Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com boot no HD Windows 10


edgarsn

Posts recomendados

Fala pessoal, estou com um problema de boot, vou explicar..

Utilizo dois HD no meu desktop, um de 1TB (onde está o windows) e outro de 160GB mais antigo para backup. Porém recentemente este HD mais antigo (deve ter 5 anos ou mais) começou a apresentar um ruído, como não estava utilizando muito ele, resolvi tirar para guardar pois não achava necessário tê-lo ali, já que tenho backup em outros locais.
Ai que vem o problema, quando removi o HD antigo e fui ligar o computador, ele simplesmente não dava boot, mesmo alterando a ordem na Bios ele apresentava uma tela de erro (1ª imagem), achei que tinha dado algum problema na hora de remover o HD, então inseri o pendrive com o Windows 10 para ver se conseguia reparar, mas ao invés de dar boot no pendrive, aparecia uma nova tela de erro na cor azul (2ª imagem).
Como não sabia resolver o problema, coloquei novamente o HD antigo e voltou ao normal! :huh: O que eu achei estranho é que eu instalei o Windows 10 todo no HD novo. Agora mexi aqui nos cabos, fiz escaneamento do hd a procura de erros e desfragmentei o disco pra ver se sai este ruído, mas igual não queria ficar dependente deste HD antigo, pois uma hora ou outra ele vai estragar, alguém saberia resolver este problema?

Modelo:
 

Spoiler

HD Seagate Barracuda 1TB ST1000DM003 (novo)
HD Western Digital 160GB WD1600AABS (antigo)
placa-mãe GIGABYTE GA-H110M-H DDR3

 

how-to-fix-error-code-0xc00000f-while-booting-in-windows_en.jpg

Sem título 1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edgarsn pelo menos em princípio parece ser fácil: o windows está configurado para iniciar pelo HD de 160, é onde ele tem as informações de boot. Tem várias formas de resolver. A mais simples é mesmo usar o pendrive do windows (um pendrive ou um cd). Veja se o pc está mesmo iniciando pelo pendrive, essa segunda imagem ainda me parece a do windows. Se você conseguir iniciar pelo pendrive (só com o HD novo), tem a opção de restaurar ou arrumar a inicialização.

você também pode usar o pendrive como se fosse instalar o win10 e aí vai aparecer algo do tipo "você já tem um sistema nesse disco, quer repará-lo?". Nesse caso, é bom que você tenha um pendrive da versão mais atual do win10.

 

Se você não conseguir, pode usar um programa chamado easybcd. Com ele é possível alterar a ordem de boot e outras coisas assim. Só tome cuidado porque é um programa poderoso e você tem que entender o que está fazendo. Isso você vai ter que fazer usando o windows do seu HD de 160gb

Aqui tem um tutorial de como usar para adicionar uma entrada (que é que você quer, adicionar o HD de 1tb como boot)

https://br.ccm.net/faq/12404-como-realizar-um-multiboot-com-easybcd

Eu sugiro que primeiro você adicione e teste para ver se deu certo e só depois apague a entrada do HD de 160gb (pra ter algum windows rsss)

O link de download é esse:

https://neosmart.net/EasyBCD/

vá na última opção (noncommercial) e faça o download. O programa é legal, não tem adwares nem vírus e etc...

 

boa sorte!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Arutha, não consigo iniciar pelo pendrive só com o HD antigo, quando eu tiro o antigo ele não da boot em nada nem no pendrive aparece essa screen azul que mostrei ali. O que eu acho estranho é que formatei esse de 160GB e uso ele como backup, não tem nenhum windows nele. Só se tiver em alguma partição oculta?

Vou testar este programa que me recomendou, já retorno.

 

Edit

Consegui resolver o problema, mas não com o programa, e sim com o pendrive com o windows reparando a inicialização com o hd antigo desconectado. Por algum motivo o pendrive estava corrompido por isso não conseguia iniciar ele, fiz todo procedimento de colocar o windows 10 nele e funcionou.
É muita burrice da minha parte :oops:. Mas enfim problema resolvido, obrigado pela ajuda. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O importante é que resolveu!!!

 

um comentário:

13 horas atrás, edgarsn disse:

O que eu acho estranho é que formatei esse de 160GB e uso ele como backup, não tem nenhum windows nele.

Não é estranho: ao instalar, você provavelmente instalou o inicializador do windows (que antes era o mbr, agora nem sei mais qual dos nomes é rssss) nesse HD e não no outro. Com os dois conectados, você nem percebia isso, mas tirando o de 160 o windows não "descobria" como se iniciar.

13 horas atrás, edgarsn disse:

É muita burrice da minha parte

Não, não, não. Até o expert mais expert do mundo esquece ou não percebe alguma coisa simples de vez em quando. O mundo dos pcs é complexo e cheio de detalhes! Só navegar nele e conseguir algum resultado já é uma façanha cara, muitos outros chamariam o primeiro técnico de plantão e pagariam uma grana por um conserto que nem sempre seria o mais adequado...

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!