Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá boot em nada depois de remover Ubuntu


Posts recomendados

Boa tarde, galera. Comprei um desktop da marca Positivo Stilo DSI7687 que veio com Linux Ubuntu instalado de fábrica. Fui realizar a formatação para instalar somente o Win7 (sem dual boot), da mesma forma que fiz em um netbook Philco 10B que eu tenho: usei pendrive com Linux para entrar no PC e formatar as partições em NTFS, e depois tentei instalar o Win7 nessa partição. No netbook deu certo, mas no PC ocorreu o seguinte.

 

Quando usei o Linux para entrar no sistema, excluí todas as partições do Ubuntu (swap, ext4, etc...) e deixei apenas uma partição nomeada como EFI (que estava em dev/sda1), juntando o restante em uma só partição NTFS, e depois disso desliguei o PC e tentei iniciar a instalação do Win7. De início o desktop não leu o pendrive, mas depois procurei uns tutoriais na web e vi que deveria passar a ISO pelo Rufus colocando a configuração "GPT para UEFI". Fiz isso, e o desktop finalmente leu o pendrive, começando o processo de instalar o Win7. Escolhi a partição NTFS para instalar e tudo seguiu direitinho, até que o instalador pediu para reiniciar a máquina e concluir a instalação. Reiniciou, removi o pendrive, e em vez de iniciar o Windows, o desktop foi direto para uma tela do "GNU/GRUB", pedindo para escolher um SO, mas nem o Ubuntu nem o Windows estavam aparecendo na lista (só apareciam uns asteriscos).

 

Pesquisei mais um bocado na web e em um site, vi que essa partição EFI deveria estar formatada em fat32 para sistemas Windows (no caso do meu PC, estava antes formatada em fat16). Então segui esse tutorial, coloquei o pendrive com Win7 de novo no PC e fui na recuperação para usar o disk part do cmd para formatar a partição EFI. Só que depois que formatei essa partição em fat32, o PC não dá boot em mais nada, nem pendrive, nem HD. Às vezes quando liga aparece uma tela do Windows Boot Manager com a seguinte mensagem:

 

Windows failed to start. A recent hardware or software change might be the cause. To fix the problem:

1. Insert your Windows installation disc and restart your computer

2. Choose your language settings and click "Next"

3. Click "Repair your computer"

If you do not have this disc, contact your system administrator or computer manufacturer for assistance.

File: \EFI\Microsoft\Boot\BCD

Status: 0xc000000d

Info: an error occurred while attempting to read the boot configuration data.

 

Um técnico veio aqui e ele acredita que o arquivo de boot do Windows está corrompido. Já tentei reinstalar o Win7 pelo pendrive várias vezes, mas não dá boot. E esse desktop é modelo mini, então não tem drive de CD que possa ser usado.

 

Como devo proceder nesse caso? Fiz uma pesquisa e vi que algumas versões do Win7 não funcionam bem em mobo com UEFI, e não sei se foi isso que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette Na verdade o hd só tem 1TB, a partição NTFS ficou com uns 900GB mais ou menos. Usei o GPT porque vi em um tutorial que o cara usou esse modo para instalar o Windows em um notebook da Positivo.

Acabou que o técnico decidiu levar o pc para outro cara da empresa dele dar uma olhada e tentar arrumar a BIOS que, segundo ele, estava travada (não sei se para instalar outro SO ou para mudar as configurações). Vou aguardar pra ver no que dá. Mas mesmo assim, muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...