Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, estou com um problema de boot, vou explicar..

Utilizo dois HD no meu desktop, um de 1TB (onde está o windows) e outro de 160GB mais antigo para backup. Porém recentemente este HD mais antigo (deve ter 5 anos ou mais) começou a apresentar um ruído, como não estava utilizando muito ele, resolvi tirar para guardar pois não achava necessário tê-lo ali, já que tenho backup em outros locais.
Ai que vem o problema, quando removi o HD antigo e fui ligar o computador, ele simplesmente não dava boot, mesmo alterando a ordem na Bios ele apresentava uma tela de erro (1ª imagem), achei que tinha dado algum problema na hora de remover o HD, então inseri o pendrive com o Windows 10 para ver se conseguia reparar, mas ao invés de dar boot no pendrive, aparecia uma nova tela de erro na cor azul (2ª imagem).
Como não sabia resolver o problema, coloquei novamente o HD antigo e voltou ao normal! :huh: O que eu achei estranho é que eu instalei o Windows 10 todo no HD novo. Agora mexi aqui nos cabos, fiz escaneamento do hd a procura de erros e desfragmentei o disco pra ver se sai este ruído, mas igual não queria ficar dependente deste HD antigo, pois uma hora ou outra ele vai estragar, alguém saberia resolver este problema?

Modelo:

Mostrar conteúdo oculto

how-to-fix-error-code-0xc00000f-while-booting-in-windows_en.jpg

Sem título 1.png

Postado

@edgarsn pelo menos em princípio parece ser fácil: o windows está configurado para iniciar pelo HD de 160, é onde ele tem as informações de boot. Tem várias formas de resolver. A mais simples é mesmo usar o pendrive do windows (um pendrive ou um cd). Veja se o pc está mesmo iniciando pelo pendrive, essa segunda imagem ainda me parece a do windows. Se você conseguir iniciar pelo pendrive (só com o HD novo), tem a opção de restaurar ou arrumar a inicialização.

você também pode usar o pendrive como se fosse instalar o win10 e aí vai aparecer algo do tipo "você já tem um sistema nesse disco, quer repará-lo?". Nesse caso, é bom que você tenha um pendrive da versão mais atual do win10.

Se você não conseguir, pode usar um programa chamado easybcd. Com ele é possível alterar a ordem de boot e outras coisas assim. Só tome cuidado porque é um programa poderoso e você tem que entender o que está fazendo. Isso você vai ter que fazer usando o windows do seu HD de 160gb

Aqui tem um tutorial de como usar para adicionar uma entrada (que é que você quer, adicionar o HD de 1tb como boot)

https://br.ccm.net/faq/12404-como-realizar-um-multiboot-com-easybcd

Eu sugiro que primeiro você adicione e teste para ver se deu certo e só depois apague a entrada do HD de 160gb (pra ter algum windows rsss)

O link de download é esse:

https://neosmart.net/EasyBCD/

vá na última opção (noncommercial) e faça o download. O programa é legal, não tem adwares nem vírus e etc...

boa sorte!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Olá @Arutha, não consigo iniciar pelo pendrive só com o HD antigo, quando eu tiro o antigo ele não da boot em nada nem no pendrive aparece essa screen azul que mostrei ali. O que eu acho estranho é que formatei esse de 160GB e uso ele como backup, não tem nenhum windows nele. Só se tiver em alguma partição oculta?

Vou testar este programa que me recomendou, já retorno.

Edit

Consegui resolver o problema, mas não com o programa, e sim com o pendrive com o windows reparando a inicialização com o hd antigo desconectado. Por algum motivo o pendrive estava corrompido por isso não conseguia iniciar ele, fiz todo procedimento de colocar o windows 10 nele e funcionou.
É muita burrice da minha parte :oops:. Mas enfim problema resolvido, obrigado pela ajuda. :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

O importante é que resolveu!!!

um comentário:

Em 20/04/2018 às 04:34, edgarsn disse:

O que eu acho estranho é que formatei esse de 160GB e uso ele como backup, não tem nenhum windows nele.

Expandir  

Não é estranho: ao instalar, você provavelmente instalou o inicializador do windows (que antes era o mbr, agora nem sei mais qual dos nomes é rssss) nesse HD e não no outro. Com os dois conectados, você nem percebia isso, mas tirando o de 160 o windows não "descobria" como se iniciar.

Em 20/04/2018 às 04:34, edgarsn disse:

É muita burrice da minha parte

Expandir  

Não, não, não. Até o expert mais expert do mundo esquece ou não percebe alguma coisa simples de vez em quando. O mundo dos pcs é complexo e cheio de detalhes! Só navegar nele e conseguir algum resultado já é uma façanha cara, muitos outros chamariam o primeiro técnico de plantão e pagariam uma grana por um conserto que nem sempre seria o mais adequado...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!