Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ddragon 345

VisualG Como termino esse exercicio em visual g

Recommended Posts

Uma escola deseja saber algumas informações estatísticas referente a uma sala de aula com 20 alunos. Para isso, fora elaborado um questionário contendo as seguintes perguntas:

- Nome do aluno

- Data de nascimento (DD/MM/AAAA)

- Sexo (F/M/O)

- Signo

- Altura

Apresentar no final as seguintes informações:

a) Percentual de alunos do sexo F

B) média de idade dos alunos

c) nome e peso da pessoa mais pesada do sexo M

d) quantidade de pessoas do signo de aries abaixo de 1,80m de altura

e) nome e altura da pessoa mais baixa

f) média aritmética de peso de todos os alunos entrevistados

g) percentual de pessoas que nasceram em ano BISSEXTO

h) quantidade de pessoas que nasceram em dias PRIMO

J) quantidade de alunos por signo

 

Alguém me ajuda a explicar sobre parte que esta grifado  

 

Segue a imagem abaixo da onde eu parei 

 

 

código

var
NA,DDMMAAAA,S,Sig:CARACTERE

inicio
Escreval("Digite o nome aluno")
leia(NA)
Escreval("Digite data de nascimento")
leia(DDMMAAAA)
Repita
   Escreval("Digite o seu sexo")
   leia(S)
   SE (S<>"F") e (S<>"M") e (S<>"O") então
      Escreval("sexo invalido")
   fimse
ATE (S="F") ou (S="M") ou (S="0")
Repita
   Escreval("Digite o seu signo")
   leia(Sig)
   SE (Sig<>"aries") e (Sig<>"touro") e (Sig<>"Gemeos") e (Sig<>"Cancer") e (Sig<>"Leao") e (Sig<>"Virgem") e (Sig<>"Libra") e (Sig<>"Escorpiao") e (Sig<>"Sagitario") e (Sig<>"Capricornio") e (Sig<>"Aquario") e (Sig<>"Peixes") então
      Escreval("signo invalido")
   fimse
ATE   (Sig="aries") ou (Sig="touro") ou (Sig="Gemeos") ou (Sig="Cancer") ou (Sig="Leao") ou (Sig="Virgem") ou (Sig="Libra") ou (Sig="Escorpiao") ou (Sig="Sagitario") ou (Sig="Capricornio") ou (Sig="Aquario") ou (Sig="Peixes")
      Escreval("Digite a sua altura")
      leia(alt)
      Escreval("Digite o seu peso")
      leia(p)

     

fimalgoritmo

 

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ddragon 345    se você puder postar o texto do seu código seria melhor pois nessa imagem  não dá para ver o que está escrito e nem copiar o código .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ddragon 345    se você puder usar vetor ou matriz será mais fácil, pois senão vai precisar de muitas variáveis , que no caso serão vinte  para cada dado coletado,  e como são cinco tipos de dados então será uma centena de variáveis , e com uma matriz seria apenas uma variável,   mas de uma forma ou de outra precisa colocar um laço de repetição de 1 ate 20 pois são vinte alunos, e dentro desse laço pegue os dados e verifique se o sexo é f  se for então soma 1 à variável   s  , e depois desse laço faça o cálculo para saber a porcentagem,  s * 100 div 20 .

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

1#

20 horas atrás, Ddragon 345 disse:

Alguém me ajuda a explicar sobre parte que esta grifado  

 

20 horas atrás, Ddragon 345 disse:

a) Percentual de alunos do sexo F

b') média de idade dos alunos

c) nome e peso da pessoa mais pesada do sexo M

d) quantidade de pessoas do signo de aries abaixo de 1,80m de altura

e) nome e altura da pessoa mais baixa

f) média aritmética de peso de todos os alunos entrevistados

g) percentual de pessoas que nasceram em ano BISSEXTO

h) quantidade de pessoas que nasceram em dias PRIMO

J) quantidade de alunos por signo

 

Então, são verificações relacionadas aos dados que serão lidos. Daí tem pelo menos duas formas de implementar:

1- Ler todos os dados de todos os alunos e só após fazer as verificações;

2- Ler todos os dados de um em um aluno e já ir fazendo as verificações.

 

Para o primeiro modo, poderia utilizar vetores ou matriz, como sugerido por @devair1010.

Para o segundo, seria mais ou menos a  forma que você começou a implementar, ou seja, faltaria só dar uma reorganizada. Após ler UM aluno, atualiza os dados necessários para verificação.

 

RESUMINDO:

As duas formas são viáveis, vai depender do seu nível de programação e necessidade do enunciado. Lá não fala de vetores, então poderá fazer com variáveis simples mesmo.

 

 

 

2#

A primeira coisa que precisa se preocupar é com a coleta de dados. Sem os dados, ou se eles tiverem inacessíveis ou corrompidos, não poderá efetuar as verificações corretamente. Sugiro que tente reorganizar essa estrutura. Por exemplo:

 

2.1

Use nomenclaturas de variáveis mais sugestivas. Ex.:

var                        
   //DADOS DO ALUNO        
   nome     :caracter
   dataNasc :caracter
   sexo     :caracter
   signo    :caracter
   altura   :real
   peso     :real //obs.: inicialemente não pedido, mas uma das "perguntas" pedem de peso)

Perceba que os nomes das variáveis já indicam as suas funcionalidades... na hora de implementar, fica mais fácil também, pois ficam "deduzíveis"... algo como: "qual nome usei para o peso? ah! está peso". Entende?

 

Daí, ajustaria o código para esse novo padrão. (dica: a depender, tente usar CTRL+U para utilizar do recurso de "substituir")

 

 

2.2

Após ler os dados, exiba-os na tela, para ter uma referência se está sendo armazenado corretamente. Lembrando... para ter uma analise sobre dados, os dados devem está corretos e acessíveis.

 

Poderia ficar algo assim:

//EXIBE OS DADOS DO ALUNO        
escreval("NOME      : ",nome)    
escreval("DATA NASC.: ",dataNasc)
escreval("SEXO      : ",sexo)    
escreval("SIGNO     : ",signo)   
escreval("ALTURA    :",altura)   
escreval("PESO      :",peso)     

 

 

 

3#

Uma outra dica bacana para facilitar a implementação é inserir o enunciado dentro do código fonte. Ai vai analisando e implementando....

 

Ex.:

algoritmo "FCdH"                                                                    
//   Uma escola deseja saber algumas informações estatísticas referente a uma       
//sala de aula com 20 alunos. Para isso, fora elaborado um questionário             
//contendo as seguintes perguntas:                                                  
//                                                                                  
//- Nome do aluno                                                                   
//- Data de nascimento (DD/MM/AAAA)                                                 
//- Sexo (F/M/O)                                                                    
//- Signo                                                                           
//- Altura                                                                          
//- Peso (obs.: não informado no enunciado, mas é pedido nas respostas)             
//                                                                                  
//Apresentar no final as seguintes informações:                                     
//a) Percentual de alunos do sexo F                                                 
//b) média de idade dos alunos                                                      
//c) nome e peso da pessoa mais pesada do sexo M                                    
//d) quantidade de pessoas do signo de aries abaixo de 1,80m de altura              
//e) nome e altura da pessoa mais baixa                                             
//f) média aritmética de peso de todos os alunos entrevistados                      
//g) percentual de pessoas que nasceram em ano BISSEXTO                             
//h) quantidade de pessoas que nasceram em dias PRIMO                               
//J) quantidade de alunos por signo                                                 
var                                                                                 
   //DADOS DO ALUNO                                                                 
   nome     :caracter                                                               
   dataNasc :caracter                                                               
   sexo     :caracter                                                               
   signo    :caracter                                                               
   altura   :real                                                                   
   peso     :real                                                                   
                                                                                    
inicio                                                                              
//LEITURA DE DADOS DO ALUNO                                                         
escreval("Digite o nome aluno")                                                     
leia(nome)                                   
escreval("Digite data de nascimento")         


 

 

***

 

Daí, implemente essas alterações e poste o código aqui para revisarmos ou também nos indique onde está com dúvidas.

 

Conseguir ajustar a coletas de dados de um aluno, tente implementar a leitura de 3 alunos! obs.: NÃO PRECISA DE NOVAS VARIÁVEIS, vai utilizar as mesmas... apenas vai ler os dados, e mostrar eles na tela... fazer isso 3x.

 

Só depois... mais pra frente partimos para verificar os itens:

a) Percentual de alunos do sexo F
b) média de idade dos alunos
c) nome e peso da pessoa mais pesada do sexo M
d) quantidade de pessoas do signo de aries abaixo de 1,80m de altura
e) nome e altura da pessoa mais baixa
f) média aritmética de peso de todos os alunos entrevistados
g) percentual de pessoas que nasceram em ano BISSEXTO
h) quantidade de pessoas que nasceram em dias PRIMO
j) quantidade de alunos por signo 

Observe que no item b, por exemplo, terá que tratar de um novo "problema": descobrir as idades dos alunos. Mas lembrando: ISSO NÃO É PARA SE PREOCUPAR AGORA. Primeiro ajuste a estrutura da leitura dos dados. O importante é ter a base de leitura de dados funcionando... ai, ao ir implementando as questões acima, vai fazendo pequenos ajustes.

 

 

ADENDO:

Para ficar claro: NÃO TENTE FAZER TUDO DE UMA VEZ. Agora você só precisa ajustar a leitura dos dados como sugerido... mesmo que queria usar vetores, a base será a mesma, só fará pequenos ajustes...

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×