Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos!

Estou levando choque no gabinete,tenho uma chave teste e quando eu encosto em alguma parte metalica do gabinete principalmente parte traseira acende a luz de energia da chave,a tomada possui somente dois pinos sem o terra é sistema eletrico antigo,segue abaixo a configuração do meu setup.

- placa-mãe Gigabyte GA-H110M-H DDR3 LGA 1151 (x1)
- Intel Core I5 6400 2.7GHZ Quad Core 6ª Geração - INTEL SAMPLE (x1)
- Memória DDR3 Corsair Vengeance CMZ4GX3M1A1600C9 8GB 1600MHz (x2)
- HD Western Digital Caviar Blue WD10EZEX 1TB 7200RPM 64MB SATA III (x1)
- Gravador DVD Asus DRW-24F1ST Dual Layer Preto Sata (x1)
- Fonte Thermaltake 600W Smart Series PFC Ativo Bivolt Automático (x1)
- Gabinete Xigmatek Mach II Preto S/Fonte (x1)
- Placa de Video MSI GeForce GTX 970 GAMING 4GB 256-Bit GDDR5 PCI-EXP (x1)

Postado

Tem um tópico fixo sobre isso nesse setor. Aterramento serve pra proteger contra choques elétricos.Todos os aparelhos com carcaça metálica devem ser aterrados: geladeira, fornos, microondas, computador, etc.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Ricardov disse:

Tem um tópico fixo sobre isso nesse setor. Aterramento serve pra proteger contra choques elétricos.Todos os aparelhos com carcaça metálica devem ser aterrados: geladeira, fornos, microondas, computador, etc.

valeu! vou ver se consigo achar

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Ricardov disse:

Inverta o pino na tomada, as vezes ameniza.Mas o que resolve é aterrar.

He he, do nosso tempo essa. Só que não funciona para tomadas tripolares.

@Lucas Dias195 apesar de dizerem que é necessário o aterramento, e eu não estou discordando, computador nenhum pode dar choque na carcaça, mesmo sem ele. Isso está indicando claramente um curto. E, mesmo se aterrar e parar de dar choque, por "descarregamento de carga" ao terra, você pode queimar algum componente. Confira principalmente a fixação da placa-mãe e algum cabo de força solto, se tiver.

Postado

29 minutos atrás, Walter C. Catelan disse:

He he, do nosso tempo essa. Só que não funciona para tomadas tripolares.

O autor informa que a tomada é de dois pinos:

1 hora atrás, Lucas Dias195 disse:

a tomada possui somente dois pinos sem o terra é sistema eletrico antigo

@Walter C. Catelan

29 minutos atrás, Walter C. Catelan disse:

@Lucas Dias195 apesar de dizerem que é necessário o aterramento, e eu não estou discordando, computador nenhum pode dar choque na carcaça, mesmo sem ele. Isso está indicando claramente um curto. E, mesmo se aterrar e parar de dar choque, por "descarregamento de carga" ao terra, você pode queimar algum componente. Confira principalmente a fixação da placa-mãe e algum cabo de força solto, se tiver.

Pode haver fuga em capacitores que vão acender a chave-teste mas não apresentam correntes perigosas.

Mas o errado é a gambiarra de ligar um plugue de três pinos em uma tomada de dois pinos. O aterramento é obrigatório nas instalações brasileiras há mais de duas décadas.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Ricardov disse:

O autor informa que a tomada é de dois pinos:

Perdoem a nossa falha... :oops:

Postado

Pode ser que a fonte seja de má qualidade e não tenha uma classe de isolamento adequado. Resolver isso com um aterramento é a melhor alternativa. Inverter o plug na tomada pode ajudar também (como já foi citado).

Postado
3 minutos atrás, yoshimitsu disse:

Pode ser que a fonte seja de má qualidade e não tenha uma classe de isolamento adequado. Resolver isso com um aterramento é a melhor alternativa. Inverter o plug na tomada pode ajudar também (como já foi citado).

Fonte Thermaltake 600W Smart Series PFC Ativo 80 plus nao tem como ser de má qualidade heheh

Postado

Pois então, eu nunca usei aterramento nos meus PC's e somente nas fontes genéricas que tinha esse problema de choque no gabinete. Bom, se você inverteu o plug e o problema continua, somente aterramento para solucionar, acredito que curto circuito com a carcaça seja pouco provável porque nesse caso as proteções da fonte nem deixariam a CPU ligar.

• Obrigado 1
Postado

Volto a dizer, alguma coisa tá encostando na carcaça. Eu até desmontaria e remontaria tudo de novo.

Postado

Fiz dois testes agora,a casa é de dois piso no segundo andar tem tomadas 3 pinos porém nao tem nenhum fio no pino do meio passou energia no gabinete,então levei para testar no meu apartamento que é novo e tem tomada 3 pinos e não passa energia nenhuma esta tudo ok resumindo é aterramento.OBS só colocando o cabo na tomada sem ligar a fonte do pc na tomada sem aterramento passa energia no gabinete e com aterramento não passa energia no gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...