Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faço overclock? i7 7700k


rafael399

Posts recomendados

Boa tarde, galera! Montei meu PC e to com uma dúvida: fazer ou não overclock no meu i7 7700k.
Nunca fiz nem tentei fazer overclock antes então não saberia direito como começar e nem se realmente faria alguma diferença pra mim..

 

Vou colocar as conf do PC e queria que vocês opinassem se acham que vale ou não a pena fazer..

 

- Processador i7 7700k

- Water Cooler NZXT Kraken X62

- placa-mãe ASUS ROG STRIX Z270F GAMING

- Placa de vídeo ASUS GeForce GTX 1080 8GB ROG STRIX

- Memória RAM Corsair Vengeance RGB LED 16GB (2x8GB) DDR4 3000 C15

- Fonte EVGA SuperNOVA 750 G3

 

Por favor, deixem o comentário se acham que o overclock vai ser bom ou se não vai mudar muita coisa pra mim!

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafael399 Olá rafel boa tarde.

Caro colega overclock você tem de entender 2 coisas, primeiramente a não ser que seja um overclock bem alto você não vai se quer sentir a diferença tanto em games ou outros software, só em software como cinebench etc más ninguém em sã conciência monta PC para ficar brincando em cinebench(usuários domésticos eu digo). Segundo, um overclock por mais que bem feito pode diminuir um pouco a vida útil do componente, caso queira iniciar um overclock, a 1º coisa que recomendo que veja é qual o valor do Vcc do processador? Vcc é a tensão de alimentação do processador. pois não são todos os 7700K que tem o mesmo Vcc, pois alguns podem ter 1.000-1.400 varia muito de chip em chip e da placa-mãe é claro pois se for uma com circuito VRM bem simples a temperatura aumenta e o Vcc um pouco também. Você pode ver isso ou pelo CPU-Z ou pelo BIOS.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/26/2018 às 14:48, rafael399 disse:

Boa tarde, galera! Montei meu PC e to com uma dúvida: fazer ou não overclock no meu i7 7700k.

Bem, você pagou mais caro por um processador que permita OC, pagou mais caro por uma placa-mãe que permita OC e pagou mais caro em um cooler que permita OC... considerando isso tudo, eu diria que você deve sim, ou então seu dinheiro vai ter ido para o lixo.

 

Quanto ao desempenho, depende. Se seu monitor for 144hz, você vai sim ter melhora. Se não... não, você vai ficar capado pelo monitor.

 

Quanto a como fazer, aqui vai um guia rápido para OC em Kaby Lake, com números atualizados para a sua situação:

Em 3/15/2017 às 14:05, Imakuni disse:
  1. Ligue o XMP e deixe as frequências no padrão. Coloque a tensão no modo fixo; sugiro começar em 1.25v
  2. Teste por 5min com Prime95 Small FFT, e se a temperatura máxima ficar
    1. em 81 ou menos, aumente a tensão.
    2. entre 81~83, siga adiante.
    3. mais que 83, baixe a tensão.
  3. Achado a tensão máxima, é só achar o clock máximo. Vá aumentando o multiplicador e testando por uns 30min, também com Prime95 Small, até achar instabilidade.
  4. Achado, você pode só baixar o multiplicador em 1 e testar por um período de tempo maior, ou então brincar com o BCLK para conseguir um valor intermediário (digamos, se 100x48 não aguenta, tente 101x47) e ver se pega.

E é isso. Mais a fundo, ai sugiro um guia avançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/26/2018 às 13:56, GabrielLP14 disse:

@rafael399 Olá rafel boa tarde.

primeiramente a não ser que seja um overclock bem alto você não vai se quer sentir a diferença[...]

Segundo, um overclock por mais que bem feito pode diminuir um pouco a vida útil do componente[...]

qual o valor do Vcc do processador?

Então, se não for sentir muito a diferença e/ou diminuir a vida útil do processador, acho que o melhor seria deixar quieto, né?!

VCC seria o "Core Voltage", correto? Se sim, O meu tá em 1.168V (Segundo o CPU-Z).

 

 

11 horas atrás, Imakuni disse:

Se seu monitor for 144hz, você vai sim ter melhora. Se não... não, você vai ficar capado pelo monitor.

 

Quanto a como fazer, aqui vai um guia rápido para OC em Kaby Lake, com números atualizados para a sua situação:

O Monitor é um BenQ XL2720 144Hz.. Vou dar uma olhada nesse e em outros tutoriais! Muito obrigado :D 

 

 

4 minutos atrás, Ribeiro disse:

Eu penso que: já que você tem tudo para fazer overclock e um processador com multiplicador livre, porque não fazer over? 
Eu faria nem que fosse só por fazer...

 

Não correria perigo de danificar nenhum componente?

 

 

 

Obrigado a todos que tomaram um tempo pra me responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, rafael399 disse:

Então, se não for sentir muito a diferença e/ou diminuir a vida útil do processador, acho que o melhor seria deixar quieto, né?!

VCC seria o "Core Voltage", correto? Se sim, O meu tá em 1.168V (Segundo o CPU-Z).

Então alguns games tem um ganho pequeninho nada dramaticamente notável, e sim Vcc seria o Core Voltage.

Overclock que só se aumenta o clock sem mexer nas tensões geralmente não prejudicaria em teoria o processador a partir do momento que você começa a mexer com as tensões que "pode" dai más a não ser que você jogue o Vcc em 1.4v não tem muito problema, se quiser fazer o overclock, faça o seguinte aumente 200MHz no clock do processador sem aumentar o Vcc e deixe uns 15 minutos rodando no OCCT/Prime 95. E nos diga as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rafael399 disse:

Então, se não for sentir muito a diferença e/ou diminuir a vida útil do processador, acho que o melhor seria deixar quieto, né?!

VCC seria o "Core Voltage", correto? Se sim, O meu tá em 1.168V (Segundo o CPU-Z).

 

 

O Monitor é um BenQ XL2720 144Hz.. Vou dar uma olhada nesse e em outros tutoriais! Muito obrigado :D 

 

 

Não correria perigo de danificar nenhum componente?

 

 

 

Obrigado a todos que tomaram um tempo pra me responder!

Com processador desbloqueado, fazer overclock básico, o risco que você corre de danificar algo é o mesmo risco de usar o PC sem over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rafael399 disse:

VCC seria o "Core Voltage", correto?

Sim.

1 hora atrás, rafael399 disse:

Não correria perigo de danificar nenhum componente?

Só se você colocar uma tensão absurda e deixar ele rodar em temperatura alta. Se tomar cuidado e seguir o que eu falei, não vai rolar, pode ficar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!