Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detalhes da HL1202 para referência pessoal


Posts recomendados

  • Membro VIP

Um detalhe final que esqueci de mencionar, o contador de vida do DRUM continua como se ele não tivesse sido trocado, hoje (28ABR20) conta com 39 de 50 blocos (50 blocos = 100%, 0 blocos = 0%) total de 2071 impressões, fazendo uma analogia de 10 blocos equivalentes a 2.000 impressões, chego a estimativa que o contador do DRUM deve zerar com 10K impressões.

9.jpg.ab19b905951c1ea692f06e32e25e76ab.jpg

O contador do toner está marcando 10 Blocos do total de 50 Blocos, eu me perdi na anotação de quando zerei o toner, pelo menos posso afirmar com certeza que o aviso de toner baixo ocorre quando o contador está em torno de 10 Blocos.

Eu limpei a lâmina do toner recarregado e mesmo assim ainda continuam as falhas ou riscos contínuos na folha. Parece que além da lâmina tem que limpar também o rolo.

Aproveitei e fiz o teste do rolamento do cilindro:

7.jpg.a722d19c9ffc6d2130efb17fa4284469.jpg

Usei um marcador de CD azul para fazer um risquinho, alinhei com o zero da régua e fui rolando, parei quando completou a volta, parando entre 7,4 mm e 7,5 mm.

O cilindro não tem rolamento para ser testado, eu rolei o cilindro no papel para medir o tamanho de um provável erro repetitivo, entendeu?.

Também dá para fazer a medição dando a volta no cilindro com um papel e marcando com a caneta, depois desenrola e mede na régua a distância da marca feita no papel.

Mesma coisa com uma linha ou fio dental.

De acordo com a medição feita, os erros repetitivos acima devem estar relacionados com o cilindro porque tem a mesma distância, o que eu não entendo é que só aparecem quando uso o toner do paralelo recarregado e não aparecem quando uso o toner original novo.

Imagino que o problema deve estar na qualidade do pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Acho que me perdi em minhas observações, de qualquer modo a situação está assim, estou usando apenas o toner número 11, ele vazio antes da recarga (19DEZ19) pesava 290 gramas e como estava imprimindo perfeito, continuei a usar até notar algumas falhas de impressão, em MAI20 removi a lâmina e fiz uma limpeza cuidadosa, mesmo assim as falhas persistiram:

11.jpg.bc5e9623f901a4099127ed4396950c44.jpg

Acima uma parte da folha impressa totalmente em preto, as falhas estão no centro, como se estivesse com pouco pó, o peso dele agora é 328 gramas, perdi a anotação do peso quando foi recarregado, pela diferença de vazio e de agora, ainda restam 38 gramas de pó, olhando pela abertura da tampa deu para observar que mais da metade está cheia.

Completei o pó até a boca, ficou pesando 346 gramas, a nova impressão ficou igual, tudo leva a crer que não é problema de pouco pó, me restam três suposições:

1-o pó é ruim;

2-tem algo na lâmina;

3-tem algo no rolo de espuma.

Abaixo o comparativo do antes e do depois de completar o pó:

teste2.jpg.5f8ea65bd63772feb0f33f967bb227fd.jpg

A metade de cima é com 328 gramas e a de baixo é com 346 gramas. Se olhar com muita atenção a parte mais preta é melhor em baixo. É uma característica desta impressora que notei bem no começo, quanto menos pó menos intenso é o preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixei de lado o toner 11 por enquanto, pretendo quando for possível, trocar a lâmina e ver no que dá, se não for a lâmina, vou remover todo o pó, lavar o cartucho e recarregar com outro pó diferente para comparar os resultados.

 

Enquanto isso, trabalhei no cartucho 12, lembrando que os cartuchos 11, 12 e 13 são iguais, apenas movi o pó de todos os cartuchos de primeiro uso para o 11, sem fazer qualquer tratamento neste.

 

Eu tenho agora 13 cartuchos no total, o número 1 é o inicial, o 2 é o original comprado, do 3 ao 10 são de um modelo e do 11 ao 13 de outro modelo, mais fácil de recarregar.

 

O cartucho 12 vazio e com o pó removido através de abrir a tampa e bater até não descer mais pó, pesou 270 gramas.

Desmontei ele todo e lavei com água e sabão, não utilizei aspirador de pó, guardei a água suja para ir evaporando num balde, coberto com uma tela anti-mosquito. Aqui eu estou pensando na questão do meio ambiente, eu não tenho aspirador de pó próprio para evitar que o pó contamine o ar, na parte de usar água eu também tenho consciência de que o pó pode alcançar e contaminar de alguma forma o lençol freático ou passar sem o devido tratamento pelo sistema de esgoto, ainda não sei o que vou fazer com o resíduo do balde.

A lavagem foi completa, as engrenagens estavam pretas de pó e o rolo de espuma foi lavado e enxaguado cerca de trinta vezes até a espuma sair cinza claro, o objetivo é não deixar qualquer resíduo do pó anterior, deixei tudo secando na sombra por um dia, com o rolo de espuma pendurado, tomei o cuidado de não usar pano para secar porque os fiapos grudam na espuma, e outro detalhe é o buraco dos parafusos que costuma ficar com água, tem que parafusar para a água sair ou introduzir uma tira fina de pano para absorver, se remontar com a água dentro, o parafuso enferruja.

As demais espumas da lâmina, dos rolos e do eixo interno eu passei graxa de silicone como forma de impedir o vazamento de pó por ali.

O cartucho limpo e remontado pesou 252 gramas, ou seja haviam 18 gramas de pó impregnados no rolo de espuma e nas demais partes internas da carcaça.

Com esta lavagem, eu imagino como ele sendo um cartucho novo de fábrica, a ser usado pela primeira vez.

Ele recarregado e cheio até a boca pesou 340 gramas, ou seja a recarga foi de 88 gramas, eu imagino que o certo seria recarregar com umas 60 gramas para ter um espaço suficiente para o pó não empedrar por estar tão compactado.

A conta que faço é esta, 18 gramas vão inevitavelmente se impregnar no rolo de espuma e aderir nas paredes internas, restando 70 gramas para uso.

 

Antes de limpar o cartucho eu imprimi uma página em preto, saiu quase perfeita, com exceção de que o preto estava um pouco fraco na tonalidade e depois da recarga imprimi outro, segue abaixo a comparação:

1.jpg.31f13d3d63189c996ead2e974a13eb5b.jpg

Acima o antes e abaixo o depois, ocorre que ao imprimir a página preta depois da recarga, apareceu o aviso de troca de toner, imprimi a página de contagem:

2.jpg.4ebb184a731149b4ef545f49c7381ead.jpg

Depois fui imprimindo mais páginas de teste, na terceira página a impressão ficou com o preto total perfeito sem falhas, nas duas anteriores teve algumas pequenas falhas, acho que devido ao rolo de espuma ainda estar absorvendo ou se impregnando de pó.

Agora eu tenho dois toners de comparação, o 11 foi recarregado com o pó dos demais toners e apresentou falhas antes de terminar a contagem de consumo da impressora, lembrando que fiz uso alternado com o toner original de fábrica, conforme a necessidade de melhor qualidade na impressão.

O 12 foi totalmente limpo e recarregado com outro pó, comprado em julho de 2016 por R$ 45,00 o quilo, com a seguinte designação "Pó de toner Brother Universal Black Preto importado TN450 TN360 TN580 TN750 TN650 Original para carcaças originais chapado 100% Store Nº 1513561" tratava-se de amostra de 1 Kg para recicladores, venda mínima de 10 Kg.

Este pó funciona maravilhosamente bem com texto na Brother MFC9330CDW, já com fotografias borra.

Agora vamos ver como se comporta na HL1202.

 

Outro detalhe, na hora de remontar este cartucho número 12, eu fiquei em dúvida quanto a posição da engrenagem reset e notei cinco posições possíveis de se encaixar, abaixo sem a engrenagem reset, no momento em que vai encaixar ela:

P0.jpg.746ef796c3c92a66057d6c6127b1917e.jpg

Depois na posição 1 abaixo:

P1.jpg.12fd70c97f95825971eb53a2f1042a1d.jpg

Posição 2 abaixo:

P2.jpg.aaf5ca9056e20aad6820e5382d111a4e.jpg

Posição 3 abaixo:

P3.jpg.e8e90265a1c66e5dd5c35a3823bef5da.jpg

Posição 4 abaixo:

P4.jpg.df19c2cb69678e7c3578200e345f417a.jpg

Posição 5 abaixo:

P5.jpg.e7000bf09de894cb45d3271b8d067915.jpg

Considerando que todos os cartuchos usados que comprei estavam na posição 1, posição esta em que a engrenagem do toner gira mas não aciona a engrenagem reset, creio que assim desta forma, esta posição não aciona o mecanismo da impressora para zerar o contador.

Já, de acordo com o vídeo mencionado antes, a posição número 5 é a posição indicada para que a engrenagem reset gire e venha a acionar o mecanismo da impressora para zerar a contagem. Vacilei e esqueci de observar o cartucho original de fábrica antes de colocar na impressora. Eu pude notar que os dentes da engrenagens se encaixam quando fica nesta posição (5):

aciona.jpg.06b761138079ad71dd0a65dd71f4edb9.jpg

Já em todas as demais posições (1, 2, 3 e 4) as engrenagens não encaixam:

naciona.jpg.ee27bb01b07b8dc4d32b4569e87876d8.jpg

Talvez seja uma espécie de pegadinha para quem não conhece a tecnologia e está tentando descobrir como funciona.

Também observei uma diferença no cartucho original, tem apenas três posições possíveis, duas sem acionar e uma que aciona.

Talvez também, pela teoria da conspiração, a engrenagem ao girar faça um clique em cada uma das posições até terminar o curso final, assim a impressora reconheça pela quantidade de cliques quando um cartucho é original ou então do paralelo, quem sabe? 4 cliques = paralelo e 2 cliques = original, quem sabe diferencie uma capacidade de impressões maior ou menor?

Deixei o cartucho original com a engrenagem reset na posição de ser acionada, para quando a impressora travar e não imprimir mais exigindo a troca de cartucho, ai coloco o original apenas para acionar a engrenagem reset, depois ponho o paralelo de volta.

Não posso me esquecer de na próxima vez que parar de imprimir, fazer a mesma coisa com o cartucho do paralelo e depois comparar a quantidade de impressões após o acionamento da engrenagem reset de um e do outro, para ver se existe alguma diferença ou se tanto faz.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Em 11Set20 a impressora parou de funcionar, depois de imprimir a folha um de um documento de seis páginas, exibindo o alerta de troca de toner, com o contador em 2367 páginas, apenas coloquei o toner novo com a engrenagem reset reposicionada como mencionado acima e após alguns instantes a impressora destravou e passou a indicar toner cheio 100%, depois troquei e recoloquei o toner que estava sendo usado, deixando o novo de reserva.

Nesta operação, ela não deu continuidade na impressão, tive que mandar imprimir de novo.

A impressão está perfeita, o pó que estou usando está se mostrando ser muito bom para esta impressora em textos e códigos de barra, ainda não testei com fotografias.

Apenas a titulo de observação, durante a pandemia, os preços da impressora nova duplicaram, antes era a partir de 400, agora é a partir de 800, chegando até 1087 e os preços das usadas são mais caros do que eram cobrados antes por uma nova, (existem anúncios com preços menores mas, são falsos, se comprar não recebe, fica sem o dinheiro) não encontrei nenhuma anunciada com defeito, já a oferta de peças avulsas está disponível para várias partes como fonte, fusor, molas, sensores, placas, roller e bandeja, quanto aos insumos do paralelo, alguns mantiveram os preços e a maioria teve aumento de cerca de 50%. O quilo de pó está a partir de R$ 70,00 chegando a R$ 200,00, com uma grande variação de marcas e qualidades. Na parte dos insumos originais o toner original que custava R$ 120,00 foi para R$ 219,00 na loja oficial da Brother e na Kalunga, em outros locais a oferta ainda é boa com uma grande variação de preços, tipo comprando dez unidades sai a 89 cada uma ou apenas uma unidade por R$ 260,00.

Eu diria que esta impressora está firme e forte no mercado, faço esta suposição com base no fato de ainda não haver um modelo novo que a substitua e também pelo fato de não haverem ofertas delas com defeito, também no fato de haverem muitas ofertas de insumos, além do que modelos concorrentes com um preço um pouco menor como a Elgin Pantum, HP, Kyocera, Xerox, Lexmark e Samsung, se baseiam em tecnologia de chip e tem insumos mais caros e com menos ofertas no comércio, ou melhor, não são encontrados em qualquer lugar, a desvantagem do chip é que no caso de recarga, necessariamente tem que trocar por um do paralelo além do pó e conforme a marca, não encontra nem o chip nem um eventual reset, neste quesito de recarga, a Brother com a tecnologia de engrenagem ganha disparado na economia em grandes quantidades de impressões, é claro, no caso de quem sabe lidar com a tecnologia, já no caso do usuário comum tem um empate técnico.

As demais com tecnologia de chip só compensam quando a quantidade de impressões é muito pequena.

É claro que um comparativo mais detalhado deste nível seria assunto de outro post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu juntei todas as folhas impressas através de apertar e soltar 3 vezes rapidamente o botão de ligar com a impressora ligada, fiz um estudo e cheguei as minhas conclusões pessoais de como interpretar o significado do resultado impresso, vamos começar pelo consumo da unidade DRUM, que está em 100% no contador 0000:

D1.jpg.f91c1028a98bd7c6466bd3e5e009156f.jpg

Eu já mencionei isto antes, começa com 50 blocos e deve ficar com zero blocos quando atingir 10K impressões, segundo o fabricante. No meu caso prático foi ficando assim, com 450 impressões:

D2.jpg.644b6a17be4ba44ebeac52d351694361.jpg

Com 843 impressões:

D3.jpg.25195a5f6df38f8a7677a0398584840e.jpg

Com 1074 impressões:

D4.jpg.e897725101c51887dac6f9dc894a5784.jpg

Com 1340 impressões:

D5.jpg.d0236faa2b0109ca16d5453212570ad9.jpg

Com 1677 impressões:

D6.jpg.0366dc41dcdc85e1ce273143ee13b1ac.jpg

Com 2063 impressões:

D7.jpg.a3a05f5d48c567239a573ff2e791cfb2.jpg

Com 2368 impressões (atual):

D8.jpg.80f5cb371e6dd5428474ee0750f11341.jpg

Em algum momento antes de atingir o fim, a impressora deve dar algum aviso da necessidade de troca.

Ai, imagine que tenha comprado uma impressora usada com 8K impressões e que ao imprimir a folha o contador esteja em 100%, isto não quer dizer que realmente o DRUM é novo, pode até ser, o que eu quero dizer é que na realidade o contador dele foi zerado e por enquanto, eu não tenho como afirmar quantas vezes ele foi zerado ou quantas vezes o DRUM foi realmente trocado. (abaixo tem o detalhe da contagem que começa em 0 e deve pular para 2 quando zera o contador)

Agora, partindo para a porcentagem do toner, começa em 100%:

T1.jpg.43e4dff5b3a95b6a9adf61a56236f8c2.jpg

Quando dá o aviso de toner baixo fica assim:

T2.jpg.0dc1a19e29c429a03f4da2e789d27ee5.jpg

E quando para de imprimir avisando que o toner acabou:

T3.jpg.def4c11767db14cba6dd6336d806a735.jpg

Ainda no toner, além do consumo, também indica, quantos foram trocados, ou então quantas vezes foi acionada a engrenagem reset ou a combinação de teclas, quando a impressora é nova fica assim:

0hl.jpg.9113f958e4ef9af18bdf3853e5b85486.jpg

Note que do lado esquerdo está escrito INBOX TONER e no lado direito TONER:0. Quando eu coloquei o primeiro toner de reposição ficou assim:

01HL.jpg.15e04a7cf49ccf6d040c2bbc5571e8cc.jpg

Note que mudou de INBOX para STANDARD e que o contador mudou de 0 para 2. Quando eu usei a combinação de teclas para zerar o contador do toner ficou assim:

02HL.jpg.a3cd4ce40a0655c39b0013d8eb1a6101.jpg

E quando eu coloquei agora o toner com a engrenagem reset reposicionada ficou assim:

03HL.jpg.cbba45e6d781c59886ea5022b58664ef.jpg

Então, tanto faz acionar a engrenagem reset ou usar a combinação de teclas que o contador muda, seguindo a sequência 0, 2, 3, 4, 5 etc. O zero quer dizer toner 1, o inicial e o próximo a ser usado na reposição é o 2.

Ainda tem mais uma curiosidade, noutra parte:

E1.jpg.41c297151833c21c46dcdd96595fe0f0.jpg

Quando a contagem do toner é zerada se utilizando a engrenagem reset, aparece no REPLACE TONER a palavra STOP (lado esquerdo em baixo) e quando a contagem do toner é zerada se utilizando a combinação de teclas, permanece a palavra CONTINUE:

E2.jpg.c3d8ef35318e26ac13df54b0cb996aa5.jpg

Quando o indicador de fim de toner é acionado, a palavra STOP muda para CONTINUE. Ou seja, por exemplo aparece que o toner está em 100% e também aparece a palavra CONTINUE, significa que o contador foi zerado através da combinação de teclas e não pela engrenagem reset. O que dá a entender que o cartucho de toner estaria com a capacidade reduzida e o pó poderia acabar antes de chegar a 0%, diferente seria se aparece STOP, o que dá a entender que o toner foi trocado porque foi acionada a engrenagem reset. Realmente para se ter uma posição da quantidade de pó ainda restante no cartucho, só pesando mesmo. Se basear pela interpretação dos resultados na página impressa é apenas uma estimativa, pois não se sabe como realmente a impressora foi utilizada pelo proprietário anterior, se conforme a orientação do fabricante ou se através de gambiarras aplicadas por quem conhece o funcionamento e particularidades da impressora. Como eu e você conhecemos agora.

Já no caso das demais informações, eu não sei dizer mas, minha impressora não se desliga automaticamente (AUTO POWER OFF: OFF), ela entra em modo de sono (SLEEP INDICATION: DIMMED).

 

Outra estimativa, conforme o fabricante, o toner inicial deveria durar 700 impressões e os demais de reposição 1000 cada, assim, desta forma a estimativa de toners deveria ser mais ou menos assim:

De 0000 a 0700 toner 0 inicial (700)

De 0701 a 1700 toner 2 reposição (1.000)

De 1701 a 2700 toner 3 (1.000)

De 2701 a 3701 toner 4 (1.000)

E assim por diante mas, na prática, aconteceu assim comigo

De 0000 a 0842 toner inicial 0 (842)

De 0843 a 1470 toner 2 reposição (627)

De 1471 a 2367 toner 3 (896)

De 2367 a ???? toner 4 (????)

Esta diferença deve se dar por causa da metodologia e forma de contagem do rendimento que se baseia na norma ISSO/IEC 19752 (Carta/A4). Tem uma boa explicação para isto aqui:

http://fattorial.com.br/wpress/entenda-a-durabilidade-do-seu-cartucho/

Eu sempre quis fazer um teste prático na Brother para saber se funciona conforme a norma, tipo; colocar um toner novo e ir imprimindo folhas com apenas um ponto na página, ver quantas consegue imprimir até acusar o fim do toner, depois colocar outro toner novo e ir imprimindo folhas em preto total para ver quantas consegue imprimir.

Depois eu iria repetir o mesmo teste, desta vez com o cartucho vazio, sem pó e ver se vai dar a mesma quantidade de folhas.

E ainda faria um terceiro teste igual, só que desta vez usando a combinação de teclas e não a engrenagem reset para ver se tem o mesmo rendimento.

Já fiz este teste numa jato de tinta e funcionou conforme a norma.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Na BlackFriday de 2020 comprei um rolo fusor de reserva, R$ 22,50 mais o frete de R$ 4,90. Chegou hoje, com nota fiscal e garantia de 90 dias. Não tem como testar agora, só vou fazer isto quando der algum problema no meu fusor, isso se der algum porque tem a possibilidade da impressora se acabar sem dar defeito no rolo fusor.

Aproveitando, uma comparação na pesquisa de preços de fevereiro de 2018 com os preços atuais:

 

Preços de suprimentos paralelos (à partir de):

Engrenagem reset do toner R$ 7,00 + frete *hoje em R$ 11,90 + frete, tem uma oferta nova para o kit (Tampa + Engrenagem) do TN1060 a partir de R$ 30,00

Acessoria de instruções com Reset de toner R$ 20,00 *hoje não encontrado

Toner TN1060 R$ 22,00 + frete *hoje R$ 23,41 + frete

Cilindro do foto condutor R$ 12,00 + frete *hoje R$ 15,95 + frete

Foto condutor DR1060 R$ R$ 63,00 + frete *hoje R$ 41,00 + frete

Rolo Fusor R$ 45,00 + frete *hoje R$ 22,50 + frete

Rolo Pressor R$ 57,90 + frete *hoje R$ 43,49

Kit Rolo Fusor e Rolo pressor Não encontrado *hoje R$ 64,40 + frete

Unidade fusora Não encontrada *hoje R$ 199,00 usada e R$ 299,00 nova

Impressora usada com defeito para aproveitar peças R$ 200,00 *hoje não encontrada mas tem usada sem defeito a partir de R$ 580,00 chegando a R$ 800,00

 

Preços de suprimentos originais:

Impressora nova a partir de R$ 400,00. *hoje a partir de R$ 849,00 chegando a R$ 1.099,00

Toner novo R$ 140,00. *hoje R$ 219,00 com frete grátis na Brother e sites parceiros, tem anúncio em site de leilões por R$ 63,87 + frete mas, não sei se é verdadeiro

 

Uma novidade é que hoje em dia tem algumas ofertas de peças novas ou usadas, como unidade laser(99), placa lógica(330), placa fonte(99), molas(50), pickup roller(40), motor(130) e sensores(50).

 

A lei de mercado diz que a demanda está boa para esta impressora e seus suprimentos. Eu imaginei que a Elgin Pantum com seu baixo preço inicial fosse dominar o mercado e fazer a Brother cair mas, a Brother continua firme e forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Em 12Mar21, usando o toner recarregado, ao imprimir algumas folhas, notei umas falhas e fiz um teste com uma folha inteira em preto:

1.jpg.a0c200ef0a65539ca7b2a80253f4a476.jpg

É a parte de baixo com os erros de repetição marcados com o circulo em vermelho, fui limpar o cilindro com a ponta de um cotonete seco e as marcas estavam duras, tipo pó de toner seco e grudado então, molhei levemente a ponta do cotonete com um APC diluído em dez partes de água, é um limpador multiuso, semelhante a um veja, soltou facinho o pó incrustado e sequei com a outra ponta do algodão, na segunda folha de teste, a do meio, apareceram as marcas onde apliquei o produto, tive que pegar um pano macio e seco para limpar todo o cilindro de ponta a ponta em diversas passagens para tentar remover todos os resíduos e deixar bem seco, no final, na terceira folha de teste, a folha de cima, as marcas ficaram quase imperceptíveis.

Para controle a folha de situação:

2.jpg.f71ae2a48a3c1a34b37758cc2bb947fe.jpg

Já conto com 2967 páginas impressas e fiz aniversário de 3 anos de uso, digamos que neste período imprimi em média mil páginas por ano, 84 páginas por mês e 3 páginas por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz uma revisão na internet à procura de algum manual novo e não encontrei o Service Manual de forma gratuita mas, encontrei um outro Parts Reference list:

HL1201PartsreferenceList.jpg.5776ef906e64ee7f6d1cf4259a7affae.jpg

HL-1200 Parts Reference List 010208.pdf

Pelo menos neste aqui não está inserida a propaganda de quem está vendendo o manual.

E após mais algumas pesquisas cheguei no Service manual da série 11XX:

HL1110ServiceManual.jpg.718f6b51d3b4e6f16e06283d89c4947c.jpg

HL-1110 Service manual.pdf

Em ambos os casos eu perdi o link de onde baixei os arquivos, caiu um raio e perdi o rascunho da pesquisa.

Visualmente as peças da 11XX são muito parecidas com as da HL-1202 embora que, os códigos sejam bem diferentes, de qualquer forma achei muitas informações interessantes como atualização de firmware, descobrindo para o que serve o código de barras da etiqueta sob a tampa além de outros segredos da da HL-11XX que servem na HL1202.

O manual está em inglês então, copiei e colei no tradutor algumas informações como segue:

 

TESTE DE IMPRESSÃO Pág 86 4.Test Printing

Esta função é para imprimir uma página de teste.

<Procedimento Operacional>

 

(1) Verifique se o interruptor de alimentação está DESLIGADO. Pressione e segure o botão e verifique se os LEDs Ready e Error estão acesos. Em seguida, abra a tampa superior e verifique se o LED de erro

apaga e apenas o LED Pronto acende. Feche a tampa superior e pressione o botão.

 

(2) Pressione o botão uma vez para iniciar a impressão de teste.

 

IMPRESSÃO DE MANUTENÇÃO Pág 87 5. Maintenance Printing

Esta função é para imprimir uma lista de informações de manutenção, incluindo informações de cobertura da impressora.

<Procedimento Operacional>

 

(1) Verifique se o interruptor de alimentação está DESLIGADO. Pressione e segure o botão e verifique se os LEDs Ready e Error estão acesos. Em seguida, abra a tampa superior e verifique se o LED de erro

apaga e apenas o LED Pronto acende.

 

(2) Retire a unidade de cilindro e verifique se o LED Error está aceso. Verifique se o Pronto e Os LEDs de erro acendem e soltam o botão. Verifique se todos os LEDs estão apagados.

 

(3) Coloque a unidade do cilindro e feche a tampa superior.

 

(4) Pressione o botão duas vezes. Verifique se o LED de erro está aceso.

 

(5) Pressione o botão uma vez para iniciar a impressão de manutenção

 

Comigo funcionou assim:

1- Com a impressora desligada, pressionei e mantive pressionado o botão com a mão direita;

2-Ainda com o botão pressionado, após os dois LEDs ficarem acessos abri a tampa com a mão esquerda;

3-Ainda com o botão pressionado e com a tampa aberta, removi a unidade de cilindro com a mão esquerda para depois soltar o botão que estava pressionado com a mão direita;

4- Recoloquei o cilindro com as duas mãos e fechei a tampa;

5-Pressionei e soltei o botão 2X e o LED (vermelho) de erro acendeu;

6-Com o LED de erro acesso pressionei e soltei o botão 1X e logo em seguida imprimiu o teste:

teste.jpg.e304abe50a160399b85ff43c448b6a68.jpg

Segue abaixo a tradução do que significa cada item que numerei com a caneta azul:

 

01 Nome do modelo

02 Número de série

03 Máquina ROM versão

04 Versão do arquivo do motor

05 Total de páginas impressas

06 Página de contagem do tambor / rotações do tambor

07 Cobertura média acumulada

08 Cobertura média pelo cartucho de toner que é usado atualmente

09 Cobertura média pelo cartucho de tonerque é usado anteriormente

10 Total de páginas impressas no correspondente valor do tambor (vida restante do tambor)

11 Total de páginas impressas do conjunto anterior cartucho de toner

12 Total de páginas impressas do toner atualmente definido cartucho (vida restante do toner cartucho)

13 Total de papéis de entrada de tamanho A4 / Carta

Tamanho

14 Total de papéis de entrada de tamanho Legal / Folio Tamanho

15 Total de papéis de entrada, exceto tamanho A4 /Tamanho carta / tamanho ofício / tamanho fólio

16 Atolamentos de papel que ocorreram na bandeja

17 atolamentos de papel que ocorreram dentro a máquina

18 atolamentos de papel que ocorreram no caminho de ejeção do papel

19 Registro de erro da máquina

20 O número de vezes que a unidade de cilindro foi substituído

21 O número de vezes que o toner cartucho foi substituído

22 Rotações do rolo revelador de atualmente definido cartucho de toner

23 Rotações do rolo revelador de cartucho de toner previamente definido

24 Valor de tensão de polarização atual em desenvolvimento

25 Tempo total de distribuição de energia

26 O número de vezes que o poder foi ligado

27 Estado operacional do sensor

KO: Tempo de sensor de alimentação de papel DESLIGADO / Tempo de sensor de alimentação de papel LIGADO

RS: Tempo DESLIGADO do sensor de posição de impressão de papel / Tempo LIGADO do sensor de posição de impressão de papel

EJ: Tempo de ejeção do sensor OFF / Ejeção do sensor ON

28 Log de erros do motor

29 Data de início para operação da máquina

30 O número de vezes da descarga erro

31 O número de vezes da unidade de fusor erro

32 Ocorreu um erro no motor do polígono

33 O número de vezes do irregular erro de detecção de fonte de alimentação

34 Não é necessário para manutenção

35 Resultado da PCB principal / PCB de alta tensão inspeção

36 Tamanho do papel / tipo de toner definido atualmente cartucho de toner / tipo de toner de anteriormente definir cartucho de toner

37 PCB informações / áreas

38 Código do país

39 soma de verificação NVRAM

 

No final da página, as três linhas com números não tem uma referência no manual.

 

Nesta folha aparece a data da primeira vez que a impressora foi ligada, 20Fev18, nos meus registros eu não marquei esta data mas, conforme ficou registrado no primeiro post, fiz a compra no dia 16Fev18. Também achei informações sobre a fabricação dela que foi em março de 2017. Pela lógica, eu fui o primeiro a ligar a impressora depois que ela saiu da fábrica e fiz isso 1037 vezes, contando com 400 horas de utilização, cabe observar que eu ligo a impressora apenas na hora que vou imprimir algo e desligo em seguida, não faço como as outras pessoas que deixam a impressora ligada direto o dia todo. Na hora de fazer a conta de quanto tempo em média levou para imprimir cada folha na proporção de 400 horas de uso e impressão de 3.000 folhas, deu um nó na cabeça e não consegui fazer, eu acho que seriam 24.000 minutos divididos pelas folhas impressas dando o total de 8 minutos para cada folha, na realidade teve uma ou outra vez que eu esqueci a impressora ligada.

Saber a quantidade de horas de uso e quantas vezes foi ligada pode mostrar uma relação de como a impressora foi utilizada em média e ajudar na avaliação da compra de uma usada.

 

APÊNDICE 2 EXCLUINDO A CONFIGURAÇÃO DO USUÁRIO EM FORMAÇÃO

As informações de configuração do usuário para a máquina são armazenadas no PCB principal. Você pode devolver isso para

as configurações padrão seguindo o procedimento abaixo.

<Procedimento Operacional>

 

(1) Verifique se o interruptor de alimentação está DESLIGADO. Enquanto pressiona e segura o botão, verifique se todos os LEDs acendem. Em seguida, abra e feche a tampa superior. Solte o botão, e verifique se todos os LEDs estão apagados.

 

(2) Pressione o botão dez vezes.

 

(3) Quando concluído, a máquina retorna ao estado de pronta automaticamente

 

Esse aqui eu não tentei mas, imagino que não tem como apagar estes dados que são impressos no relatório, se bem que na parte em que se realiza a troca do Main PCB Assy, Low Voltage Power Supply ou High Voltage Power Supply, tem que atualizar o firmware e em seguida preencher alguns parâmetros e assim, acredito eu que se pode digitar o que quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualizando a pesquisa, achei mais alguma coisa no scribd, o manual de serviços na versão 7 (o anterior era na versão 2):

1193637538_CapaServiceManualHL1202.jpg.771346e888b6704c173ce53b34862746.jpg

(tem 99 páginas e supera o tamanho máximo para upload)

Mais especifico para a HL-1202 e infelizmente sem o Circuit Diagram, o qual estou tentando achar manuais de outras impressoras compatíveis.

Desta forma fechei toda a literatura existente, as peças estão no PL-PRN146 84UE03 Ver. 11 de ago 2014, o manual de serviços no SM-PRN092 84UE03 (7) de mai 2013 e o Guia de Referência Técnica tem a Versão X de jun 2014, este guia engloba muitos modelos até 2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comprei uma usada com defeito por R$ 200,00 com a finalidade de desmontar e tentar consertar, nela veio o DR1060 original e um TN1060 do paralelo. Agora tenho cinco modelos de cartuchos, abaixo um comparativo:

C1.jpg.4945f2e486fbeabcc4d63883964bd19a.jpg

Da direita para a esquerda, o toner inicial, depois o original que comprei novo e lacrado, seguido por três do paralelo, a primeira diferença está no tamanho do metal das lâminas, nos do paralelo tem menos metal ou uma largura menor, nas carcaças originais vem escrito em relevo "Brother", nas do paralelo não tem nada escrito, um deles tem seis pontinhos, lembrando de um símbolo que tem nas caixas de cartuchos Brother:

simbolo.jpg.fa783ef508f0007402ba0743e45aa25d.jpg

Outros detalhes estão nos espaços para se colar a etiqueta retangular, nos originais estão de um lado e nos paralelos varia no centro ou do outro lado. Já no verso dos cartuchos ou na parte de baixo:

C2.jpg.a86d54be0fb74cf1b921c862eae1951d.jpg

No inicial não tem a etiqueta Brother com código de barras que tem no original e nos paralelos tem etiquetas próprias de seus fabricantes, lembrando que anteriormente já demonstrei a ausência da engrenagem reset no toner inicial.

Nos paralelos vem alguma espécie de selo de garantia, ausente nos originais.

Observando as laterais, as tampinhas de plástico transparente dos originais tem uma marca característica como se fossem três raios de uma roda, nos paralelos as tampas são simples, com cor ou transparente e até mesmo em parte diferente do cartucho, em vez de ser na lateral, fica na parte de cima:

C3.jpg.04b4853a1691e6a42a843d41ee63314e.jpg

Do outro lado as diferenças são menores, apenas nos detalhes dos respiros das tampas dos eixos e os originais tem apenas dois parafusos de fixação enquanto que os do paralelo as vezes dois ou três:

 

C4.jpg.59b7a095da4356e8e0fd0ba3708c1d07.jpgDesculpe se na foto as tampas estão cobrindo os parafusos, e por falar nas tampas, as originais tem a cor do plástico mais clara com inscrição em relevo "REMOVE" e "BROTHER" além de um símbolo triangulo de reciclagem, as do paralelo são mais escuras e não tem as inscrições. os detalhes das fotos das tampas se perderam, desta vez deu como não podem ser abertos.

 

 

Também comprei um DRUM do paralelo, a principio na comparação, logo de cara, a diferença gritante está nas etiquetas:

0.jpg.b3d32d84ab8aee32ba6e617172cffb5f.jpg

Acima a original e a abaixo dela a do paralelo, tem também uma leve diferença na cor do plástico verde, a do original é mais viva e com uma aparência de qualidade melhor, sabe, é difícil descrever mas, a do paralelo tem marcas leves e sutis em formas de ondas, como se o plástico fosse reciclado, com uma cor mais pálida, observação que só se nota ao olho nu, nas imagens das fotografias não se percebe.

Isto é só o começo, se torna um verdadeiro jogo dos sete erros quando se olha com mais atenção:

1.jpg.35cb59613e5cdf2e88d58a3f76217dab.jpg

As alavancas de ejeção tem cores diferentes, destaque em verde, a posição das etiquetas no destaque em azul, eu tive a impressão que a parte com o relevo escrito "Brother" é lisa ou ausente  na carcaça do paralelo, outro diferencial está nos destaques em roxo, já no destaque em vermelho:

4.jpg.5e4f5eeedcfed3b5abb2e5bca41d7556.jpg

Tem o símbolo da lixeira com um "X", ausente no original. Tem ainda o destaque em amarelo:

2.jpg.6367f085cb5a24e068c2f3838949f957.jpg

No paralelo a grade abaixo do fio corona tem cortes a 45 graus e no original é um corte só de fora a fora:

3.jpg.9b717334d07b574ff2af302d87102b02.jpg

Levando em conta que a finalidade do fio corona é desmagnetizar o cilindro quando ele dá a volta ou gira e deixar pronto para a impressão em sequência, esta grade a 45 graus deve dificultar bastante esta função, sei lá, deve ser uma coisa que só engenheiro entende.

Virando de ponta cabeça, tem os detalhes destacados em azul, ausentes no paralelo:

5.jpg.ff0570f68546911d62a70ac8bbbe78cc.jpg

Abaixo o detalhe deles:

7.jpg.30d9415c45704c34cac9ffaaae884dd7.jpg

Eu imagino que estes sobressaltos sirvam para impedir que o DRUM seja usado por exemplo numa impressora que use o DRUM DR1000.

Por fim o detalhe do buraco para a engrenagem reset:

8.jpg.8ed9c3f6fecd53156a6a22a48fc880da.jpg

Pequeno no original e largo no paralelo, destaque em amarelo. O destaque em verde mostra mais sobressaltos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando, vendo como ocorre a interação com a impressora:

A1.jpg.a98a536fa5a89f0ed480f5b7a3680271.jpg

Dentro da impressora do lado direito, tem estas duas molas, quando se coloca o kit, fica assim:

A2.jpg.aafead3761683922178939245c6b9c15.jpg

Eu imaginei que deveria haver alguma condutividade elétrica no cartucho do toner, para que desse contato com as duas molas e assim, mostrar para a impressora que estão inseridos o DRUM e o toner mas, o teste de condutividade deu em nada, esta parte das molas só mesmo desmontando para conferir o que há por dentro da impressora.

Já do outro lado:

A3.jpg.97c4318c2b6984c880f2def00c660d8f.jpg

Tem o destaque em verde que é o encaixe movido a solenóide, ou seja, a peça fica encolhida e se sobressai quando liga a impressora, acionando a rotatividade do eixo do toner:

A4.jpg.d71ba07f23421688487ecbbfff8c71a7.jpg

Quando inserido fica assim:

A5.jpg.5a0d8d0b510ed3a1594fd0217d334499.jpg

Só depois que liga a impressora que a peça se sobressai e encaixa no toner.

A parte mais interessante é a destacada em vermelho mais acima, uma espécie de alavanca que deve acionar o sensor de toner novo (1 = LV1004001 New Toner Sensor PCB Assy):

SensorT.jpg.77dc3f51e0d16fa339fa790808a3eb37.jpg

Em destaque na cor vermelha, sem o toner o pino fica levantado:

A6antes.jpg.47e0a0e765c16cd8a4501da033d3831a.jpg

E com o toner ele fica abaixado:

A7Depois.jpg.a20090068018d2336d2214e2d6cae958.jpg

Se olhar bem no centro da imagem acima, a parte branquinha, é a engrenagem reset, é ela que conforme a sua posição, faz o pino baixar ou ficar levantado.

Olhando de cima, o pino levantado com o drum encaixado sem o toner:

Reset.jpg.0205e006d20be45cfc7389b502904923.jpg

Siga o raciocínio; abaixo tem a imagem do toner inicial encaixado no DRUM:

1Ortiginal.jpg.5d5e24b47df01ec559c0603c592f602c.jpg

Ele não tem a engrenagem reset, quando é inserido na impressora faz o pino ficar abaixado, creio eu que este é o sinal reconhecido pela impressora de que existe o toner no lugar, idem para o toner com a engrenagem reset que já foi acionada:

1684447606_4Depoisdeacionar.jpg.8f33f7230f5266a2fc2be74aaa79723f.jpg

Que é praticamente o mesmo da engrenagem reset que ainda não foi acionada:

339243632_2antesdeacionar.jpg.6f902688dd5c9bfcd3af2f01a0d449f0.jpg

Eu fiz um teste colocando o drum sem o cartucho e deu o mesmo resultado de colocar o drum com o cartucho sem a engrenagem reset, em ambos os casos a impressora avisou que estava sem o cartucho.

Esta é a finalidade primária deste sensor, indicar a presença do toner ou não.

Ele tem mais uma finalidade que é a de indicar a presença de um toner novo e isto ocorre da seguinte maneira:

Tanto faz o status da impessora, como pronta, aviso de troca de toner próxima ou troca de toner (travada sem imprimir), se colocar um toner novo ou um toner com a engrenagem reset posicionada de modo a ser acionada, o movimento da engrenagem faz que por um breve instante o pino fique de pé e depois volte a posição de deitado:

3Durante.jpg.cf0dcf5b35dfd9f6418d698916d7f6b8.jpg

Acima é a exata posição do durante e abaixo, uma simulação com ela na posição, no exato momento em que o pino fica para cima:

Nomomento.jpg.ef46d41676c2b0ee59e858aa5d14ddfb.jpg

Se ficou difícil de entender, eu fiz dois vídeos simulando o que ocorre:

Só faltou colocar o pino junto para se entender melhor então, usei o cabo de uma chave de fenda simulando como sendo a engrenagem:

Aproveitando, tem um cara que mostra tudo isso de maneira bem simples:

Eu usa o dedo para simular a ação da engrenagem, lá ele fala para dar cinco toques no pino, no meu entender, na realidade, a engrenagem só faz um único toque de abaixar e levantar o pino e o fato de dar cinco toques, deve ser para que um deles seja na hora exata ou no tempo exato em que a programação da máquina reconheça como sendo a ação da engrenagem.

Maiores detalhes só depois que desmontar e acessar as partes escondidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

As folhas estavam saindo sujas, acinzentadas de forma uniforme, dei uma olhada no toner:

2.jpg.8cb21a7165b0bf69b6a61e114b1e34f5.jpg

Estava todo riscado no rolo, passei um papel higiênico na metade de cima e pude perceber marcas brancas ou prateadas, imaginei que poderia ser algo na lâmina e desmontei:

L1.jpg.91959d74012931694acf8418259d20e1.jpg

Acima a extremidade da lâmina com uma camada de pó preto grudado e abaixo depois de limpar:

L2.jpg.d298a1ba746e633ce5e9e319d17c061e.jpg

Pelo que pude observar, o metal se desgastou na parte que entra em contato com o rolo, deve ser por isso que ficaram as marcas brancas.

Como o cilindro estava muito sujo, aproveitei para desmontar de novo o DRUM, desta vez com maior detalhe, me atentei para a tecla verde:

3.jpg.d1aa9f82fb29e218c173557c122911cd.jpg

Tem que deslocar ela na hora de abrir, caso contrário:

4.jpg.d08655291c462693035e888f3fe5e822.jpg

Vai enroscar. Eu imaginei que o rolo do DRUM estivesse impregnado e desmontei ele também:

5.jpg.cab7b42b9eb67b962e90fd04a1b06741.jpg

Aproveitando, tem lubrificação entre o eixo e a peça branca.

6.jpg.5cbf39e0e57f49cf659f256e2a7c87b2.jpg

Do outro lado, entre a peça preta e o eixo, também tem no eixo do cilindro em ambas as pontas.

Tirado o rolo, pude notar alguma sujeira:

7.jpg.db5cbacd7e65c13afc7bd2108d57ac2c.jpg

E também uma régua de plástico transparente que deve ter a função de servir de aparador do pó recolhido pelo eixo de espuma, que vem a cair para fora do DRUM, abaixo o detalhe da espuma:

8.jpg.ff12a35761c1bfd55ba0a9edd74ea4ac.jpg

Visualmente parece com a espuma do eixo que fica dentro do cartucho de toner mas, é bem dura, não é mole e macia como a do toner. Na hora de lavar:

9.jpg.323fff34e0a3e0c53f0dd5ae36498232.jpg

Não saiu muita sujeira, ou seja, ela não estava impregnada como eu imaginava.

Abaixo o detalhe das travas de união das peças verde e preta:

10.jpg.1724f1414b7bb7b4ceb3318a642d629e.jpg

Eu não sei bem como se deve soltar estas travas mas, imagino que se deve introduzir uma chave de fenda, de dentro para fora, empurrando a ponta preta pelo vão da peça verde.

E abaixo o detalhe do limpador do fio corona:

11.jpg.d93b7a19414ac76da414127b57c943ca.jpg

Testei a condutividade dos dois terminais da lateral do DRUM, a parte de metal única é a chapa da grelha de proteção e os dois fios de metal estão conectados ao fio corona.

No final, fiz uma avaliação dos danos ao cilindro:

1.jpg.7b102678e0a14eee71f4616d81086d5d.jpg

onde está a numeração 1 é a parte do cilindro que ficou bastante danificada, bem arranhada, inclusive se olhar bem de perto dá para notar o pó e o metal da lâmina grudados.

Na numeração 2 é a parte do rolo que limpei com papel higiênico, evidenciando o metal que grudou no rolo do toner.

E a numeração 3 é o rolo do toner como estava.

Mesmo com o cilindro danificado, ao colocar um toner novo, original brother, a impressão fica perfeita sem sujeira. Também testei um outro cartucho com o pó retirado de toners usados do paralelo, eu pude notar que este pó imprime meio claro ou cinza escuro, não tem o chamado preto chapado então, deve servir para rascunho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP

Dia 03Jul23 deu o aviso de trocar o toner e travou a impressora com 3718 páginas impressas, eu estava com pressa e na hora apenas me lembrei de tirar o toner, abrir, girar a engrenagem e recolocar o toner, ai a tampa não fechou, forcei fechar e na pressa devo ter feito algo errado, porque manteve a mensagem de troca, tirei o toner coloquei de novo e a tampa fechou e a impressora reconheceu como toner novo.

Por enquanto tudo ok e funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Foi difícil mas, apareceu uma sucata à venda por R$ 250,00 com o frete incluído. O vendedor disse que não liga e fiz a compra, quando chegou aqui eu coloquei na tomada e realmente a impressora não ligou, ai eu vi os vídeos na internet de desmontagem da HL1110 que é bem parecida e fiz a minha desmontagem parcial para observar melhor as placas internas:

1.thumb.jpg.bec62a8aa9ae1ee1409ec6df7c1cfa8f.jpg

Essa aqui é a fonte, em cima de um lado e do outro lado abaixo:

2.thumb.jpg.7ef8e6b3e4f7e18be1c04835a3fb13f4.jpg

Ela tem umas marcas de caneta e imagino que já passou pela mão de alguém porque estão faltando alguns parafusos de fixação dela e também a capa plástica de proteção, ela tem uma saída AC que se liga diretamente ao fusor e uma outra saída DC com pinos de 1 a 8 que se ligam a próxima placa:

3.thumb.jpg.fca977b8b1b9b0cecfc8c597e293698b.jpg

Do outro lado:

4.thumb.jpg.7f28c3d6bb057929c9f3d92104ba624d.jpg

Esta placa se liga a outra placa por um flat:

5.thumb.jpg.faff83f41905d58df3ba2ea443e575f2.jpg

Essa aqui eu acredito ser onde se guardam os dados de número de série e quantidade de impressões, do outro lado é assim:

6.thumb.jpg.825c4192f7f6c44be444c4133bcc2a3a.jpg

O CN7 e o CN4 vão para o fusor e os outros vão para motores ou sensores ou a unidade laser.

Também abri a unidade fusora, tem vídeos explicando na internet e todos eles omitem pequenos detalhes de desmontagem de forma a não quebrar a carcaça ou montar errado de forma torta, tudo é uma questão de jeito e paciência e depois que se conhece como são as travas por dentro fica mais fácil.

O rolo pressor tem algo escrito na lateral:

1.jpg.eda806c17e19bc91bc57a36ee9343ec1.jpg

Por dentro ele é uma esponja e por fora tem uma película plástica tipo para proteção ou isolamento, eu lavei esta peça com água e sabão, ficou como nova e absorveu um pouco da água, se olhar com atenção ficou uma gotícula perto do centro.

Abaixo o detalhe de uma das unhas do fusor:

2.jpg.be78b19094861e6be5df9cfa35f1a640.jpg

A qual já estava riscando a superfície do rolo fusor, eu tenho uma opinião pessoal formada sobre ela e até fiz um post próprio.

Arranquei as quatro que estavam assim:

3.jpg.78c659e0a03194b2ccfe9834b560511d.jpg

Uma outra coisa que me chamou a atenção foi uma espécie de sensor:

4.jpg.f59965936d409e1eb55ca3dd06d2bfa4.jpg

Eu ainda não tinha visto nenhum destes antes neste lugar, dei uma limpada para observar melhor:

5.jpg.1d871c2ff62601436dc959cd81049947.jpg

Curioso, ele deve medir a temperatura do rolo e percorre exatamente no ponto destacado em vermelho:

6.jpg.e7fda043072a7f329dfb01bb65483d13.jpg

Por fim algo que eu não sabia que tinha na impressora, uma correia e achei por bem mostrar o que vem escrito nela já que a considero como a parte mais fácil de se deteriorar nesta máquina:

7.jpg.431d2cb068fef95870abe94ebe852c98.jpg

8.jpg.445eaaca36607815ad494768df8036b6.jpg

9.jpg.af6927ff118be0e7844e2af61a76419c.jpg

10.jpg.9805b4acf1478ee79a2d0c2d91747e90.jpg

Isso matou boa parte de minha curiosidade sobre esta impressora e agora meu plano é desmontar a que tenho de reserva e ir testando os módulos um a um para saber qual deles está impedindo a impressora sucata de ligar.

Só espero que esta tecnologia não tenha um sistema de trava acionado quando se desmonta a impressora e assim impede ela de ser usada depois de remontada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desmontei a impressora de reserva e fui instalando nela as peças da impressora que não liga e constatei que a placa onde tem a entrada de USB é a culpada por não ligar, todo o resto das peças funcionaram normalmente, com exceção do fusor, tem uma mola nele que estava escapando e assim não acionava um sensor:

 

2.jpg.aa4006f11e15e514703fd7ea157ce194.jpg

Eu amarrei para não soltar mais e mesmo assim não resolveu. Só quando desmontei o fusor bom é que vi que esta mola não é a original:

3.jpg.07c8575db4bf5e16a9af197a6368e35a.jpg

Que é bem menor, já achei uma mola bem parecida com a original na minha coleção de molas e ela ficou assim:

.1.jpg.eb494b37a9f7f66f17f7654bc4483ec2.jpg

Outra curiosidade é que removi as unhas do rolo fusor e as folhas passaram a enroscar lá dentro.

Eu achava que estas unhas só serviam para estragar o rolo fusor e no caso desta HL1202 as unhas servem para guiar o papel na saída, caso diferente da MFC9330CDW onde eu removi as unhas e nunca tive problema de enrosco de papel.

A próxima missão seria tentar identificar qual o componente da placa que está com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu segui a trilha do botão power na placa de alta tensão a qual foi até o pino 5 do flat cable que se une a placa principal no conector número 15, a trilha prossegue nela até o pino 7 do componente 812013-CII A51279 19170C001 Taiwan, ele é o maior componente da placa e tem 72 ramificações ou pinos, o que torna a missão de diagnóstico fora da minha alçada de conhecimento.

Talvez o máximo que eu poderia tentar seria usar um gravador de EPROM para tentar acessar os dados dela.

Levei ela numa assistência e o técnico disse que neste caso de não ligar eu deveria garimpar nas imediações da Rua Santa Efigênia pois ele nada podia fazer.

Numa pesquisa pela referência LV1406C encontrei muitas placas usadas à partir de R$ 150,00 mais o frete, tanto aqui no Brasil como em site internacional, inclusive ela é muito parecida com a da HL-1110 que não tem um dos conectores que vão para o fusor e analisando o custo do reparo mais o custo da impressora, sai em R$ 400,00 que é o preço de uma usada, portanto, não compensa comprar a placa.

Ai eu fico imaginando se esta impressora ao atingir um limite de impressões deixa de ligar e não funciona mais ou se foi apenas um defeito normal ou uma atualização interrompida por falta de energia elétrica.

A ideia agora é analisar se vale a pena guardar os componentes de reserva estratégica para o caso de precisar algum dia ou se é melhor anunciar eles ou a impressora inteira.

Atualizando a informação da engrenagem do rolo fusor: LY8698 com 34 dentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pesquisa de preços, para comparar com a que fiz fiz cinco anos antes.

Impressora nova a partir de R$ 726,00 em ofertas, o preço médio oscila em torno de mil a mil e cem.

A usada é encontrada a partir de R$ 400,00 funcionando.

As sucatas são difíceis de serem anunciadas ou são rapidamente vendidas.

Suprimentos originais toner TN1060 com nova embalagem a partir de R$ 239,00 e o paralelo R$ 19,32 sendo que o kit com quatro sai a R$ 20,09.

Refil universal 1Kg Jadi R$ 97,65.

Não encontrei o Drum original TR1060, só achei o paralelo a partir R$ 44,07.

Engrenagem reset R$ 2,63.

Cilindro R$ 14,16.

Rolo fusor R$ 29,00.

Engrenagem rolo de fusão R$ 35,90.

Rolo pressor R$ 47,53.

Par de buchas do rolo fusor R$ 53,00.

Termostato fusor R$ 75,00.

Lâmpada do fusor R$ 120,00.

Unhas do fusor R$ 135,00.

Unidade fusora R$ 259,00.

Tracionador completo R$ 290,00.

Pick-roler R$ 59,00.

Sensor saída do papel R$ 68,00.

Tampa saída do papel R$ 90,00.

Engrenagem Pino giro R$ 25,90.

Placa fonte baixa R$ 349,00.

Placa fonte alta R$ 129,90.

Placa principal R$ 197,90 também achei importada por R$ 150,00.

 

Interessante que nestes cinco anos os preços das novas e usadas praticamente dobraram de valor mas os preços do insumo básico, o toner paralelo, se manteve.

O original quase dobrou o preço.

Sai mais barato comprar o toner do paralelo do que fazer a recarga.

Do meu ponto de vista este é o melhor investimento por conta da tecnologia de engrenagem que dispensa o uso de chips.

Há quem queira comparar com a Elgin Pantum que visualmente é muito parecida e quando entrou no mercado tinha preços menores mas, eu não conheço ela e pelas fotos, parece ser diferente por dentro e a questão do chip já está resolvida com o reset igual se faz nas Samsung.

Neste quesito de comparação com outras marcas tem que se levar em conta os preços dos insumos e também a oferta de peças de reposição, esse mercado é muito louco, várias ofertas de peças podem dar a entender que o produto é problemático e que a ausência de oferta de peças significa produto de boa qualidade que não dá problema.

Ocorre que na prática é justamente o oposto, o produto de qualidade tem uma boa oferta de peças de reposição usadas porque é valorizado pelas pessoas enquanto que o produto de má qualidade nem chega a ser anunciado, vai direto para o lixo eletrônico.

Quem trabalha com o produto sabe o que compensa arrumar e o que não compensa arrumar porque logo em seguida vai voltar com outro ou o mesmo defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Apareceu uma usada com frete grátis por R$ 250,00 e o vendedor descreveu que está funcionando perfeitamente e como pretendo dar uma de presente para meu filho, fiz a compra. Quando chegou deu para ver que está empoeirada:

1.jpg.72c4300c683d540269dd518e2d69b0a1.jpg

Ou melhor explicando acumulou resíduo de papel como pó do ambiente, a impressora toda está assim com aparência de ter sido usada em local com alguma umidade:

2.thumb.jpg.95ad4dabc0868e21bd46ee1a63df7b26.jpg

Assim que liguei ela soltou uma folha impressa em branco:

3.jpg.51d5627089a534542908999634627e7f.jpg

Com marcas de repetição que pela distância eu arrisco dizer que seja algo no DR, confirmado visualmente:

3a.thumb.jpg.7ad6a0f0b925b8875f7c259d992df3f6.jpg

Ai eu cliquei três vezes para imprimir uma folha:

4.jpg.71168359341bed07e92e73790047e931.jpg

Como havia uma marca ou risco de cima abaixo (destaque em vermelho acima) limpei o fio corona e na próxima impressão ele sumiu:

5.thumb.jpg.0ec83ccc7c806570b07cfa0a190871ed.jpg

Ficando em evidência as marcas do DR e mais um risco de sujeira horizontal, no destaque em vermelho acima, muito provavelmente o rolo do toner impregnado.

Para fechar o diagnóstico, coloquei outro DR e outro toner:

6.thumb.jpg.30b40a6b92622c7fd8431e56baf68397.jpg

Pronto, impressão perfeita sem falhas, isso significa que basta limpar tudo, inclusive as pontas das unhas que devem estar com alguma sujeira acumulada para que a impressora fique perfeita, eventualmente trocar o cilindro do DR e o toner.

Mais uma vez, o grito de guerra: Viva a brother!

Sobre o fim que teve a outra impressora com defeito que comprei, vendi as peças em separado por um preço muito abaixo do valor cobrado por outros vendedores e recuperei o dinheiro investido sem lucro, meu único lucro foi ganhar experiência. Não encontrei quem analise a placa com defeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Neste Natal papai Noel me presenteou um lote de três HL1202 "com funcionamento irregular" por fantásticos R$ 100,00.

Sem maiores detalhes fornecidos pelo vendedor que disse apenas que as utilizava na empresa que foi desativada.

Numa análise rápida todas ligaram com as luzes piscando exatamente como no vídeo abaixo  e ainda não identifiquei quais seriam os códigos de erro:

Veio apenas um DR1060 com uma marca e um toner, tudo sujo demais:

suja.thumb.jpg.d63fbeccc1b35222a9cf97745d9c05e7.jpg

E todas elas deram como offline no computador:

ofline.jpg.6c2bb557c2da1eff26ebfdeae7fadc81.jpg

Esse negócio de ligar três impressoras diferentes no mesmo computador, uma de cada vez, pode ser meio confuso. De qualquer forma após algumas tentativas apareceu mais de uma impressora no gerenciador:

imp.jpg.5bd8f4c2637b18e31466aec9ad1e9f8b.jpg

E bastou excluir a que estava offline e reiniciar para que aparecer o código de erro na tela:

trocar.jpg.a9ba4f36e65b443a558e37ce760248cf.jpg

Em resumo as informações de cada uma coletadas até agora:

HL1202 5- U63975L8N915804 Drum 0% Toner 90%, contagem páginas impressas 21.725, 44 Toner, 4.587 horas, 88 vezes ligada e ligada pela primeira vez em 07Ago2019. Tem um rasgo no Rolo vermelho do fusor.

HL1202 6- U63975F9N289984 Drum 0% Toner 100%, contagem páginas impressas 21.861, 51 Toner, 1.957 horas, 100 vezes ligada e ligada pela primeira vez em 20Set2019. Havia um pedaço de papel, resto de impressão, que impedia a folha de circular e um pedaço de Durex amassado que não deixava alinhar o encaixe do drum, a impressora funcionou depois de remover eles.

HL1202 7- U63975L7N387325 Drum 0% Toner 90%, contagem páginas impressas 21.670, 32 Toner, 4.746 horas, 33 vezes ligada e ligada pela primeira vez em 21jan2019. O fio estava cortado sem o plug da tomada, encaixei um plug novo nos fios marron e azul, tem uma etiqueta colada na tampa sem nada escrito e tinha um papel de bala amassado dentro dela que impedia a folha de entrar na impressora.

E abaixo a página de informação de uma delas:

information.jpg.1198120a75080fae3c04dc133d0c57be.jpg

Os destaques em vermelho são o que acredito ser o defeito que impede a impressora de funcionar corretamente, imagino eu que se zerar o contador do DRUM ela volte a funcionar normalmente. O que eu não entendo é o fato de ficar offline mesmo forçando outro código de erro como deixar a tampa aberta ou sem o DRUM, ela até muda os piscar de LEDs mas, permanece offline e não mostra na tela do computador que está com a tampa aberta ou sem o DRUM.

Ainda tenho muito trabalho pela frente e pouco tempo para fazer um diagnóstico e tirar conclusões sobre a vida útil delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O trabalho ficou assim: eu peguei a HL1202 6, a que tinha o maior número de impressões e fui tentando imprimir de 50 em 50 folhas para tentar determinar quando ela iria travar, ou pelo menos eu imaginava que ela travaria igual ela trava quando a contagem do toner chega ao fim.

No final, me deparei com uma série de erros sem sentido, tipo assim, conseguia imprimir uma folha e em seguida ela parava de imprimir apagando o LED Verde e permanecendo o Vermelho piscando três vezes em seguida e pausando por um segundo, de acordo com o manual esta mensagem de erro está associada a limpeza do fio corona e também a troca do DRUM.

A quantidade de folhas que ela imprimia antes de parar é de forma aleatória, às vezes imprimia 10, noutra vez 7 e só voltava a imprimir depois de desligar e religar.

Sempre de forma aleatória ela entrava offline ou dava a mensagem de trocar DRUM.

1.jpg.ba61875afc3715facc8da8987f3c6e1b.jpg

2.jpg.73f4e5dc6e9e996d78efa36fb4cb3b4c.jpg

A solução de problemas do Windows é incapaz de resolver a questão:

3.jpg.a5f69d3f500e65d816b9e05b8b213582.jpg

4.jpg.cc1b96f9421cd1de93fa9975459e9c68.jpg

Também observei que a fila de impressão do Windows 10 ficava em branco por um tempo e após alguns minutos mostrava todas as impressões que não foram finalizadas.

Agora sim eu consegui entender o que o vendedor quis dizer com "funcionamento irregular", de fato esta impressora fica louca quando chega na porcentagem de troca do DRUM.

Com muita dificuldade, ligando mandando imprimir e desligando e ligando em seguida mandando imprimir de onde parou o usuário consegue obter algum resultado.

Eu prefiro que a impressora pare e mostre a mensagem de troca de DRUM ao invés de mostrar erros aleatórios mas, deve ser a estratégia do fabricante que um usuário comum interprete que virou sucata e compre outra impressora.

Me dei por vencido nesta questão e passei a me focar em zerar o contador do DRUM, obtive a informação nesta página:

https://support.brother.com/g/b/faqend.aspx?c=br&lang=pt&prod=hl1202_us&faqid=faq00000154_058

E caso ela esteja indisponível quando você tentar acessar, salvei ela em PDF:

Procedimento troca de DRUM.pdf

A propósito, a informação do Manual não funcionou:

reesetDrum.jpg.88d2b6fe7128920fdfc9e253c2b31cbc.jpg

O que funcionou foi exatamente o seguinte; com a impressora ligada, não importa o se os LEDs ainda estão piscando ou não, abra a tampa e remova o DRUM com o toner, recoloque o DRUM velho com o toner ou um DRUM novo com o toner, não feche a tampa, mantenha a tampa aberta e pressione e solte o botão quatro vezes seguidas, depois feche a tampa, neste momento ocorre um milagre, se houve alguns barulhos e piscares de LEDs para finalmente acender o LED verde de pronto. Ao imprimir a folha de teste se pode notar o que mudou:

ResetD1.thumb.jpg.d614e91386993537bb81652f03883172.jpg

Lá está a contagem do DRUM reiniciada com os 100% com a estimativa de 9.999 páginas à imprimir antes de chegar nos 0% novamente, notem também que onde estava DRUM 0 passou a ser DRUM 1.

A partir deste momento todas as mensagens de erro aleatórias sumiram e a impressora voltou à vida em perfeito estado de funcionamento.

Agora só ficou a duvida se ao atingir dez mil impressões a máquina vai dar ou não os 0% e a partir de qual número de impressões vai começar a dar os erros aleatórios.

Se eu for tirar uma suposição com base na quantidade de impressões destas 3 unidades, eu diria que entre 21.600 e 21.800 impressões aproximadamente a impressora dá uma de louca e engana o usuário.

Eu só vou saber de fato como ela se comporta quando chegar nas minhas dez mil impressões.

E agora o que eu vou fazer com quatro impressoras sobrando? Sem contar a de uso principal e mais a reserva. Já tenho tudo planejado, primeiro vou desmontar tudo e limpar, observar qual foi o desgaste interno e depois remontar, testar e vender no mercado livre por um preço abaixo do mercado, para vender rápido, ai eu pego a grana e compro toners originais da Brother para então dar dar novamente o grito de guerra; Viva a Brother!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz o mesmo procedimento de zerar o contador do DRUM nas outras duas impressoras e no final todas elas imprimem perfeitamente sem erros.

Também limpei o único DRUM que veio bastante sujo e com uma marca de impressão horizontal de ponta a ponta que só aparece na folha em forma de pó:

1.thumb.jpg.67a240fe71cfffe28a3e2487b22c7852.jpg

Visualmente o cilindro está perfeito, só tem um pedacinho lascado que nem chega a tocar na folha e é um mistério a marca que ele produz ao imprimir, de qualquer forma coloquei outro cilindro e tudo ficou perfeito.

2.thumb.jpg.71b3a1e24db86c70bbd19973c34e3fbd.jpg

Na imagem acima parte da sujeira aderiu a carcaça tanto no trilho da impressora como no DRUM, não saiu com um pincel, água e sabão mas, saiu com uma bucha de lavar louça que arranha o plástico. Imagino que estas marcas não devem aparecer se a impressora estiver limpa por dentro. O movimento de tirar e por o DRUM faz o atrito com a sujeira que acaba grudando.

Noutra parte, mais especificamente na grade do fio corona ficou um pouco de pó grudado que não saiu com o pincel e como parece ser um metal fino e frágil, deixei como está:

3.jpg.6c6a02cbec20784e23afaee48a9e4726.jpg

No destaque em vermelho à direita é a espuma de limpar o fio corona, ficou cheia de pó de toner e é difícil para os pelos do pincel chegar lá, imagino que um pouco de ar comprimido possa limpar o excesso mas, a espuma parece não ter jeito de limpar e imagino que nem precisa porque não afeta o funcionamento.

Quanto a desmontar tudo, fazer a limpeza e ver como estão as unhas do rolo fusor, bateu uma preguiça e ficou para quando Deus quiser.

Fazendo um comparativo de opções de suprimentos em janeiro de 2024:

Toner novo original Brother na Kalunga R$ 249,00 (na embalagem nova).

Kit com dez toners compatíveis novos no mercadolivre, incluindo o frete R$ 164,00.

1kg de pó Jade no ML, incluindo o frete R$ 72,00.

1Kg de pó HF6880 também no ML com o frete R$ 72,00.

No ritmo em que estou usando a impressora um único toner pode durar anos. Talvez nem compense comprar o pó e recarregar com os toners que já tenho e também nem compense comprar os prontos do paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!