Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
MrGui1100

Outro Como programar um delay de 1 segundo em linguagem Assembly no Intel 8051?

Recommended Posts

Há um tópico parecido aqui no site, mas não solucionou a dúvida. Possuo o conhecimento de como programar interrupções, no entanto, o máximo de delay que elas permitem são 65536us. Como faço para fazer interrupções maiores que esse valor? Esta programação abaixo permite 20.000us (ou 20ms), seu objetivo é incrementar em 1 o acumulador e depois de 20ms, ocorrer uma interrupção:


  

	ORG 0000H
    	LJMP 100H

    	ORG 0BH
    	CLR TR0
    	RETI
    
    	ORG 100H
INICIO: MOV  IE  ,#82H
    	MOV  IP  ,#02H
    	MOV  TMOD,#01H
    	MOV  TH0 ,#HIGH(65535-20000)
    	MOV  TL0 ,#LOW (65535-20000)
    	SETB TR0
    	MOV  A   ,#00H

LOOP: 	INC  A
      	LJMP LOOP

END

 

Como faço para aumentar este valor SEM TRAVAR num loop infinito, como no caso abaixo (Seu objetivo foi trocar o estado de P2.5 a cada (20*10)ms no timer1 modo 01), para isso, usei DJNZ para repetir a interrução 10 vezes seguidas (ou seja, travei a programação):


    

	ORG 0000H
	LJMP INICIO

    	ORG 001BH
    	LJMP ROTINA

INICIO:	CLR P2.5
    	MOV IE, #88H
   		MOV IP, #08H
    	MOV TCON, #40H
    	MOV TMOD, #10H

    	MOV TH1, #0D8H
    	MOV TL1, #0F1H

    	LJMP $   		; ESCREVA O PROGRAMA PRINCIPAL AQUI.

ROTINA: MOV R0, #09H
LOOP:   MOV TH1, #0D8H
    	MOV TL1, #0F0H
    	JNB TF1,$ 		; ESPERA A CONTAGEM TERMINAR (ESPERA O OVERFLOW) - não é possível fazer outras coisas coisas, somos obrigados 							a esperar TF1, logo, não é o ideal.
    	
        CLR TF1   		; LIMPA O TF1 POIS ELE NÃO MUDA DE ESTADO AUTOMATICAMENTE QUANDO O OVERFLOW TERMINA.
   		
        DJNZ R0, LOOP   ; ESPERAMOS (TRAVADO) A INTERRUÇÃO ACONTECER 10 VEZES (20*10 = 200ms)
    	CPL P2.5		; INVERTE O ESTADO LÓGICO DE P2.5 A CADA 200ms
    RETI

 

 

Se alguém puder me dizer como faço para programar interrupções de mais de 65535us, eu ficaria agradecido!
    
    
 

Editado por MrGui1100

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato travar algum tempo sem nada fazer na interrupção não é boa ideia. O que podes fazer é incrementar uma variável,  verifique se atingiu  10, se não: continue tocando barco,  se sim, inverta o pino (ou faça algo), zere a variável. Neste caso pode controlar o tempo e qualquer intervalo de evento que quiser.

Dica: faça um fluxograma prazidéia ir clareando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×