Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led Indicador Painel igui


Visitante

Posts recomendados

Olá, por gentileza;

 

Estou com painel de controle de piscina, a placa com o led indicador esta com os resistores e o próprio led praticamaente torrado! Creio que o led seja, azul, mas isso não é o problema, a questão é saber qual é o valor dos dois resistores da placa. Um deles (R2) é de 18K 1W, mas o outro esta totalmente irreconhecível.

 

Alguém possui o mesmo equipamento para me informar o valor de R1 que fica ligado ao fio azul?

 

Obrigado.

 

P_20180331_091529.jpg.b899634584b678c8b57c5b906b7701a8.jpg

P_20180331_091536.jpg.62388333859cb1496733855514ba6b08.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tenho aqui o painel para verificar se os componentes estão em boas condições, não tenho o esquema de ligação da parte externa e não vou ousar mexer na gambiarra de outrem. A montagem e ligação não é proveniente de um profissional. Os  bornes de passagem e as bitolas dos fios não são coerentes como estão ligados. As pontas dos fios não possuem terminais.

 

Se tirar o esquema até é possível deduzir o valor, sei disso, mas além de não saber como é a ligação externa se tiver que mexer em alguma coisa, vou arrancar tudo fora e refazer do zero.

 

Por hora, foi o que fiz. Bom seria ter certeza absoluta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvido...

 

Removi todos os fios e refiz todas a ligações novamente do zero, simplifiquei o circuito sem as chaves seletoras de tensão do painel, pois são desnecessárias. Usar um temporizador de 115Vac com um trafo para reduzir 220V para 110Vac também achei desnecessário sendo que existem soluções bem mais práticas, enfim...

 

Os dois fios do led serviam apenas para alimentar o led com 110 ou 220Vac, o outro era o comum. O led queimou pois na placa não foi previsto um diodo em paralelo para proteger da tensão reversa sobre o led, bem como os valores dos resistores não estavam corretamente calculados para aplicação, o que fez o led trabalhar na escravidão até morrer.

 

Obrigado.

 

Obs. Led é importante, pois indica se o painel esta ou não energizado, lembrando que é um painel de controle para piscina, energia elétrica e água, já sabemos o que pode resultar, todas as indicações seriam pouco se um pessoa morrer por choque elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!