Ir ao conteúdo

Montando ampficador com LA42072N

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal , gostaria que vocês m ajudassem, tenho um ci de som que tirei de placa de tv velho , como nao queria jogar ele fora queria utilizar ele para montar um amplificador para usar no pc e celular e aprender eletrônica (sou iniciante) ela e ci LA42072N gostaria de saber como faço para utilizar ela para montar um amplificador para ligar em casa?? Olhei o datasheet e nao entendi estou confuso.

OBS: Também sou iniciante nesse fórum, e não sei se é certo postar nesse tropico. se esta no tropico errado peço desculpas e também peço aos admins que me corrijam. obrigado!

images.jpeg

Postado

Nesse caso seria melhor deixar na placa e cortar a parte que corresponde ao amplificador. 

Afinal lá já tem os componentes certos. 

E seu tópico está no lugar correto. 

• Amei 1
Postado

Sim, mais a placa veio quebrada faltando componentes e estou com falta de espaço (não da para quardar muita sucata aqui hehe) ai tirei os componentes que restavam e decidi fazer um amplificador com uma pcb diferente com potenciômetro etc e ainda estou com o dissipador que  é grande para caramba. 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Mestre88 disse:

E qual a sua dúvida? 

Em 16/04/2018 às 01:09, Ronaldojr456 disse:

Olhei o datasheet e nao entendi estou confuso.

De fato isso é muito pouco de informação sobre ti e pouco pode-se somar. A dica que dou é busque no google imagens componentes eletronicos e sua simbologia a associe ao seu esquema...

images.jpeg

Neste caso é bem simples pois se resume a resistor e capacitor. Atenção ao + e - dos capacitores

Pra montar, já que destruiu a original, use placa padrão, protoboard ou ate mesmo .. aranha.

Passe antes pela etapa do hello world da eletrônica acende led com pilhas

Ah lembrei... tenho muitas pci padrão... em breve... preço especial quasisimbólicos pra membros cdh...

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

A placa já veio destruída, mau estado e faltando componentes por que quebrou muito depois da saída. mais de qualquer jeito ia não devia fazer essa idiotice... pois queria montar uma pcb nova para aprender como se vira começando tudo do zero. (frescura minha)

@Isadora Ferraz

obs: já passei esse "Hello world" já tempos, só que me desanimei da eletrônica e estou voltando. (ainda iniciante que sabe de nada)

Vou estudar como lê data sheet e estudar como funciona os outros ci 

• Solução
Postado

Pois então ao esquema que você postou não tem nenhum bicho de 7 cabeças. 

Cada pino tem um capacitor,  resistor ou os dois ligados ao negativo da fonte. 

Atenção para os pinos de entrada (IN) que devem ter além dos capacitores indicados o potenciômetro de volume que nesse caso pode ser duplo, faça essas ligações com cabos blindados pra não ter zumbido. 

Os pinos de saída são exclusivos para os alto-falantes, não faça outro tipo de ligação senão queima o amplificador. Pois esse trata-se de um amplificador em ponte. 

Aqueles pinos marcados com STBY e MUTE servem para desligar o amplificador sem desligar a alimentação, são usados nas TVs por que lá a fonte é direto. De uma olhada no datasheet pra ver o que se faz com eles pra deixar ligado o som direto. 

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado

eu também sou iniciante em eletrônica e irei montar um ampli com esse ci(na vdd "cerrar" de uma tv que desmontei hoje). se você reparar os capacitores desse esquema, notará que só tem valores referentes a capacitancia dele...é que no caso dos capacitores o que importa é a resistencia capacitiva. a tensão minima tem que ser respeitada mas se você pegar um circuito aleatório de 3 volts e nele vai um capacitor de 100uf, um de 5v 100uf provavelmente já resolveria mas você pode colocar um de 400v 100uf que também irá funcionar mas você colocará um capacitor extremamente grande e mais caro desnecessariamente no circuito entende? seria como se você montasse um kartzinho para crianças andar a 15km por hora mas ao invés de kart colocasse ferraris, não tem o porque.

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!