Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu fiz um projeto de uma caixa de som usando radio e alto falantes de carro e uma fonte de PC. Mas eu estou querendo usar uma bateria de nobreak para alimentar tudo e gostaria de saber se uma bateria de 12V 7ah ira aquentar todo o sistema.

OBs.: Pretendo substituir o radio por um da Multilaser New Max (Potência: 4 canais de 45W) e gostaria de saber se mesmo trocando a bateria aquenta.

Especificações:

Radio Multilaser New One (Potência: 4 canais de 12,5W).

Alto Falantes de 4 OHMS cada (não sei quantos Watts).

Fonte de 230W.

Informações Adicionais:

Usando um dispositivo para medir o consumo obtive:

Só Fonte:
7W.
55ma.

Fonte + Radio (tocando música em 50% do volume):
13W.
108ma.

• Coordenador
Postado

Ok! Uma bateria de 12V/7Ah consegue fornecer 84W em uma hora.

Se seu som teria um consumo de 4x12,5 = 50Wh em volume máximo, supondo que ele consome só 25W com o volume pela metade, a bateria teria uma autonomia de 84/25 = 3,36 horas, mais ou menos 3 horas de uso, considerando que o sistema perde um pouco de eficiência com o aquecimento...

Logico que, a medida que a bateria vai descarregando a tensão cai, ai mesmo com o volume pela metade, o som começará a ficar destorcido!.

Postado

@Bcpetronzio Então caso eu troque o radio por um de 4x45 ele teria um consumo com o volume pela metade de 90Wh, e ai a bateria iria dura 84/90=0,93 horas? Mas a bateria aquenta essa potencia toda, não corre o risco de danifica-la ou queimar?

Postado

@Bcpetronzio Amigo sou meio leigo nesse assunto teria como você me dizer como chegou no resultado de que uma bateria de 12V/7Ah consegue fornecer 84W em uma hora? E eu irei usar duas baterias em paralelo para durar um pouco mais, eu posso carregar essas baterias com um carregador 12V (sendo Input: 100-240V ~ 50/60Hz 680mA e Output: 12V - 1.5A)? E você sabe me informar com quantos Volts uma bateria esta totalmente descarregada e totalmente carregada?

P_20180225_230906.jpg

• Coordenador
  • Solução
Postado

Olá  @Richarde008, o cálculo da potência fornecida é simples as especificações da bateria é 12/7Ah ou seja, ela fornece durante uma hora, 7 Amperes,  a fórmula da potência total é P = V x I (Onde I é a corrente fornecida) no caso dessa bateria daria P = 12V x 7A = 84W (Wats/horas).

Nesse segundo caso que você menciona a demanda será maior (90W) então a duração da bateria seria menor que uma hora, no caso, ficaria em torno de 45 a 50 minutos (Chute).

Sobre danificar, sim, o consumo maior que o que ela pode fornecer durante um tempo prolongado, pode "esgotar" irreversivelmente a bateria!

Sobre colocar duas em paralelo, pode ser colocado sim, só recomendo o uso de um carregador de baterias e não uma fonte qualquer de 12V, pois a bateria estará com carga completa quando atinge 13,8V e não 12V.

É considerada uma bateria descarregada quando a tensão dela chega próxima de 10,8V, abaixo disso ela esta completamente sem carga e já pode estar danificada....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!