Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

comprei meu dominio. contratei hospedagem. ao transferir o meu site para o hospedador , eu preciso digitar ("meusite.com.br/index.html") como faço para ao acessar "meusite.com.br" ja aparecer o meu site sem ter que colocar o "meusite.com.br/index.html". é na pasta "www" do hospedador que eu jogo meu site mesmo ou em outra pasta ?

grato.

att: Clayton

• Moderador
Postado

@clayton webs Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

Então,  a pasta "www" do seu hospedador é chamada de root ou raiz.  O seu endereço meusite.com representa a raiz, a menos que você coloque o seu site dentro de um outro diretório!

Para entender melhor veja este pequeno exemplo de estrutura do servidor:

Raiz(www)
 |
 |-index.html
 |-imagens
 |    |-logo.png
 |    |-fundo_de_tela.png
 |-scripts
 |    |-script_javascript.js
 |    |-jquery.3.2.1.js   
 |
 |-css
 |  |-styles.css 

Esta é uma estrutura básica onde temos:

Um diretório chamado imagens, contendo todas as imagens do seu site

Um diretório scripts , onde vai armazenar todos os scripts em javascript( não precisa ter o mesmo nome isso é questão de gosto de cada desenvolvedor)

Um diretório chamado css, onde vai guardar os estilos em cascata. as regras de CSS.

e um arquivo chamado index.html

Este arquivo é necessário para que o site funcione.  Nele vai ter a estrutura html do site. chamadas do css, javascript , imagens e etc...

Ele pode ser um index.php se for usar a linguagem de programação PHP.

Note que você pode acessar seu site de duas formas: 

Pelo caminho completo ou só o endereço

O completo é: meusite.com.br/index.html   aí você está especificando que quer abrir o arquivo index.html.

Mas se você omitir? só colocando o meusite.com.br, o que acontece?

O site entra normal. Ele reconhece que há um index.html ali na raiz e abre mas omitindo o index.html do endereço.

Agora se você tem por exemplo esta estrutura:

raiz(www)
 |-meusite 
 |   |
 |   |-index.html
 |   |-imagens
 |   |    |-logo.png
 |   |    |-fundo_de_tela.png
 |   |-scripts
 |   |    |-script_javascript.js
 |   |    |-jquery.3.2.1.js   
 |   |
 |   |-css
 |   |  |-styles.css 

Neste caso se colocar: meusite.com.br ele não vai funcionar, mostrando apenas o diretório. 

Aí para entrar no site teria que colocar:  meusite.com.br/meusite

isto é útil quando você tem mais de uma coisa dentro do seu "hospedador" por exemplo  e se você quisesse ter um fórum e um blog junto ao seu site?

Você poderia criar dois diretórios no seu servidor chamado  forum e blog.

Respectivamente dentro de cada, você colocaria os arquivos index.html e resto da estrutura de pastas e arquivos. aí você teria acesso assim:

meusite.com.br/meusite   site principal

meusite.com.br/forum  um fórum 

meusite.com.br/blog  o blog 

Depois de toda essa explicação, resumindo,  você só precisa colocar os arquivos do seu site  junto com o index.html que tens aí direto dentro da pasta "www" que é a raiz. :thumbsup:

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Joao_Lucaas Não precisa usar o .htaccess. Alias, é recomendável que nem use. Somente quando não houver  acesso ao arquivo de configuração principal do servidor.

Se quiser ler mais a fundo sobre isso recomendo este artigo:https://httpd.apache.org/docs/2.4/pt-br/howto/htaccess.html

Além disso, leia o que eu explico ali em cima, estando no root não precisa, porque obrigatoriamente para funcionar precisa de um index 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!