Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual linguagem escolher para desenvolvimento de programa de dimensionamento


Posts recomendados

Olá,

 

Como projeto de TCC da minha faculdade, a escola esta sugerindo que nós desenvolvamos um software ao invés do tradicional protótipo. Uma das sugestões fora de desenvolver, do zero, um software que faça todo o dimensionamento elétrico residencial e/ou industrial se enquadrando, obviamente, dentro das normas técnicas vigentes. 

 

A linguagem que hoje tenho conhecimento é de C++ (utilizava o DEV C++ no curso técnico). Não domino nenhuma outra linguagem, mas já vi algo sobre JavsScript e HTML... 

 

A duvida é: qual seria uma boa linguagem de programação para desenvolver isso ?  :)

 

Eu até sugeri desenvolver utilizando o DEV C++ mas meu conhecimento vai até a compilação da programação.. ainda naquela tela preta, parecendo Prompt de Comando e o coordenador não aceitará dessa forma. Ele quer um "programa" com cara de software profissional mesmo, com uma interface bonita e, acredito eu, essa é a parte mais difícil de se fazer.. então talvez existe alguma linguagem que favoreça esse tipo de programação já com essa parte de "designer" do software..

 

Alguma sugestão ? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@DL.Fernandes Você pode desenvolver um programa com centenas de linguagens... você precisa descobrir qual delas é usada normalmente para fazer o que quer.

 

Javascript e HTML são voltada para WEB, logo respectivamente são linguagens de programação client-side e linguagem de marcação.

 

Lembro-me das apresentações do TCC de uns alunos na minha época de faculdade, eles criaram um software de controle de lâmpadas e máquinas em Delphi, Tinha um belo design e tudo funcionava bem... levou quase 1 ano para ser desenvolvido por eles... :P 

 

Com certeza, você poderia desenvolver isso com C/C++. Creio que seria a melhor escolha. Visto que o C/C++ é uma linguagem de alto nível com IDEs que auxiliam o desenvolvimento.

 

Enfim, recomendo que dê uma pesquisada mais a fundo sobre o ramo, que tipo de software é desenvolvido para a finalidade e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Hoje mesmo, conversando rapidamente com um cliente, ele havia mencionado que o python era uma ótima ideia, devido as IDE's que ele possui onde, segundo ele, facilita e muito a vida na hora da programação, fora o fato que você já vai programando e vendo as mudanças, sem a necessidade de compilar. :wiggle:

 

Mas como não conheço quase nada sobre python, resolvi primeiro encontrar algumas ideias aqui no fórum.. mas obrigado pelas suas dicas, com certeza irei pesquisar mais um pouco até encontrar a que melhor se adeque ao que preciso..

 

Mais uma pergunta: através do DEV C++ é que consigo as IDE's para C/C++ ou preciso ir atrás de outros programas ? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@DL.Fernandes

2 horas atrás, DL.Fernandes disse:

Mais uma pergunta: através do DEV C++ é que consigo as IDE's para C/C++ ou preciso ir atrás de outros programas ? 

Com certeza existem outras. Por exemplo o Eclipse, Visual Studio C++.. enfim.. a escolha é mais pelo gosto pessoal do programador.

 

Não programo em C/C++, mas creio que alem da ide você precisa de programas adicionais para compilar.

Aqui tem uma sugestão de leitura:  instalando-o-dev-c-com-mingw-e-gdb-atualizados.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!