Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Fiz um upgrade no meu computador, e hoje estou com as seguintes especificações:

placa-mãe Gigabyte Aorus Gaming z370

Fonte cx650

Placa de vídeo GTX 970 (vou fazer upagrade dela em breve)

16GB DDR4 2666 Mhz

Processador i7 8700k

Watercooler Maelstrom 240T

O primeiro teste pesado que fiz com esse pc em games foi jogando Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands.

Primeiramente o processador estava chegando a 100ºC rapidamente enquanto jogava. Dei uma pesquisada na internet por soluções e baixei o Vcore para 1.2V.

Dessa forma abaixou um pouco a temperatura, porém ainda estava chegando a cerca de 90º.

Refiz a conexão do WaterCooler, reapliquei a pasta térmica e me certifiquei de que ele estava bem encaixado, , organizei melhor os cabos, diminui o Vcore para 1.175. Agora ele está em game operando na faixa dos 7xº, chegando as vezes na casa dos 80º.

A bomba do WaterCooler está configurada em 100% o tempo todo, além do watercooler meu gabinete possui um cooler de exaustão.

Gostaria de saber se essa temperatura é normal para essa configuração e se as altas temperaturas podem de alguma forma prejudicar o processador, tendo em vista que de acordo com o fabricante ele pode operar a até 100 ºC.

A unica ressalva que eu tenho é meu gabinete, um thermaltek antigo que talvez não possua uma circulação de ar tão boa, além de não ser um gabinete grande e as coisas estarem um pouco proximas demais.

Essas temperaturas são normais com esse watercooler e processador? Algo que eu possa fazer para tentar melhorar a temperatura?

Postado

No site da Intel sobre o 8700, o TJunction dele é de 100 °C. Ou seja... não é AMD que esquenta, mas Intel. Se você está conseguindo manter ele na casa dos 80, é a "temperatura mínima de trabalho dele" mesmo. Esses i7 8g são esquentadinhos mesmo. 

• Curtir 1
Postado

A única vez que meu processador chegou nessa temperatura, foi a primeira vez que liguei, e o cooler que estava usando estava mal conectado. (Corsair H150i)

Após isso mesmo em aplicações 100% e horas trabalhando, a temperatura se mantem abaixo de 80 graus.

Postado
1 hora atrás, yushin disse:

A única vez que meu processador chegou nessa temperatura, foi a primeira vez que liguei, e o cooler que estava usando estava mal conectado. (Corsair H150i)

Após isso mesmo em aplicações 100% e horas trabalhando, a temperatura se mantem abaixo de 80 graus.

@yushin Mas o seu cooler parece ser um pouco superior ao meu né, o seu tem 3 fans e o meu apenas 2.

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

No site da Intel sobre o 8700, o TJunction dele é de 100 °C. Ou seja... não é AMD que esquenta, mas Intel. Se você está conseguindo manter ele na casa dos 80, é a "temperatura mínima de trabalho dele" mesmo. Esses i7 8g são esquentadinhos mesmo. 

@Kleber Peters Entendo, a temperatura em si não me incomoda, desde que não coloque em risco o meu processador.

Postado

@Renanfeluck cara, está errado isso aí. 80ºC não é a temperatura mínima de trabalho dele (engraçado e irresponsável o comentário do colega). Esses i7-8700K estão vindo bem ajustados. A temperatura deveria estar entre 55 e 65ºC.

Não deixe passar de 80ºC. Está perigoso usar dessa forma. O ideal é manter sempre abaixo de 75ºC usando coolers vagabundos, mas com water cooler ou cooler decente, eles precisam estar abaixo de 70ºC.

1 - Está usando qual pasta térmica?

2 - é fácil saber até que ponto o gabinete está influenciando. Abra a tampa lateral e deite o gabinete. Veja se cai as temperaturas.

3 - onde está conectado a bomba do water cooler?

4 - onde estão conectados os fans do water cooler?

Dá para tirare uma foto de como o water cooler está instalado? Mas tire uma foto do gabinete inteiro.

Dá para tirar um print do HWmonitor aparecendo o rpm dos fans?

Como eu disse, não deixe passar de 80ºC. Você pode colocar a sua CPU em risco. Os 100ºC de tjunction é uma medida de segurança para o chip não fritar. Não pode usar a CPU entre 80ºC e 100ºC porque encurta a vida últil dela e pode até danificá-la se o uso for constante, especialmente em clocks altos.

• Amei 1
Postado

@Contiusa @Renanfeluck desculpe o erro, quero dizer 60 graus e não 80.

Segue um screenshot.

Temperatura ambiente 24C

Rodando por mais de 1h

24.04.2018 - Status.png

Estou editando, pois o setup estava com XMP desativado, segue para comparação, ainda abaixo dos 70C.

5adfa3ddd4b07_24_04.2018-Status1_2V.thumb.png.eaab3311bfbcb3a58ef31a06b8459e82.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!