Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
irenz

Outro Começando na programação, preciso de direcionamento

Recommended Posts

Bom dia, 

Recebi um email da empresa informando sobre a questão de programação, dei uma lida por cima e me interessei, achei bem legal e interessante.

porém estou bem perdido com tantas linguagens, e querendo me direcionar, saber por onde eu começo. Se há algum material de estudo para iniciantes. 

Ou algumas dicas. 

Obrigado desde já. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comece por lógica de programação, há um canal no youtube com vídeo aulas legais: Curso em vídeo, procure a playlist de lógica ou algoritmo, comece por la... esqueça as linguagens gerais de inicio, vai acabar se confundindo, depois pegue uma pra estudar, se for pela empresa, veja que tipo de coisa eles fazem e que tipo de linguagem usam, ou qual mais recomendada para isso, depois procure um curso especifico para aquela linguagem, em geral na net tem muitos gratuitos, bem fácil, da pra aprender sem gastar um tustão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o amigo acima citou, comece pela lógica de programação, é de extrema importância ter este curso antes de qualquer coisa, ele te da noções para milhares de linguagens, facilitando na aprendizagem ..., bons estudos :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Iren

 

Fico feliz que o mundo da programação tenha lhe despertado interesse, posso lhe garantir que é uma área muito interessante e que pode lhe proporcionar momentos de satisfação incríveis, se for realmente seguir na área.

 

O processo de iniciação é o mais difícil, acredito que não só na área, mas na vida... Como você mesmo já disse, existem diversas e mais diversas linguagens de programação existentes por aí, mas vamos começar por partes.

 

Acredito que o ponta pé inicial, como os amigos já citaram, seria iniciar o estudos na lógica de programação. Programação, baseia sim em sintaxe, porém por trás de toda a sintaxe, há a lógica de execução dessa sintaxe. É a base para se programar em qualquer linguagem de programação, ou melhor, para programar da melhor maneira possível. Se você me permite, te indico iniciar estudando portugol, você pode ler um pouco sobre aqui. Basicamente, sua função como desenvolvedor, seria ensinar o computador a maneira de pensar para que o objetivo daquele programa que você está desenvolvendo, seja concluído, ou seja, você é responsável por ensinar a lógica para a máquina (que baita responsabilidade, hein? haha). Se permite mais uma dica, atente-se bastante à lógica envolvida nos laços de repetição e aos vetores/matrizes, pois serão muito úteis quando você estiver num estágio mais avançado da programação, porém inicialmente, preocupe-se em entender como um computador reage aos seus comandos. Lembrando que se houver alguma dúvida durante esse processo, é só postar aqui no fórum que o pessoal sempre lhe ajudará! Posso dizer por experiência, que esse pode parecer um processo cansativo, porém é muito satisfatório. No início passei por grandes dificuldades para compreender toda a lógica envolvida no processo de desenvolvimento de um código, porém não desisti e estou até hoje exercendo essa função.

 

Com uma base de lógica bem desenvolvida, inicie em linguagens de programação. Como você recebeu um e-mail da sua empresa, busque descobrir quais são as linguagens e tecnologias que eles utilizam, então inicie as buscas sobre tutoriais na internet a respeito das respectivas tecnologias. Existem cursos online que podem lhe ajudar a ser introduzido nas linguagens de programação, como o Code Academy.

 

Contando um pouco de experiência minha, iniciei no desenvolvimento, com linguagens bem simples, como HTML e CSS, talvez lhe desperte o interesse também. Você pode ler sobre elas aqui.

 

Qualquer coisa é só falar, bons estudos!

Editado por XenoStory

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×