Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

i ae galera, tudo beleza? estou com uma dúvida enorme a respeito de como fazer esse tipo de instalação residencial, pois hoje faltou luz e medindo com a chave teste, minha tomada tinha 2 fases mais não ligava nada, chamei o eletricista e ele diagnosticou o seguinte: https://www.flickr.com/photos/163022237@N06/? com o neutro rompido e com certeza com algum aparelho elétrico ligado, como lâmpada, geladeira etc...o pedaço de fio do neutro virou uma extensão...minha dúvida é: e se liga fase-fase desse jeito? https://www.flickr.com/photos/163022237@N06/? como deve ser feita a divisão do neutro? faço com um disjuntor ou existe outras técnicas pra isolar ele em 2 redes uma pra cada fase? muito obrigado galera e boa semana!

Postado

Sua rede na verdade é trifásica 220/380, acontece que te liberaram só duas fases delas o que é mais do que suficiente. 

Não se usa a ligação fase-fase neste tipo de rede, pois pelo que sei 380V é destinado somente a alimentação de equipamentos industriais. 

Sobre a ligação do neutro, ele deve ser ligado em todas as tomadas e lâmpadas da sua casa sem exceção. 

Não se usa disjuntor nele é direto, é interrompido somente pelo dispositivo DR. 

Para distribuir você pode usar várias emendas e um barramento no quadro de força. 

Para lâmpadas use fio de 1,5mm²

Nas tomadas use fio de 2,5mm²

E para o chuveiro use fio de 6mm²

• Curtir 4
Postado

minha duvida é como me protejo do neutro flutuante? no caso, uso uma fase pro chuveiro\lavanderia e uma fase pro resto da casa...no caso se por exemplo o neutro romper, ele não poderá fechar curto com as duas fases? pois pode ter máquina de lavar, tv, geladeira...ligado na tomada. se souber me dar uma dica de qual o jeito mais seguro desse tipo de instalação pois morro de medo de eletricidade amigo. muito obrigado pela resposta amigo! esse site o pessoal realmente se ajuda. pena eu não ter conhecimento mas acho que to no caminho (=.

Postado

Para o caso de se romper o neutro da rua, se usa uma barra de aterramento. É padrão das concessionárias de energia elétrica, então é provável que você tem uma próxima do poste do relógio. 

Se por exemplo um caminhão derrubar o neutro do poste da rua essa barra deve proteger seus equipamentos de receberem 380V. 

Dentro de casa basta que os fios sejam de boa qualidade, dimensionados e ligados  corretamente que isso não deve acontecer. 

Na minha casa é a mesma coisa, a diferença que é 110/220V. Tenho as coisas da cozinha/lavanderia numa fase e o restante da casa na outra. As lâmpadas também tem metade em cada fase. 

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...