Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho uma mobo GA 945GCM-S2C com processador celeron M430....a placa-mãe tem FSB 1066.....estou querendo pegar um E8400 p/dá um fôlego a mais....porém este processador tem FSB 1333.....o site da gigabyte diz q é compatível mas tenho minhas dúvidas.....

alguém pode dizer?

Postado

Esse chipset não foi feito pra funcionar com esse processador,logo basicamente  a placa-mãe vai operar com chipset em overclock pra conseguir acompanhar o processador, podendo gerar instabilidades, ou o processador vai operar com o FSB máximo suportado pela placa-mãe (800 ou 1066) e terá o clock máximo reduzido pra 1.8 ou 2.4Ghz...

Postado

56 minutos atrás, F4b10 disse:

Esse chipset não foi feito pra funcionar com esse processador,logo basicamente  a placa-mãe vai operar com chipset em overclock pra conseguir acompanhar o processador, podendo gerar instabilidades, ou o processador vai operar com o FSB máximo suportado pela placa-mãe (800 ou 1066) e terá o clock máximo reduzido pra 1.8 ou 2.4Ghz...

obrigado pela resposta.....imaginei isso....pesquisei algumas coisas e vi pessoas q com essa confg. o processador ficou operando em 2.4Ghz.....Seria mais jogo então pegar um E7500 FSB 1066 q opera a 2.53 Ghz ?

adicionado 22 minutos depois

No manual diz o seguinte: "Permite o uso de uma CPU Core 2 com FSB de 1333 MHz através do overclocking. Você deve instalar o CPU FSB 1333 MHz Core 2 com módulo (s) de memória DDR2 533 (ou superior).

Se optar por esse CPU E8400 tenho q fazer esse overclocking manualmente ou é automático.....quanto à memória uso um pente 2GB 667 Mhz. mesmo assim terei um clock reduzido à 2.4 Ghz???

Postado

@Fabricio Simbera  O core 2 duo E 7500 opera a 2.93Ghz (11x266Mhz) e não 2.53 e ele é bem mais fraco que o E8400 devido ao FSB maior e ao cache L2 de 6MB vs 3MB do E7500 mas é mais fácil de funcionar na sua placa...

Se optar pelo E8400 provavelmente terá que fazer o overclock manualmente, como o multiplicador do E 8400 é travado em 9X pra opera-lo a 3Ghz você terá que setar o FSB para 333Mhz (9x333=3Ghz) travar a frequencia do PCI-e em 100Mhz e possivelmente terá que aumentar um pouco a tensão do chipset, gerando maior aquecimento do mesmo...

Na questão das memorias, ao subir o FSB o clock delas sobe junto, sendo necessário reduzir o multiplicador ou seta-las para velocidades mais baixas, pois sem redução suas memorias DDR2 667 estariam a 1108Mhz e provavelmente o PC nem ligaria... se seta-las a 533 com o OC elas trabalharão a 865Mhz o que também é muita coisa pra um modulo de 667, mas é viável com um modulo DDR2 800...

Resumindo, provavelmente você só teria chance de fazer o E8400 trabalhar a 3Ghz setando o FSB para 333Mhz, e usando módulos DDR2 800 setados a 533 no BIOS...

De qualquer forma antes de fazer o upgrade veja se o BIOS esta atualizado pra uma versão mais recente e se possível adicione mais RAM junto com o upgrade pois 2GB hoje é pouco ate pra rodar o windows...

Postado

Obrg pela resposta....

Em face d td dito optarei pelo E7500 mesmo....É d fato mais fraco, porém terei menos problema d compatibilidade já q esse kit é 1 década defasado não acho uma boa ideia trabalhar com esse OC.....contudo obrg!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!