Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação Upgrade Ryzen ou Intel ? Longevidade


Posts recomendados

Olá a todos , já tive ajuda em outro topico sobre quais as opções de kit ( Processador , memoria e RAM) . E me parece claro que pra um orçamento em torno de 1800,00 R$ , as melhores opções para upgrade do meu PC atual [ componentes na descrição do perfil] , são o Ryzen 5 2600 ou i5 8400 .

Vou usar o PC 90% para jogos. Brinco com Maquinas Virtuais e alguns aplicativos pesados , mas nada demais.

Acho que qualquer processador casa bem com minha GTX1060 , e o mais importante quero um processador que vá durar 4 anos. Só vou fazer upgrade de cpu em 2022. Provavelmente não vou aproveitar de upgrades das seguintes gerações do ryzen , muito menos do i5 8gen que logo troca o socket novamente.

 

Sei que minha GPU não vai durar tanto tempo. E planejo trocar ela daqui a 2 anos e meio , 3 anos no máximo. Queria saber qual processador vai aguentar melhor daqui a 3 anos , e vai empurrar melhor uma provavel GTX 1260 .

 

Não me arrependo de comprar o FX 6300, roda muita coisa , mas vejo que um i5 de 2013-2014 que era minha outra opção,  ainda roda melhor com a 1060. Não quero a mesma situação kkk

Uma coisa que tá me levando pro Ryzen 2600 é o fator temperatura , i5 8400 chegando a 80 graus fácil. Gastar com air cooler tá fora dos meus planos.

 

Orçamento : 800,00 em mãos + 900,00 ( limite de 900 no cartão).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @H3yF3n1x Obrigado pelas respostas.

A questão é que só farei upgrade de CPU em meados 2022.

Vga vou atualizar em 2020 , 2021 no máximo , a menos que o mercado de jogos pare no tempo.

 

Quando for trocar a VGA , para uma provavel GTX 1260, GTX 1270 , que deve vir com desempenho entre a 1080 e 1080ti , qual empurra melhor ? Ou não havera muita diferença ?

Não sei se estou certo ao fazer essa analise, mas fazer um comparativo do i5 8400 com ryzen 5 2600 com uma GTX 1080 em FHD pode ser o desempate para mim.

 

Na verdade estou mais inclinado ao ryzen , só tenho medo de acontececer o mesmo do fx 6300 vs i5 3gen , onde o i5 3 gen roda melhor que o FX6300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Pensei que em 2022 haveria outra arquitetura AMD e outra Intel.

Mas o Ryzen é certo , embora talvez não seja a melhor opção posso melhorar um pouco.

 

Me responda , a diferença entre os processadores é pequena para placas de medio desempenho . Mas quando se trata de uma 1080 , 1080ti , em FullHD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonatan Alves Ryzen 2000, 3000, 4000 vão sair para AM4.

Proximo passo após isso não foi definido ainda.

 

Com uma 1080Ti em FullHD atualmente o 8400 é um pouco mais rápido em jogos CPU Bound, tipo 120Fps vs 100fps

 

adicionado 0 minutos depois

*dependendo do jogo, e da qualidade grafica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado , pensei que fosse maior a diferença , algo como 10-15% na situação de uma 1080ti em FHD com games cpu bound , é toleravel , sabendo que ainda tem OC, e que teria que gastar com air cooler para o i5.

Se tudo correr como planejado , vou de ryzen 2600 mesmo. A menos que o kit intel fique 300+ reais a menos que o ryzen haha.

 

A luta agora é ver se acho uma b350 boa e 8gb de ram 2666mhz por 900 hahaha.

 

Valeu =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, brender disse:

 

Seu monitor é 60 hz ou 144 hz ?

60hz.

Mas citei as placas HIGH end desta geração , apenas de forma comparativa pois acredito que futuramente as "GTX 1260 " Mid end terão desempenho similar as high end de hoje . Acredito que daqui a 3 anos uma 1080ti rodara os games alto/ultra FHD 60hz , da mesma forma que uma provável gtx 1260/1270 ( estas duas ou equivalente AMD que provavelmente serão minha proxima compra).

 

Sempre usei configuração mediana , só usaria placas topo de linha , se minha configuração acompanhasse , inclusive o monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala Galera , acho que chegou o momento de direcionar minhas compras

 

Meu Setup no perfil .

Detalhes de orçamento. 14/04/2018:
 

Spoiler

 

Ryzen 5 2600 --> R$ 930,00 com frete a vista

B350 Biostar Racing B350GT3 --> 530,00 a prazo com frete

1 pente de memoria G.skill 2666 mhz 8gb--->460,00 a prazo com frete

 

Total de R$1920,00.

 

I5 8400 ---> 770,00 a vista com frete

Gigabyte b360 d3h ---> 670,00 a prazo com frete

Memoria HiperX fury 1x8gb 2400mhz --> 450,00 a prazo

 

total de R$ 1890,00

 

Pela diferença de preço vs qualidade geral dos kits, prefiro RYZEN 5 2600.

 

Nessa altura do campeonato vale a pena uma placa-mãe b350 para o R5 2600 ? sendo que não quero esperar mais de 15 dias pra pegar o kit upgrade e não quero perder performance , e nem sofrer com problemas de bios e etc...

Medo das B450 saírem a R$ 700,00 a prazo.  E pelo que sei nem tem data para elas sairem...

 

Outra coisa que me empaca é a placa-mãe ( Biostar Racing B350GT3 ) , não conheço a BIOSTAR .. não tenho referencia , a qualidade dos componentes é boa ? garantia é boa  ? RMA funciona ?

Melhor tentar achar uma boa placa b350 ASrock ,Gigabyte , MSI ?  ai não me preocuparia com qualidade.

 

Toda forma nesses cenarios, vou de ryzen, a menos que as reviews sejam ruins para um combo de  R5 2600+ B350.

Ansiedade e necessidade não deixam esperar pra pegar uma B450 , a menos que saiam para venda esse mes , e a preços beeeem atrativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2018 às 05:00, Jhonatan Alves disse:

Fala Galera , acho que chegou o momento de direcionar minhas compras

Toda forma nesses cenarios, vou de ryzen, a menos que as reviews sejam ruins para um combo de  R5 2600+ B350.

Ansiedade e necessidade não deixam esperar pra pegar uma B450 , a menos que saiam para venda esse mes , e a preços beeeem atrativos.

 

Melhor espera os reviews para saber o desempenho do R5 2600 na B350 / X370 vs X470

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Jhonatan Alves disse:

@brender Vai ser o jeito, vou me segurar até a primeira semana de maio. Preço também... Achei kit da intel por quase 310,00 reais a menos.. É algo que vou levar em conta também.

 

Tudo depende do modelo da placa-mãe

 

Quanto mais barato o modelo, menos recursos tem

 

Independente de ser INTEL ou AMD RYZEN, uma placa-mãe extremamente barata vai ter 2 slots de memória DDR4 em vez de 4, menos porta USB, menos entrada para FAN e etc.

 

Varia conforme o modelo, precisa analisar as especificações técnicas


intel-motherboard-chart-100754377-large.

 

Tem B350 RYZEN por 350 reais

Tem A320 RYZEN por 300 reais

 

Não vai alterar seu desempenho em jogos, só vai ter menos recursos em ambas as plataformas

 

Na Intel, overclock e memória acima de 2666 mhz só na Z370

Na AMD RYZEN, overclock somente na B350 e X370

E memória acima de 2666 mhz em todas linhas, A320 - B350 - X470

 

Modelos de placa-mãe Oitava geração ainda estão chegando, com o tempo vai ter mais opções baratas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jhonatan Alves disse:

@brender Entendo , de todo forma ficaria com b360 ou b350/b450.

Obrigaado pelas informações .

voce acha que importa qualidade de vrm para placas mae b360 ? com i5 8400

 

No caso dos RYZEN faz diferença porque você pode fazer overclock em qualquer processador RYZEN com uma B350 / X370 / X470

 

No caso da Intel, é bloqueado para overclock tanto a placa-mãe como o processador

adicionado 12 minutos depois
15 minutos atrás, Jhonatan Alves disse:

@brender Entendo , de todo forma ficaria com b360 ou b350/b450.

Obrigaado pelas informações .

voce acha que importa qualidade de vrm para placas mae b360 ? com i5 8400

 

Pelo fato do RYZEN 5 2600 / RYZEN 5 1600 ter 6 threads a mais que o i5 8400, ele vai dar mais folga para você quando trocar de placa de vídeo daqui alguns anos


8XoRCR7.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brender disse:

 

No caso dos RYZEN faz diferença porque você pode fazer overclock em qualquer processador RYZEN com uma B350 / X370 / X470

 

No caso da Intel, é bloqueado para overclock tanto a placa-mãe como o processador

adicionado 12 minutos depois

 

Pelo fato do RYZEN 5 2600 / RYZEN 5 1600 ter 6 threads a mais que o i5 8400, ele vai dar mais folga para você quando trocar de placa de vídeo daqui alguns anos


8XoRCR7.png

 

Entendi , to muito indeciso ! Vou seguir sua dica e esperar.

Ryzen é melhor de maneira geral , mas placa-mãe tá difícil achar uma com boas condições de VRM e bom custo.

Se a performance for boa R5 2600+B350 , e achar uma boa placa-mãe por R$ 400~450 é certeza que vou de ryzen.

 

Muito interessante postar essa relação das GPU'S , possivelmente vou aposentar minha 1060 na proxima série de GPU's após essa serie 2000 da Nvidia.

Seria ótimo que o processador aguentasse uma GTX 2160 alguns meses até o proximo upgrade do kit mobo+processador.

 

Desculpe a insistência , mas o que acha da placa-mãe Biostar ? B350GT3 ou B350GT5

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8406/placa-mãe-biostar-racing-b350gt3-ddr4-amd-am4

Se as reviews forem boas pegarei essa ou uma ASrock AB350 PRO4. Que pelo orçamento de R$450,00 é o que posso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jhonatan Alves disse:

Entendi , to muito indeciso ! Vou seguir sua dica e esperar.

Ryzen é melhor de maneira geral , mas placa-mãe tá difícil achar uma com boas condições de VRM e bom custo.

Se a performance for boa R5 2600+B350 , e achar uma boa placa-mãe por R$ 400~450 é certeza que vou de ryzen.

Muito interessante postar essa relação das GPU'S , possivelmente vou aposentar minha 1060 na proxima série de GPU's após essa serie 2000 da Nvidia.

Seria ótimo que o processador aguentasse uma GTX 2160 alguns meses até o proximo upgrade do kit mobo+processador.

Desculpe a insistência , mas o que acha da placa-mãe Biostar ? B350GT3 ou B350GT5

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8406/placa-mãe-biostar-racing-b350gt3-ddr4-amd-am4

Se as reviews forem boas pegarei essa ou uma ASrock AB350 PRO4. Que pelo orçamento de R$450,00 é o que posso.

 

Aqui nesse link abaixo deve te ajudar

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PxK8tx2IrjRxtWQPlnZRGrYTEk1i999Kwmk3zLpBfzc/edit#gid=0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

Segui este informativo , tinha visto ele em outro post seu eu acho , e em um video do Rodrigo Baltar.

Já marquei as Biostar e ASrock  , como melhores no quesito VRM na faixa de preço.

 

Queria saber em relação a marca que desconheço ,e ao resto bios , audio , suporte a memorias.... , RMA já sei que é apenas com revendedor.

 

Não encontrei sequer 1 review dessa placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jhonatan Alves disse:

@brender

Segui este informativo , tinha visto ele em outro post seu eu acho , e em um video do Rodrigo Baltar.

Já marquei as Biostar e ASrock  , como melhores no quesito VRM na faixa de preço.

 

Queria saber em relação a marca que desconheço ,e ao resto bios , audio , suporte a memorias.... , RMA já sei que é apenas com revendedor.

 

Não encontrei sequer 1 review dessa placa-mãe.

 

Rodrigo Baltar tem o ego muito grande, PeperaioHardwareBR parece mais sensato e humilde

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...