82bf6bfb175d9a79.jpg

Fase 5, solte o anel elástico e a C, esta aqui é igual a sem nome parecida com smile Sorriso só que com um dente aparente:

6.jpg.651da7f849c921a3609e3d32666fc31f.jpg

Uma recomendação especial à parte sobre o anel elástico, uma ponta de faca, chave de fenda ou algum outro objeto pontiagudo serve para encaixar no vão dele e forçar para fora:

w.jpg.2a05512727fbd7e076a44b088db1f6bd.jpg

Esta manobra pode fazer com que ele saia voando e se perca, então, cuidado também para não estragar ele tipo quebrar ou empenar. Para recolocar a mesma chave de fenda serve para forçar de volta, ou então, um alicate de ponta:

w2.jpg.0e09f0485f18439950957ec01494588f.jpg

Fase 6, solte a LY8268:

7.jpg.61e7e53d5ab90a342ed1b6c8f8796f36.jpg

Que tem três  travas:

7a.jpg.d1ef9f08fedfc3779df0d7b48f8980b3.jpg

E

7b.jpg.2b0be35ce54cc8d00fd62772fb3b2aaa.jpg

E

7c.jpg.13481c2a870df4e1214a59413baad9b1.jpg

Finalmente fica assim:

8.jpg.7cdfb2e0bf6ef95ac339a88e238e4b89.jpg

Do lado das engrenagens o rolo de borracha fica solto.

 

adicionado 9 minutos depois

Continuando do lado oposto, estas serão as peças removidas em suas respectivas fases:

6.jpg.e4f1c97d737819b47cfcbf0b0ecea413.jpg

Fase 1, remova o parafuso e o tampão, lembrando que este parafuso tem um tamanho diferente dos demais ele é maior, enquanto que os da lâmina e do lado das engrenagens são menores:

1.jpg.a7cd2b83363c85a778f3bcf0aa627622.jpg

Fase 2, remova a peça E (destaque em verde)

2.jpg.5889e267f2cdc0d65e0d15dcfb77914c.jpg

Fase 3, remova a peça LY8277:

3.jpg.9069030c14c776e98eb732faaa32fa28.jpg

Que também tem três travas:

3a.jpg.8e52966de1b042c6a68c2aa7066fc825.jpg

E

3b.jpg.c0ca32a962524e9598a0b6813c35d728.jpg

Fase 4, Remova a peça LY8279 (destaque em verde):

4.jpg.15b49f28106b89515d6923f5ce66f67c.jpg

Pronto, deve ficar assim:

5.jpg.a06760a147a7757a3d5a78a1b08b1cb2.jpg

Daqui para frente o rolo de borracha pode ser removido porque está solto dos dois lados, uma dica, o lado dentado dele coincide com o lado dentado do rolo de espuma.

adicionado 25 minutos depois

Caso queira avançar mais, se soltar os dois parafusos da lâmina, esta está colada na espuma em dois pontos das extremidades e basta puxar para rasgar a espuma e soltar, ficando assim:

1.jpg.fd76deebd3102b4c6965ae664f9883a3.jpg

Caso necessite fazer manutenção no rolo de espuma, eu imagino que ele seja colado na parte central ao eixo de metal, enquanto que suas pontas estão levemente coladas, basta força um pouco para um lado e para o outro que a espuma cede a ponto de expor a ponta do eixo, o suficiente para soltar uma ponta, exatamente como na foto abaixo:

2.jpg.990fe04b169eebbe2b44a4a9b873cfa4.jpg

Dai é só empurrar para cima que ele sai:

3.jpg.d8a3ae68eaf0abf4dda72a3680a13a34.jpg

A reinstalação segue o caminho inverso:

4.jpg.7f31fb106f4dc7540b98d30a4a465fcf.jpg

Encaixe primeiro o lado que tem o chanfrado.

Esta espuma é muito frágil e se rasga com facilidade, em outros toners TN221 e da impressora ML 1660 eu já tive o desprazer de constatar isso.

Este aqui foi uma exceção, pela primeira vez na minha vida a espuma estava boa e eu me animei a ir adiante, onde nunca estive antes e assim, poder matar minha curiosidade de como é que conseguiam montar este toner.

Aproveitando, depois mostro os detalhes dos feltros onde o eixo se apoia e também entro na questão de como pretendo resolver meus problemas de vazamento de pó de toner.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Finalmente a última parte das descobertas:

1.jpg.072f4c4bc2de45b9295e0962560d04da.jpg

O feltro do lado da engrenagem por fora acima e por dentro abaixo:

1a.jpg.64fa2332b9f128f320f898bc93905665.jpg

Agora do lado oposto:

2.jpg.a8e421e55a40b59c61df46f84cc2eca8.jpg

A manchinha preta deve ser por onde o pó vazou:

2a.jpg.d3abae69d8cbca4f13aa84bfd261d61a.jpg

Fui mais além e puxei parte da espuma que está grudada a um plástico fino, depois a outra espuma e a um feltro, o que fica em contato com o rolo de borracha:

3.jpg.9553324517ebc763f2736cfcbb115756.jpg

Acima a espuma está mais escura do que a espuma do outro lado que não apresenta vazamento:

4.jpg.bbce0e9498779ebb8e08efc5915632e6.jpg

Fiz até um esquema no papel para entender melhor:

esq.jpg.5b70fa4bf87417415955e5e6ef78e8c4.jpg

Depois de analisar tudo isso, parti para minha estratégia, umedecer tudo com um pouco de graxa de silicone, deste modo, acredito que o pó não consiga passar. Tudo que eu me refiro é espuma e feltro, por onde observei o pó passar e por onde acho que possa passar.

Já tive uma moto velha e o filtro de ar dela era uma espuma umedecida em óleo de motor, o ar passava por ela e as partículas de poeira ficavam gradadas na espuma, depois que impregnava, eu lavava e umedecia de novo, até ela não prestar mais.

Eu já fiz algo parecido com um toner TN221, usei vaselina sólida, ou pasta de vaselina, até que deu certo e o pó não vasou mais, e olha que tinha colocado apenas nos feltros que entravam em contato com o rolo, depois passei a usar também nas espumas, ocorre que agora sei que a vaselina é a base de petróleo e a tendência é que a espuma se derreta com o tempo, tipo uma reação química.

No caso da graxa de silicone isto não deve ocorrer, ainda verifiquei que a vaselina não derreteu com o calor então, com o silicone deve ser a mesma coisa. Mãos à obra:

5.jpg.506f2ed11390e110ef6892b37517d0d7.jpg

Também passei na espuma do eixo:

6.jpg.ccb77376f487e643450c3aa998f8ed6a.jpg

Esta aqui sai do lugar, então fica fácil passar a graxa e depois apertar entre os dedos para impregnar nela toda:

7.jpg.92236777654b1ea4485c07e61946f362.jpg

Em especial nesta parte, eu imagino que se a espuma não segurar o pó, ainda posso tentar um anel de borracha, daqueles usados em torneiras.

8.jpg.0ed878165b1e90d85f82aeec1a2fc896.jpg

Depois de colocar a espuma no lugar, basta encaixar a engrenagem (parece um smile de sorriso com um dente na boca). Para tirar a espuma, neste caso do TN1060, tem que puxar com cuidado com uma agulha para não rasgar.

 

Um detalhe observado na lâmina é uma pequena dobra na área de contato com o rolo e aproveitando, o detalhe da parte da espuma colada que se rasgou ao tirar a lâmina:

11.jpg.0f8c143b80ab960dd3dcf71a06d88e25.jpg

Depois de colocar o pó na recarga, vou passar também um pouco de silicone na junção da tampa, só por precaução:

10.jpg.37c8eaf20c0ceb1b3e6cf77e1f0329d8.jpg

Finalizando o evento, uma imagem de tudo desmontado e limpo:

12.jpg.1111646bdf28f9d42bdb6eb32936de93.jpg

Meu plano era fazer uma folha A4 para imprimir e usar ela como base, colocando as peças em seus respectivos lugares marcados, assim, não me perderia na desmontagem e montagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando a saga, fiz a recarga com pó de toner retirado da lixeira de outra impressora:

 

adicionado 34 minutos depois

Enchi até faltar cerca de dois centímetros:

recarga.jpg.26c54abf49820e18ededf77e2f637846.jpg

O toner vazio pesava 262 gramas e depois de cheio ficou com 306 gramas, ou seja coloquei 44 gramas. Em seguida coloquei na impressora e fiz a primeira folha de teste que estava perfeita, exceto por um erro repetitivo:

erro.jpg.bb5f9575ed70d76785628dcd73920abd.jpg

Ampliado é assim:

erro2.jpg.7ab3d8e571104d1976a15d0ea21263e3.jpg

Achei no cilindro a marca e limpei mas, mesmo assim o erro se repete, consigo ver a olho nú e não sai de jeito nenhum na fotografia. Procurei impressões anteriores e ele já estava lá, por conclusão, não surgiu agora, eu apenas não havia notado antes.

Assim ficou o cilindro de borracha depois da primeira impressão:

primeirapag.jpg.d28193fa5cb37c189c3cf542987b0d83.jpg

Parecia estar tudo perfeito até que imprimi mais dez páginas então, pude notar que a mesma falha de antes voltou:

mesmoerro.jpg.36ac101efbccb8f8ca38309ccf4460a8.jpg

O cilindro de borracha está com as mesmíssimas falhas, imagino que deve ser ocasionado quando raspa ou na lâmina ou no plástico do lado oposto.

Apenas como comparação, como fica usando o toner novo:

tonerbom.jpg.24ebd077b4a44fdef98b224ca440a391.jpg

Não tem falhas. Mais uma observação, o cilindro ficou bem sujo:

cilindro.jpg.f60e4baea8880b3e5beab9e2d77485e3.jpg

E quando uso no toner novo, fica limpinho:

2105120326_cilindrolimpo.jpg.f9bd3710da4ee1d2cc03d36ef306bad7.jpg

Pela lógica, apesar da folha ser impressa com perfeição usando o pó de toner do lixo de outra impressora, algum pó fica no cilindro e também na lâmina dosadora, o que a longo prazo vai acabar sujando toda a impressora. Também tenho que levar em conta que este pó tem resíduos de papel e de pó comum da atmosfera.

 

Parece que não tem jeito, vou ter que comprar outro toner, testar ele e se estiver perfeito, fazer mais testes, tipo trocar os cilindros de borracha para ver o que acontece, depois trocar as lâminas, quem sabe assim consigo apontar um culpado para a falha na impressão. Não vale a pena mexer no toner novo que está funcionando perfeitamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre o foto condutor, olhando nos registros das impressões anteriores, o ponto do erro repetitivo apareceu em janeiro de 2019 e se manteve igual até agora. Achei visualmente ele no cilindro e resolvi tentar limpar com o algodão seco da ponta de um cotonete, fui raspando, no inicio levemente e cada vez mais aumentando a força, sem obter qualquer resultado prático, até que de repente, ouvi um estalo e o pontinho sumiu do cilindro, visualmente não aparecia mais, só se podia observar os riscos causados pelo algodão. No teste de impressão o erro continuou normalmente e apareceram mais vários outros pontinhos minúsculos que não havia notado antes, todos na metade direita, isso me levou a cogitar em comprar outro cilindro e deixar este de reserva para o caso de rascunho.

A pesquisa das opções do foto condutor DRUM DR1060 ficaram assim:

R$ 35,00 mais o frete para o compatível novinho em folha completo.

R$ 19,90 mais o frete no original usado, precisando ser recondicionado.

R$ 13,26 mais o frete apenas o cilindro compatível novo.

Havia também anúncios do DRUM original novo mas, com o preço nas alturas, nem cheguei a anotar.

No caso do cilindro, havia apenas o compatível novo no mercado, não achei usado nem original.

No mercado internacional tinha só o DRUM completo, não achei o cilindro entretanto, o preço saiu mais caro do que comprar no Brasil.

Meu plano era comprar um DRUM usado e dois cilindros novos, assim, faria a troca e teria um na impressora e mais um de reserva, ocorre que quando calculo os valores com frete, o DR1060 compatível fica mais barato do que comprar o usado e recondicionar.

R$ 41,90 compatível novo.

R$ 50,96 ou R$ 46,06 usado mais o cilindro.

R$ 22,16 ou R$ 23,87 só o cilindro.

Ainda não consegui me decidir, se compro só o cilindro e deixo de reserva o com falhas, ou então se compro o Kit inteiro novo, nestes dois casos se o novo der defeito fico na mão. Talvez compre o Kit mais um cilindro novo, que é a opção mais segura para o caso de ter qualidade total.

 

Já na parte do toner TN1060 eu achei opção de comprar em lojas aqui perto:

R$ 180,00 novo original lacrado.

R$ 60,00 novo compatível.

Pela internet com o valor do frete incluído tem várias opções a partir de R$ 24,53 tanto o novo compatível quanto o recondicionado.

Só que teve um anúncio que coçou a minha mão, exatamente como ocorre na propaganda da televisão onde são mostrados os "namoradores de produtos", Comprei dez toners compatíveis vazios por R$ 67,80 em doze vezes sem juros, incluído o frete. Comprei num dia e no dia seguinte estava em minha porta. No final o vendedor mandou onze unidades e saiu a R$ 6,16 cada toner vazio.

Imprimi uma folha com cada um deles, no texto apenas um imprimiu com falhas, todos os outros imprimiram perfeitamente.

Já no caso de imprimir uma imagem preta, em sete deles ficaram perfeitas, deu para notar apenas um erro de repetição do lado direito mas, ele é em preto e apareceu em apenas três deles:

imagem2.jpg.b725445e86cd46b18056396371815063.jpg

Já nos outros quatro não apareceu nada, pelo menos ao olho nu, já que na digitalização deu para notar a mesma mancha na primeira:

imagem3.jpg.8947ad5e635185e80ed546fbf7d64704.jpg

Um mistério que posso associar ao rolo fusor provavelmente.

Decidi que vou ir usando os toners bons até eles começarem a falhar ou ficarem claros.

Já nos outros quatro, eu vou usar eles para trabalhar em minhas pesquisas:

imagem1.jpg.4250822d9d7f4d3316fd626bea365cc6.jpg

Eu imagino que dois deles tem a mesma falha do meu e os outros dois não tem falhas, apenas estão com pouco pó.

Há sim, um detalhe, tentei imprimir de um lado o texto e do outro lado a imagem mas, em algumas folhas eu errei e saíram do mesmo lado.

Pesei cada um deles e haviam três deles de um modelo diferente com uma tampa na parte de cima, para colocar o pó:

Depois posto a foto, minha esposa chegou e estou escondendo os toners dela, ela ainda está reclamando do pó que se espalhou pela casa e se descobrir que comprei mais toners para fazer experiências posso ficar sem esposa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes de iniciar os testes, revi todas as informações inclusive esta:

Em 03/06/2019 às 09:53, Eng. Helder disse:

Estas falhas me parece resíduo de toner acumulado na lamina dosadora, é aquela atrás do rolo de borracha. Retire o rolo e raspe de um lado ao outro com um plástico para não danificar que sai.

Eu limpei a lâmina dosadora apenas com um pano úmido, depois lavei com uma bucha de lavar pratos, eu achei que tinha limpado corretamente pois ao olho nu parecia limpo, acontece que tentei olhar mais atentamente, como nesta ampliação:

0.jpg.02ea01ee478e5734f90a4475efcd6489.jpg

Com o óculos para perto e uma lente de aumento, consegui perceber pequenos pontinhos ou traços pretos, exatamente ao longo da curva do metal, que coincidiam exatamente com as posições das marcas de falhas, parti para o plástico, conforme sugerido:

1.jpg.d69ae1632cefa65d302e9b4ce55176a4.jpg

Acho que uma tampinha de garrafa pet também serve para limpar.

Tem que ser no ângulo exato, se passar só em cima ou só embaixo não limpa, tem que ser bem onde encosta com o cilindro. Também tem que ser com a lâmina apoiada, ela é flexível, entorta um pouco se não estiver apoiada, quando passei o plástico com força, deu para ouvir e sentir ele pegando e arrancando os pontos impregnados:

2.jpg.816fcf96bbcad3ee5a3439c671cc59f3.jpg

Pelo detalhe, deu para ver a sujeira que foi arrancada e ficou no plástico. O resultado da impressão ficou assim:

3.jpg.c6e445843e68ce0cf1d27d54583f7ab7.jpg

Lembrando que tirei pó antes então, começou com o pó que já estava no rolo para depois começar a falhar porém, sem as marcas de falhas anteriores.

Agora sim eu entendi como é que se limpa direito uma lâmina, fiz até um esquema, o preto é o rolo e a lâmina é o cinza:

1734484395_esquemalmina.thumb.jpg.bf1629ae558fa32c757bfcfe51ff32f1.jpg

Obrigado mesmo pela dica Helder! Já tinha dado a solução desde o começo, eu é que sou cabeça dura e não tinha entendido direito.

Por falar nisso, ao invés de remover o rolo para limpar depois como sugerido, tirei a lâmina primeiro, mantendo o rolo, para sair foi fácil, o difícil foi encaixar a lâmina com o rolo instalado, já que ela dobra um pouco para encaixar.

 

Outra curiosidade:

dif.jpg.8a751333c73c788e29ffbc0a5bef0c2a.jpg

Lado a lado, à esquerda o toner inicial (original) e a direita o paralelo (compatível).

No destaque em vermelho o original não tem engrenagem reset mas, tem um plástico preto cobrindo a área da engrenagem. Já o paralelo tem a engrenagem reset e se tirar ela a impressora dá mensagem de que não tem toner.

No destaque em verde, o compatível tem a entrada de recarga na parte de cima, diferente do original que é na outra lateral:

lat.jpg.0d1c29cb997ea43f5e5fb29301371e74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Só para constar em 20ABR20 deu aviso de pouco toner ou toner baixo com 2040 páginas impressas. Pelo que pude notar, muito tempo antes, o barulho ao ligar a impressora foi ficando cada vez maior, do tipo as aletas de plástico do toner girando, com menos pó o som é mais nítido, quando se tem mais pó o som é menor ou é abafado.

 

Acho que já poso fazer um resumo com base nas páginas impressas e anotações nelas:

0000 impressões toner inicial.

0538 impressões aviso de fim de toner.

0843 impressões acabou o pó.

1074 impressões não anotei o evento.

1340 impressões aviso de toner baixo.

1471 impressões "reposicionada" não lembro o que significa.

1660 impressões recarga com pó de lixeira.

1779 impressões recarga com mistura de pós.

2040 impressões aviso de toner baixo.

 

Entre avisos de toner baixo dá uma diferença de 700 impressões.

Quanto a duração real do toner, não tenho como tirar conclusões porque fico alternado entre toner original e recarregado conforme a necessidade, se bem que agora, consegui definir um toner que eu mesmo recarreguei como sendo o principal porque imprime com qualidade idêntica ao original. Só posso definir a diferença de peso entre o cheio e o que começa a falar a cor preta, dando 70 gramas no caso do toner inicial.

 

Outra observação, apenas o toner original apresenta um pequeno vazamento de pó, enquanto que o toner recarregado em que encharquei as espumas com graxa de silicone não apresenta nenhuma espécie de vazamento de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu comprei três cilindros de reposição do DR1060 no site de leilões, saiu R$ 36,50 no total com o frete para SP, R$ 12,60 cada um, aproveitei que o vendedor baixou o preço. Na verdade a oferta era a R$ 30,60 o kit de 3 unidades com o frete grátis mas, depois que comprei, o site cancelou a compra alegando que o frete grátis era mais caro que o produto, ai o vendedor refez o anúncio com o frete por conta do comprador.

Considerando que a vida útil é de 3 recargas para cada cilindro, parece ter sido a melhor opção de economia na compra.

A opção de comprar um DR1060 completo com defeito (R$ 26,00 + frete de R$ 8,90) e apenas um cilindro de reposição ( R$ 13,00 + frete de R$ 8,90) ficou mais caro do que comprar o DR1060 completo do paralelo ( R$ 45,00 + frete de R$ 5,90), a diferença de uma opção para outra é de R$ 5,90.

E achava que deveria ser o contrário. O usado com reposição deveria ser mais barato que o novo mas, parece que está ocorrendo um fenômeno com as mercadorias da China, acabam sendo mais baratas do que a recuperação das usadas, por exemplo, sai mais barato um toner novo Chinamate do que comprar toners usados e recarregar, isso é mal para os recicladores e bom para o consumidor, por outro lado, a natureza que se dane porque já que não compensa recarregar, inevitavelmente vão sobrar mais carcaças sem serem reaproveitadas e lançadas no meio ambiente, 

Agora que recebi os cilindros, fiquei pensando como fazer a substituição e encontrei a solução aqui:

https://depaulati.comunidades.net/limpeza-no-kit-fotocondutor-dr-1060

Parece ser moleza.

Mãos a obra, primeiro desloquei a chave verde, depois usei uma pinça para soltar o anel elástico:

1.jpg.201916c8e6369bbee33d7c789c78eeb1.jpg

As pontas dela se encaixam nos vãos e basta fazer o movimento de alavanca apoiado no próprio eixo. Ela saiu fácil, aliás, saiu voando, quase perdi, então, acho que se fizer o movimento com um dedo apoiado em cima deve evitar a perda dela.

Só a título de comparação, o outro lado do eixo tem uma saliência que dificulta a desmontagem:

2.jpg.74e335665e15201606dee04e2f348e15.jpg

Eu esqueci de ver que diferença faz em deslocar ou não a chave verde antes de desmontar.

Na hora de separar a parte preta da parte verde eu achei alguma dificuldade nas travas do meio:

3.jpg.5ab46f20c03a28cb4794048db5d91848.jpg

Nas laterais saiu fácil e como não sei ainda a forma de lidar com estas travas, deixei elas como estavam, sem separar por completo as peças. Não limpei o eixo e demais partes como recomendado no site.

Para soltar o cilindro, eu percebi que do lado esquerdo, lado que tem as engrenagens, tem um ressalto no parte branca e do lado oposto é liso, saindo primeiro o lado direito é bem fácil e também é possível sair primeiro o lado esquerdo porém, tem que forçar um pouco a parte verde para conseguir liberar.

4.jpg.4af31cfcde83640badd732a4db805b05.jpg

Na montagem eu encaixei o cilindro primeiro do lado esquerdo e depois do lado direito sem nenhuma dificuldade, depois tentei o inverso, encaixando primeiro do lado direito e depois do lado esquerdo, assim foi um pouco mais difícil e tive que forçar um pouco a parte verde até obter o encaixe:

5.jpg.cbd047b917a029976623651baed5d367.jpg

Por uma questão de lógica eu montei o cilindro novo com o papel de proteção, o encaixe do eixo é facílimo, e mesmo que esteja desalinhado, dá para alinhar com algum objeto pontiagudo, depois bastou remover o adesivo branco e puxar o papel preto de proteção.

Eu queria primeiro observar a superfície do cilindro novo e realizar a limpeza para só depois montar mas, optei por fazer assim.

Na sequência, usei um alicate de ponta para travar o anel elástico de volta:

6.jpg.2f18bc91c9af5c34982096d96e5757e7.jpg

Eu até consegui encaixar parcialmente com a mão e na hora de empurrar com a pinça para travar ele saiu voando.

O tempo estimado para troca do cilindro é de um a dois minutos, isso sem realizar a limpeza, seria como um "pitstop" rápido, para o caso de surgir o defeito enquanto está imprimindo algo urgente.

Eu imprimi antes uma folha com o cilindro original:

7.jpg.82531ec023366ca1bb017fac6b38e08c.jpg

E depois uma folha com o cilindro novo:

8.jpg.821abd3e9dfcf16a98e73a378b792895.jpg

Fiz as marcas de repetição destacadas com caneta preta, eu esperava que o cilindro novo não tivesse nenhuma marca de repetição, talvez se eu tivesse realizado a limpeza antes... ...Não sei, vou continuar a utilizar normalmente e ver como fica, quem sabe esta marca desaparece.

Um detalhe que também notei é que a segunda folha ficou no começo suja, meio borrada de pó preto e conforme foi imprimindo, fez um degrade terminando com a folha limpa.

Também apareceram uns riscos nas letras da frase "Clube do Hardware", acontece que agora já estou esperto, eu já aprendi antes que precisa apenas limpar a lâmina do toner para os riscos sumirem.

É isso, a troca do cilindro é mamão com açúcar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para desencargo, imprimi uma folha com o cilindro novo e o toner original:

3c.jpg.dba73726b627df0adc9c8ef49663c98b.jpg

Ficou perfeita, sem nenhuma marca de repetição, falha, sujeira ou mancha, a propósito a distância das outras marcas de repetição são de 7,4 cm. Agora falta pela medida da distância relacionar o defeito a qual componente.

Faltou comentar algumas considerações, após a troca do cilindro fiz a limpeza do fio corona.

Na parte da garantia do Código de Defesa do Consumidor, suponha que resolva reclamar das marcas de repetição que apareceram ao usar o cilindro novo e que seja considerado defeito no cilindro, como fiz a compra pela internet, existe a possibilidade de abrir uma reclamação e efetuar a troca ou devolução, isto é direito garantido mas, pense bem antes, considere que tenha comprado o DRUM original da Brother, que é encontrado no comércio pela bagatela de R$ 620,00 na própria loja virtual da Brother ou em outras lojas, ai sim neste caso, se justifica reclamar e fazer valer seus direitos caso a peça apresente defeito, agora voltando para o meu caso prático, eu paguei 2% do valor de comércio, chega a ser irrisório frente as despesas de deslocamento ou tempo desperdiçado indo atrás do prejuízo, nem compensa e ainda por cima vou me queimar a toa com o fornecedor, pois as falhas podem ser decorrentes não do cilindro em si mas, de outros fatores como mal uso/montagem ou demais suprimentos não originais.

Agora sobre outro ponto e vista; eu não sou o consumidor final, sou um prestador de serviços, eu vou na casa do consumidor final ou ele veio na minha loja trazendo o problema, eu fiz o diagnóstico e o orçamento, é obrigação minha entregar a impressora funcionando perfeitamente ao dono, este é o meu serviço, eu fiz o meio de campo entre os fornecedores e o cliente.

Cabe a mim esclarecer que ao comprar peças não originais, a qualidade da impressão não pode ser tão boa como a impressão com peças originais. O que é mais barato não é o melhor, isto é uma regra.

Outras considerações, a peça original vem lacrada em uma caixa de papelão e só é encontrada completa, não são vendidas em partes, então, se achar apenas o cilindro à venda, nunca será um original de fábrica.

Apenas a título de comparação, abaixo uma imagem dos cilindros:

2.jpg.0253a88277155effa374bee2925574bc.jpg

Acima o cilindro do paralelo em sua embalagem de plástico bolha, no meio o mesmo cilindro não original novo, fora da embalagem e abaixo o cilindro original usado removido do DRUM.

Aqui não ocorreu variação de cor no acabamento embora que, geralmente tem acabamentos em verde ou em vermelho que diferenciam os originais dos paralelos.

Alguns fornecedores usam também uma caixa de papelão além do plástico bolha, outros usam o adesivo do código de barras para selar o plástico bolha, este selo é rasgado quando do momento da abertura ou então se abre rasgando o plástico bolha.

Neste meu caso, uma simples fita adesiva selava o plástico bolha, numa das embalagens pude notar marcas de dedo e sujeira no durex, o que indicava que a embalagem já havia sido aberta antes, idem no papel interior, ficou a marca original do selo branco, indicando que também foi aberto e recolocado, visualmente não achei alguma diferença ou sinal de que já tenha sido usado e rejeitado.

Continuando na comparação:

4.jpg.a3124b831f51f04068cb9e3a669b0263.jpg

O cilindro da esquerda é o original usado e o da direita o de reposição novo, no destaque em vermelho pude notar que o original tem uma área maior de exposição do alumínio, sem a camada de material fotossensível, no destaque em verde, os riscos e arranhões característicos de uso, neste caso com cerca de 2.000 impressões. Nas engrenagens não percebi nada que indicasse algum uso, nenhum desgaste ou sujeira.

Abaixo o outro lado:

5.jpg.bc46f2e3ae7de2e46d5a9a8343c8462a.jpg

Aqui inverteu, o novo do lado direito e o velho do lado esquerdo, no destaque em vermelho a área exposta do alumínio é maior no novo e inexistente no velho, na realidade, esta variação de área de exposição do alumínio sem o acabamento varia sutilmente de um cilindro para outro, deve ser por causa da forma de fabricação ou linha de produção e não serve como determinante para se definir como original ou não.

Eu imagino que o fabricante possa ser o mesmo, tipo assim, ele fornece para a Brother e fornece também para o mercado paralelo, se bem que podem existir vários fabricantes e várias qualidades de material.

Agora é bem fácil definir se já foi usado ou não, com base nas marcas das beiradas da folha de papel mostradas acima e também com base no desgaste da superfície:

 6.jpg.86158c6579e582f2c5b16bfe8975ad59.jpg

Na esquerda o cilindro original usado e na direita o paralelo novo, no destaque em vermelho os micro arranhões na superfície do cilindro usado, aqui deve ser considerado que além da passagem das 2.000 folhas de papel, também foi utilizado algodão nas duas ou três limpezas que realizei durante o uso.

Passar algodão seco deixa riscos bem mais visíveis do que o algodão molhado com álcool.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!